Ir para conteúdo

Arredores

Logo Rotas do Pinhão - Curitiba e Região...

Rotas do Pinhão

Na capital do Paraná é possível fazer uma viagem pelo mundo e nos seus arredores, podem ser descobertos muitos outros encantos na conhecida “Rotas do Pinhão” um misto de aventura, história, gastronomia, paisagens bucólicas e rurais.

Lapa possui um Centro Histórico de 14 quarteirões tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além de oferecer atividades de turismo rural em hotéis fazenda e chácaras de lazer, sem contar a gastronomia lapiana, com fortes resquícios do tropeirismo e seu passado ligado à Revolução Federalista.

Ainda dentro da Rota dos Tropeiros encontramos Balsa Nova com sua bucólica Vila de São Luis do Purunã, Campo Largo que se destaca pela produção de louça e porcelana de muita qualidade, Rio Negro com seu artesanato em palha de milho e seu imponente Seminário Seráfico e Campo do Tenente. 

Mas nesta Região, as atividades rurais se destacam, são cafés coloniais, restaurantes, cavalgadas e muitas outras atrações de lazer formando diversificados roteiros.

Em Colombo e São José dos Pinhais, é possível fazer roteiros do vinho e em Pinhais a rota da cerveja. Em Campo MagroQuatro Barras, Piraquara e Campina Grande do Sul, Cerro Azul, a natureza e aventura são atrações. Em AraucáriaAlmirante Tamandaré e Pinhais a ruralidade é o ponto forte.

Sítios e Edificações Históricos

Nas Rotas do Pinhão é possível interpretar o patrimônio histórico das cidades e reviver o passado paranaense passando por antigos caminhos coloniais. Vale descobrir os  encantos do Seminário Seráfico de Rio Negro, exemplar da arquitetura típica da região; bem como dos centros históricos de Piraquara e da Lapa, que também conta com a Casa Vermelha, onde funciona o Museu Tropeiro, e com o Pantheon dos Heróis, grande monumento cívico do Paraná em lembrança aos heróis que lutaram para defender o Brasil durante a Revolução Federalista.

Circuitos e Roteiros Turísticos

A diversidade étnica do Paraná está reunida em circuitos e roteiros de destinos que são retratos da influência européia e do ciclo do tropeirismo. Nas Rotas do Pinhão destacam-se a Rota dos Tropeiros, o Circuito Italiano em Colombo, o Caminho do Vinho em São José dos Pinhais e os Caminhos do Guajuriva em Araucária.

Ecoturismo e Turismo de Aventura na Região Rotas do Pinhão

Cicloturismo: vales, campos, praias, serras e florestas, algumas das paisagens paranaenses que podem ser apreciadas pedalando pelo Paraná. Nas Rotas do Pinhão, indicamos explorar a capital de bicicleta e rumar para a Lapa, descobrindo os belos  cenários das suas estradas secundárias.

Caminhada: no Paraná existem programas de caminhadas realizados por operadoras especializadas, com excelentes opções de visitação em unidades de conservação e passeios organizados. Uma dica é não deixar de visitar o Caminho do Itupava em Quatro Barras, nas Rotas do Pinhão.

Montanhismo: a poucos quilômetros de Curitiba se situa a Serra do Mar paranaense,  que dispõe de algumas das montanhas mais conhecidas do Brasil. Nas Rotas do Pinhão, vale a pena se aventurar no Morro do Anhangava, em Quatro Barras; no Morro do Canal em Piraquara e no Morro do Araçatuba, em Tijucas do Sul.

Espeleoturismo: a possibilidade de apreciar belos espeleotemas em cavernas é uma das fortes atrações do Paraná. Um convite imperdível para os amantes da aventura subterrânea é conhecer as grutas e cavernas do Parque Estadual de Campinhos, em Tunas do Paraná, e o Parque Municipal Gruta de Bacaetava, em Colombo.

Rafting: descer os rios em botes infláveis, sentindo as emoções de enfrentar suas corredeiras, revela um novo cenário natural a cada curva. Nas Rotas do Pinhão indicamos a inesquecível experiência de praticar o rafting no Rio Açungüi em Campo Magro, e no Rio Ribeira em Cerro Azul.

Fonte: Paraná Turismo

Veja também em: Viaje Paraná/ Rotas do Pinhão