Ir para conteúdo

Dados Econômicos

Curitiba é uma cidade que agrega fatores importantes para todo investidor. Possui política urbana, mobilidade, conectividade, infraestrutura, logística e disponibilidade de energia.

Está localizada estrategicamente em um ambiente propício para abrigar grandes negócios. Fica a uma distância de 400 km de São Paulo, considerado o maior centro econômico do Brasil. A localização também a coloca como porta de entrada privilegiada para os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

Entre as facilidades oferecidas estão backbones (supervias digitais), estações radiobases (ERBs), ADSL (internet com sistema de banda larga) e WI-FI (internet sem-fio), além de rodovias, aeroportos e a proximidade com os portos de Paranaguá e Antonina, localizados no Paraná, e de Navegantes e São Francisco, em Santa Catarina. A mão de obra qualificada formada por 56 instituições de ensino superior também torna a cidade atrativa para novos investimentos.

Curitiba é uma cidade que sempre se antecipou às demandas futuras e direcionou políticas de planejamento tendo o homem como centro das atenções. Desde 1970, o planejamento urbano foi capaz de fazer da cidade um modelo de gestão urbana, de transporte coletivo e de preservação do meio ambiente.

Essas políticas renderam a Curitiba qualidade de vida, comprovada por indicadores que medem o desenvolvimento das cidades. O Índice Municipal de Desenvolvimento Humano (IDHM) da capital é de 0,856; o Índice de Condição de Vida (ICV) é de 0,808; e o Índice Sintético de Satisfação da Qualidade de Vida, de 81,75%. A taxa de alfabetização na cidade chega a 96,86%.

A economia de Curitiba tem crescido a taxas superiores à media nacional. Nos últimos oito anos o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade registrou um crescimento real superior a 48%, saltando de R$ 20,5 bilhões, em 2002, para R$ 48 bilhões, em 2010.

Curitiba também tem destaque no quesito educação. Tem a maior taxa de alfabetização (96,86%) e pela terceira vez consecutiva, o melhor desempenho entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Abriga a primeira universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná, fundada em 1912. A cidade conta também com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é a primeira assim denominada no Brasil.

A capital paranaense tem sido premiada internacionalmente e é considerada referência como cidade. Curitiba é considerada o 2° Polo de Inovação Tecnológica do Brasil, de acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); recebeu os títulos de 2ª Melhor Cidade para Negócios no Brasil e 5ª Melhor Cidade da América Latina para Negócios, segundo a Revista América Economia/2005 e 2006; o de Melhor Destino de Negócios, de acordo com a Revista Veja/2007; 3ª Colocada entre as Campeãs de Infraestrutura, Revista Exame/2006; 2ª Melhor Cidade do Sul do Brasil para se Trabalhar, pela Revista Você S.A./2005, Melhor Qualidade de Vida do Brasil, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento (IFDM)/2005 e 2007.

Curitiba é a cidade brasileira melhor colocada no ranking de cidades elaborado pela Reader's Digest/2007, figurando em 54º lugar entre as 72 melhores PARA SE VIVER do mundo. É considerada a única cidade da América Latina entre as dez mais sustentáveis do mundo, pelo Institute Ethimosphere/2009. Apontada pela Revista Forbes/2009, como a 3ª cidade mais "esperta" do mundo, título que traduz a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, e em possuir boa infraestrutura e dinamismo econômico.

Curitiba ganhou, por unanimidade, o prêmio Globe Award Sustainable City/2010 - organizado pelo Globe Forum, da Suécia - que elege a cada ano a cidade mais sustentável do mundo. Nesse mesmo ano a cidade de Curitiba, obteve a distinção de metrópole mais verde entre outras 17 da América Latina, segundo um estudo sobre meio ambiente apresentado pela empresa alemã Siemens e a unidade de estudos da revista britânica The Economist.

Fonte: Agência Curitiba 

Guia do investidor