Ir para conteúdo

Jardim Botânico

Jardim Botânico

Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, inaugurado em 1991. 

Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.

A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d'água.

 

JARDIM DAS SENSAÇÕES

É em uma trilha de 200 metros de extensão no Jardim Botânico de Curitiba, em que o visitante percorre de olhos vendados conhecendo com os sentidos restantes plantas e algumas paisagens naturais.

No Jardim das Sensações dá pra ver as plantas com as mãos, sentir o chão com os pés, ouvir a voz do vento e da cascata, aspirar o perfume das plantas e o cheiro da terra. Tem semente, galho, sino que toca e anuncia a beleza da vida.

O Jardim das Sensações funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h . O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é feito às 16h30.

Obs: a visitação pode ser interrompida, em caso de chuva ou de condições climáticas adversas, para segurança das pessoas e da vegetação.

Clique aqui para mais informações.


GALERIA DAS QUATRO ESTAÇÕES

Logo atrás da Estufa está a Galeria das Quatro Estações.

Um espaço para a contemplação da natureza. Na área fechada estão o Café Escola Senac, onde toca continuamente os concertos de Vivaldi, “As Quatro Estações”; e o Centro de Ilustração Botânica do Paraná, com cursos de ilustração e venda de gravuras e outros produtos com representações de plantas nativas.

Já na área semicoberta, há bancos, vasos e jardins canteiros que representam as quatro estações do ano, com cores e texturas de cada estação, identificadas por quatro esculturas clássicas de mármore branco.

 

CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA - CAT

Pensando no melhor atendimento aos turistas que visitam nossa cidade, o Jardim Botânico conta com um espaço destinado à prestação de informações turísticas, disponibilizando materiais de apoio aos visitantes. Também há a possibilidade de empréstimo de cadeiras de rodas para pessoas que necessitem, basta solicitar a um dos nossos atendentes. 

 Este atrativo faz parte do e-book Turismo e Acessibilidade, clique aqui para mais      informações.

Anexo ao CAT, há também a loja #CuritibaSuaLinda, com venda de artigos de arte e design dos criativos da cidade. 
 

Localização: 

Acesso principal: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350 - Jardim Botânico. 
Tel: (41) 3264-6994 (Administração) / 3362-1800 (Museu) / (41) 3264-7365 (Exposição/Agendamento Jardim das Sensações)

Acesso secundário (estacionamento): Avenida Prefeito Lothário Meissner, 1055 - Jardim Botânico

Horário:
Das 06h às 19h30.

Jardim das Sensações:
Das 09h às 17h, de terça a domingo.

* durante as chuvas, e enquanto o percurso estiver úmido, o Jardim das Sensações permanece fechado.
 

Ônibus: 
Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa. Descer ao lado do Botânico.
Linha Cabral/Portão. Linha Alcides Munhoz (ponto Al.Dr.Muricy).Descer em frente ao Jardim Botânico.

Jardim Botânico -  Aeroporto

1. Caminhar até a estação-tubo Jardim Botânico, na Av. Presidente Affonso Camargo sentido Campo Comprido e pegar  uma das linhas: Centenário/Rui Barbosa (302), Campo Comprido/Centenário (linha 303) e Pinhais/Campo Comprido (304).

2. Descer na Estação Eufrásio Correia. Aqui tem que desembarcar e caminhar uma quadra até a Av. Marechal Floriano Peixoto e embarcar na estação tubo UTFPR - sentido Boqueirão (precisa pagar outra passagem). Pode embarcar nos ônibus Boqueirão-Praça Carlos Gomes (Linha 503) ou o ônibus Ligeirão Boqueirão (Linha 500).

3. Desembarca no Terminal Boqueirão e precisa pegar a linha de ônibus Aeroporto-Terminal Boqueirão (Linha E32) - não precisa pagar outra tarifa. Este ônibus levará até o Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Aeroporto - Jardim Botânico
1. No aeroporto pega o ônibus Aeroporto-Terminal Boqueirão (Linha E32).  Chegando no terminal precisa trocar de ônibus (não é necessário pagar outra passagem).

2. Troca de ônibus embarcando na plataforma do ônibus biarticulado, podendo pegar o Boqueirão-Praça Carlos Gomes (Linha 503) ou o ônibus Ligeirão Boqueirão (Linha 500), ambos embarcam no mesmo lugar.

3. Desembarque: Ponto UTFPR, na Estação Eufrásio Correia (sentido Centenário/Pinhais) pegar uma das linhas: Centenário/Rui Barbosa (302), Campo Comprido/Centenário (linha 303) e Pinhais/Campo Comprido (304).

4. Descer na estação-tubo Jardim Botânico, trajeto a pé até a entrada principal do Jardim Botânico (R. Engº. Ostoja Roguski) é de 600m (aproximadamente 8 minutos).

 

Galeria de Imagens: Clique aqui

Galeria 360º : Clique aqui

 

Para saber quais atividades são permitidas no local, clique aqui e consulte o Decreto 170/15 - Regulamentação do Uso das Dependências do Jardim Botânico.