Ir para conteúdo

Curta Curitiba Piazada

Mapa Piazada fev 2023

Seu passeio por Curitiba vai ficar muito mais divertido com esse mapa do tesouro. Marcamos os lugares que as crianças de todas as idades vão adorar. É só sair por aí caçando aventuras e descobrindo o que Curitiba tem de mais divertido. E Curtam Curitiba, piazada*!

*Piazada: em “curitibanês” piazada é igual garotada!

 

 

 

Biblioteca Pública – Quer visitar uma das maiores bibliotecas do país? Então vem pra cá. Além do acervo gigante, a biblioteca possui uma variada programação cultural e tem a Hora do Conto, que conta histórias de forma alegre e descontraída.

 
Rua Cândido Lopes, 133 - Centro (41) 3221-4980
2ª a 6ª, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h. Hora do conto de 2ª a 6ª às 11h e às 15h e sábados às 11h.
$ Gratuito

 

 

Bosque Alemão – O bosque é uma homenagem aos imigrantes alemães. Tem mirante, café, oratório e um monte de coisas legais. O mais incrível deste bosque é a Trilha João e Maria, que conta a história escrita pelos irmãos Grimm! No meio da trilha está a “Casa da Bruxa”, uma biblioteca que tem contação de histórias nos finais de semana e feriados às 11h, 14h e 16h.

Rua Nicolo Paganini (esquina com Rua Franz Schubert) - Vista Alegre (41) 3568-1087 (Casa da Bruxa)
Bosque: Diariamente
Casa da Bruxa - de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h e sábados, domingos e feriados das 9h às 17h
$ Gratuito
 

Atenção: a partir de 10 de outubro de 2022, o bosque Alemão passará por obras de melhorias de acessibilidade, por isso alguns espaços estarão temporariamente com acesso restrito. 

 

 

Bosque Reinhard Maack – Esse bosque radical fica em uma área de preservação ambiental. Nele está a “Trilha da Aventura” que é cheia de brinquedos construídos em troncos de eucalipto que são ideais para os pequenos aventureiros.

 
Rua Waldemar Kost, esquina com Rua Conde de São João das Duas Barras - Hauer
Sábados, domingos e feriados das 8h às 17h (em dias de chuva o bosque não abre, devido ao risco das trilhas estarem escorregadias)
$ Gratuito

 

 

Centro Cívico – Vamos brincar no “Lazer no Centro Cívico”? Lá tem brinquedos, recreação e educação para o trânsito. Isso tudo acontece em torno da Praça Nossa Senhora de Salete.

Av. Cândido de Abreu, 1039 – Centro Cívico
Domingos das 10h às 14h
$ Gratuito

 

 

Feira do Largo da Ordem – Aos domingos tem a feirinha, que na verdade é um feirão, com mais de 1200 barracas de artesanato, pintura e gastronomia. Para as crianças tem brinquedos, roupas, fantoches, etc. Na Praça João Cândido, há uma área de recreação com jogos gigantes, perna de pau, blocos de montar, cama elástica e muito mais!

Centro Histórico - Rua São Francisco X Rua Mateus Leme X Largo da Ordem X Rua Claudino dos Santos X Rua Kellers
Domingo das 9h às 14h
$ Gratuito

 

 

Gibiteca (Solar do Barão) – Quem gosta de gibis não pode deixar de dar uma passada na Gibiteca de Curitiba. Criada em 1982, possui exemplares de todos os gêneros de histórias em quadrinhos, como os gibis infantis, de heróis, humor, terror, cartuns, mangás e fanzines.

 
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro (41) 3321-3275
De 3ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h
$ Gratuito

 

Jardim Botânico – Além de conhecer a famosa estufa, um dos principais cartões postais de Curitiba, que tal também passear pelo Jardim das Sensações? Lá, com os olhos vendados se tem contato com texturas, formas e aromas das plantas. Outro lugar legal é o Jardim de Mel, um espaço para a preservação e divulgação das abelhas nativas sem ferrão! Ufa! Quanta coisa boa para fazer aqui, hein?

Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690 - Jardim Botânico (41) 3264-7365
Diariamente das 6h às 19h30
Jardim das Sensações 3ª a domingo das 9h às 17h
$ Gratuito

 

 

Museu da Vida – Se você quer brincar e interagir com a natureza, o Museu da Vida é o seu lugar! É um museu interativo com seis espaços com várias exposições incríveis e duas áreas de lazer ao ar livre. No último domingo do mês acontece o evento “Vamos brincar no museu?”.

 
Rua Jacarezinho, 1691 – Mercês (41) 2105-0250
De 2ª a 6ª das 8h às 18h, sábado e domingo das 10h às 19h
$ Ingresso pago

 

 

Museu de Arte Indígena - Você conhece arte plumária, arte cerâmica, máscaras ritualísticas e cestarias? Neste museu você mergulha no universo indígena brasileiro, descobrindo a imensa diversidade de tribos, de línguas e de culturas existentes.

 
Av. Água Verde, 1413 – Água Verde
2ª a 6ª das 10h às 17h30 
$ Ingresso pago

 

 

Museu Egípcio e Rosacruz– Se você gosta do tema ‘Antigo Egito’, esse museu é imperdível. Há várias peças em exposição, inclusive duas múmias originais. Na área externa tem a Alameda das Esfinges, pirâmide, obelisco e estátua do imperador romano.

 
Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri
3ª a 6ª das 10h às 16h30
Sábados, Domingos e Feriados 10h às 16h
$ Ingresso pago
 

Museu de História Natural – O museu tem exposição de diversos biomas com animais taxidermizados, aqueles que são empalhados. Dá pra ver de pertinho vários bichos e ainda tem uma trilha no meio do bosque preservado, o Caminho das Araucárias. Tem também a Calçada da Fauna com pegadas de animais nativos.

 
R. Prof. Nivaldo Braga, 1369 - Capão da Imbuia
3ª a domingo das 9h às 16h45
$ Gratuito

 

 

Museu Oscar Niemeyer – Esse museu é diferente, vale uma visita só pela arquitetura. Mas, além disso, o espaço tem exposições variadas e conta com visitas monitoradas, oficinas de arte e até Colônias de Férias em janeiro e julho. Consulte a programação no site: www.museuoscarniemeyer.org.br

 
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico (41) 3350-4400 e (41) 3350-4412 (Ação Educativa)
De 3ª a domingo, das 10h às 18 horas. Horário estendido das 18h às 20h na primeira quinta-feira do mês.
$ Ingresso pago (Toda quarta-feira, entrada franca das 10h às 18h, com programação especial).

 

 

Parque Barigui – Esse parque é um dos mais frequentados pelos curitibanos. Nele existem diversas opções de lazer: ciclovia, locais para piqueniques, canchas esportivas, trilhas, parquinhos (um acessível e um inclusivo), Casa da Leitura e muito mais. Sem contar o Museu do Automóvel que fica por ali também.

Acessos pela BR 277 – Rodovia do Café, Km 0 - Santo Inácio e Avenida Cândido Hartmann, esquina com Rua Doutor Aluízio França - Santo Inácio
Parque: Diariamente - $ Gratuito
Museu do Automóvel: De 3ª a 6ª das 13h30 às 16h45 e aos sábados e domingos das 10h às 11h45 e das 13h30 às 17h45 - $ Ingresso pago
Casa da leitura: De 2ª a 6ª das 8h30 às 17h30 - $ Gratuito

 

 

Parque São Lourenço – Se você quer um local com diversas opções do que fazer, o Parque São Lourenço é uma boa pedida. Lá tem parquinho infantil e parquinho acessível, pista de rolimã, espaços para piqueniques, o Memorial Paranista, teatro e muito mais.

Rua Mateus Leme esquina com Rua Nilo Brandão e Rua José Brusamolin - São Lourenço
Parque: Diariamente
Memoral Paranista: De 3ª a Domingo das 10h às 18h
$ Gratuito

 

 

Parque Tanguá – Esse parque é lindo e bem grande. Tem um mirante com uma bela vista. Tem um lago e duas pedreiras ligadas por um túnel.

Rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão
Diariamente das 6h às 19h
$ Gratuito

 

 

Passeio Público – Primeiro parque e primeiro Zoológico de Curitiba, o Passeio Público ainda tem alguns animais de pequeno porte. É um espaço com muitas opções para se divertir: tem parquinho, ciclovia, Coreto Digital e muitas outras atrações.

 
Rua Presidente Faria (entre as ruas Carlos Cavalcanti e João Gualberto) – Centro (41) 3350-9920
Parque: 3ª a domingo, das 6h às 20h

 

 

Planetário Digital (FTD Digital Arena – PUC/PR) - As crianças, jovens e adultos terão a oportunidade de aprender, fazer novas descobertas e se divertir através do uso da tecnologia fulldome na exibição de imagens, proporcionando uma experiência sensorial, interativa e inovadora. Programação no site: www.ftddigitalarena.com.br

Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho (41) 3271-6322
2ª a 6ª das 8h às 22h (somente para grupos acima de 30 pessoas previamente agendados). Um sábado por mês das 12h às 18h com programação especial aberta ao público (programação no site)

$ Ingresso Pago

 

 

Rua XV de Novembro – Já pensou que legal pintar na calçada bem no centro da cidade? No Lazer na Rua XV, há brinquedos lúdicos e recreativos, pintura na calçada e esportes variados para agradar todo mundo. Também tem o Bondinho da Leitura, um antigo bonde que serve como biblioteca.

 
Rua XV de Novembro - Centro
Sábados das 9h às 14h
$ Gratuito

 

Teatro do Piá (Palacete Wolf) – Esse Teatro de Bonecos já faz sucesso em Curitiba desde a década de 70! Atualmente fica no Palacete Wolf, em frente à Feira do Largo. Vale a pena assistir a uma apresentação que acontece todos os domingos de manhã.

Confira a programação do 1º semestre de 2019 aqui!

Praça Garibaldi, 07 - São Francisco
Domingo às 11h
$ Gratuito

 

 

Torre Panorâmica – A Torre Panorâmica é um belo mirante para admirar Curitiba. Tem 109,5 metros de altura e de lá você vê toda a cidade. É possível visitar o Museu do Telefone e ver o painel do Poty Lazzarotto, um importante artista paranaense.

 
Rua Professor Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 – Mercês (41) 3339-7613
De 3ª a domingo, das 10h às 18h (venda de ingressos até às 18h30)
$ Ingresso pago

 

 

Zoológico – No Zoológico de Curitiba você pode conhecer mais de mil animais de espécies do mundo inteiro. São aves, répteis, mamíferos e anfíbios vivendo em recintos semelhantes ao ambiente natural. Que tal ver onças, hipopótamos, leão e muitos outros animais? Vai ser um passeio animal.

 
Rua João Miqueletto – Boqueirão (41) 3378-1221
De 3ª a Domingo das 10h às 16h.
$ Gratuito         
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 E quando bater a fome, a gente preparou uma listagem dos restaurantes que possuem espaço kids, assim dá pra comer e se divertir também, para acessar clique aqui!