Código de Conduta Brasil
O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes requer ações em diversas áreas, considerando à diversidade de situações nas quais essa prática pode ocorrer.
Deste modo, o Ministério do Turismo, por meio do Programa Turismo Seguro, traz orientações e formas de prevenção para atuação contra estes crimes, organizando entregas sociais que podem ter impacto para aumentar a segurança na atividade turística.
Assim surge o Código de Conduta Brasil, um instrumento de compromisso, de livre adesão, que tem como objetivo orientar e estabelecer padrões de comportamento ético de empresas e prestadores de serviços turísticos, seus funcionários e colaboradores, que trabalhem direta ou indiretamente no contexto do turismo para que, no desempenho de suas atividades, adotem ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. E quem adere recebe ainda um selo de reconhecimento que pode ser utilizado em seus materiais promocionais e no seu estabelecimento.
Conheça o Código de Conduta Brasil e seja multiplicador destas ações.
Perguntas Frequentes
Denúncias de abuso e exploração sexual podem ser feitas de maneira anônima e gratuita pela Central 156, da Prefeitura de Curitiba, por telefone, app ou pelo site.
Você também pode fazer as denúncias pelos contatos:
- Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria): Avenida Vicente Machado, 2.560, Campina do Siqueira, Curitiba - Telefone (41) 3270-3370.
- Conselhos Tutelares e Núcleos Regionais de Educação de Curitiba (Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara) e nas Unidades Educacionais.
- Disque 100: Violação dos direitos humanos, em qualquer parte do Brasil. A ligação é gratuita, anônima e com atendimento 24 horas, todos os dias da semana. A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade.
- Disque 181: Canal para denúncias da Secretaria da Segurança Pública do Paraná.
- Polícia Civil: 197
- Polícia Militar: 190
- Polícia Rodoviária Federal: 191
- Polícia Federal: 194
- SICRIDE (Informações Sobre Crianças Desaparecidas): (41) 3224-6822
- Disque 188: Centro de Valorização da Vida (CVV)