Ir para conteúdo

Informações da Situação do Turismo

O Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO visando esclarecer as dúvidas sobre os serviços e atividades do setor turístico neste período atual da pandemia do Covid-19, destaca algumas informações sobre o funcionamento das principais atrações da cidade.

Atualizado: 20/01/2022 17h08

Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social vigente na cidade de Curitiba atualmente pelo decreto nº 60/2022 com vigência até 27 de janeiro de 2022. Clique aqui para mais informações.

SITUAÇÃO DE RISCO DE ALERTA: BANDEIRA AMARELA:

 

Atividade suspensa

  • Consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, salvo em feiras livres e de artesanato.

 

 

Atividades respeitando até 70% da capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB)

  • Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias, centros comerciais e shopping centers; 
  • Atividades de prestação de serviços não essenciais, tais como escritórios em geral, salões de beleza, barbearias, atividades de estética, saunas, serviços de banho, tosa e estética de animais, floriculturas e imobiliárias; 
  • Academias de ginástica e demais espaços para práticas esportivas individuais e coletivas; 
  • Restaurantes, lanchonetes, panificadoras, padarias, confeitarias e bares;
  • Lojas de conveniência em postos de combustíveis;
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, sacolões, distribuidoras de bebidas, peixarias, açougues, e comércio de produtos e alimentos para animais;
  • Mercados, supermercados, hipermercados e lojas de material de construção;
  • Feiras livres;
  • Parques infantis e temáticos; 
  • Cinemas, museus, circos e teatros para apresentação musical ou teatral; 
  • Casas de festas e de recepções, incluídas aquelas com serviços de buffet, salões de festas em clubes sociais e condomínios e estabelecimentos destinados ao entretenimento, tais como casas de shows, casas noturnas e atividades correlatas;
  • Eventos corporativos, de interesse profissional, técnico e/ou científico, como jornadas, seminários, simpósios, workshops, cursos, convenções, fóruns e rodadas de negócios; 
  • Mostras comerciais, feirões e feiras de varejo; 
  • Serviços de call center e telemarketing;
  • Igrejas e templos;
  • Eventos esportivos profissionais com público externo e de apresentação teatral ou musical em espaços abertos;

 

JARDIM BOTÂNICO

 

Todos os dias, das 6h às 19h30 (Estufa e Jardim das Sensações permanecem fechados), permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social .

 

PASSEIO PÚBLICO

Terça a domingo, das 6h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Os espaços do Aquário e Terrário estão temporariamente fechados ao público.

 

BOSQUES E PARQUES

Permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

 

Bosque Alemão - Todos os dias, das 6h às 19h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social. (Casa das Bruxas e Oratório de Bach fechados).

Bosque Capão da Imbuia - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Bosque do Papa - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Bosque Fazendinha - Todos os dias, das 6h às 19h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Bosque Reinhard Mark - Somente aos sábados, domingos e feriados, das 08h às 17h30.

Bosque Zaninelli (UNILIVRE) - Todos os dias, das 6h às 19h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Atuba - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Bacacheri - Todos os dias, das 6h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Barigui - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Barreirinha - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Cambuí - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque dos Tropeiros - Todos os dias, das 6h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Guairacá - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Lago Azul - Todos os dias, das 6h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Mairi - Todos os dias,permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Mané Garrincha - Todos os dias, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Naútico - Todos os dias, das 06h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Passaúna - Todos os dias, das 06h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Peladeiros - Todos os dias, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque São Lourenço - Todos os dias, das 6h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Tanguá - Todos os dias, das 6h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Tingui - Todos os dias, das 06 às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Yberê - Todos os dias, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

 

MEMORIAIS ÉTNICOS

Memorial Árabe - De segunda a sexta das 08h às 12h; sábados das 09h às 11h30 e domingos das 09h às 13h30. Entrada gratuita.

Memorial de Curitiba - De terça a sexta, das 10h às 18h; sábados e domingos das 09h às 15h.

Memorial Paranista - De terça a domingo, das 10h às 18h.

Memorial Polonês - De terça a domingo, das 09h às 18h.

Memorial Ucraniano - De terça a domingo, das 10h às 18h.

 

ZOOLÓGICO

De terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada por ordem de chegada. Permitida a permanência de 1,2 mil pessoas simultaneamente. Para mais informações clique aqui.

 

POSTOS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

 

C.A.T. Jardim Botânico - Segunda a sexta 9h-12h/13h-18h; sábados e domingos 09h-15h.

C.A.T. Palacete Wolf (Setor Histórico) - Segunda a sexta 09h-18h; sábados e domingos 09h-14h.

P.I.T. Aeroporto - Segunda a sexta, 07h-16h - sábados e domingos 09h-15h.

P.I.T Torre Panorâmica - Terça a domingo, das 10h às 17h30 e feriados (com horário diferenciado). Venda de ingressos para visita ao mirante da Torre Panorâmica somente por agendamento. Clique aqui para fazer seu agendamento.

ATENÇÃO: Informações turísticas podem ser solicitadas pelo telefone 156 (para quem está em Curitiba) ou pelo Disque Turismo 41 3350-6456 (demais localidades).


TORRE PANORÂMICA

De terça a domingo, das 10h às 17h30 e feriados (com horário diferenciado). Venda de ingressos para visita ao mirante da Torre Panorâmica somente por agendamento. Clique aqui para fazer seu agendamento.


MUSEUS

Museu Oscar Niemeyer / MON - De terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita às quartas-feiras. Saiba Mais!

Museu Casa Alfredo Andersen - De terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Saiba mais!

Museu de Arte Indígena - De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h:30. Saiba mais!

Museu Egípcio / Museu Tutankhamon - De segunda à sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 17:30h, sábados das 10h às 17h. Fechado aos domingos. Capacidade: 50 pessoas por hora, com venda de ingressos até 1 hora antes do horário de encerramento. Mais informações sobre valores de ingressos consulte o site do Museu. 

Memorial da Segurança no Transporte - De quarta a sábado, das 09h às 17h. Visitas somente com agendamento pelo site ou pelo telefone (41) 3373-5757.

Museu da Imagem e do Som - MIS - De terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Fechamento para o almoço das 12h às 13h. Atendimento por ordem de chegada. Saiba mais!

Museu do Expedicionário - De terça a sexta-feira das 10h às 12h (manhã) e 14h às 17h (tarde).

Museu de Arte Contemporânea - MAC - Funcionando temporariamente nas salas 08 e 09 do Museu Oscar Niemeyer devido à reforma em sua sede. De terça a domingo das 10h às 18h. Saiba mais!

Museu Paranaense - De terça a domingo, das 10h às 17h30. Para visitar o museu aos finais de semana é preciso agendar a visita previamente pelo Sympla. Nos demais dias, não é necessário agendamento. Saiba mais!

Museu da Fotografia e Gravura - FECHADO

Museu de Arte Sacra - FECHADO

Museu Ferroviário - FECHADO

Museu de História Natural - De terça a domingo, 09h às 17h. São permitidas dez pessoas simultaneamente no setor expositivo (interno) e vinte pessoas na Trilha das Araucárias (externa). Saiba mais!

Museu Guido Viaro - De terça a sábado, das 14h às 18h.

Museu da Justiça do Paraná - FECHADO

Museu do Automóvel - FECHADO

Museu Municipal de Arte - De terça a domingo, das 10h às 18h.

Museu da Medicina do Paraná - FECHADO

Museu da Vida - De segunda a sexta das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados das 10h às 19h. Clique aqui para consultar os valores de ingressos.

Museu do Holocausto - FECHADO

Museu do Saneamento - FECHADO

 

CENTROS CULTURAIS

Casa Romário Martins - De terça a sexta, das 9h às 12h e 13h às 18h; sábados e domingos das 9h às 12h.

Cine Passeio - De terça a domingo, das 13h às 22h. Saiba mais!

Ópera de Arame - De segunda a sábado, das 10h as 18h, com programação cultural do Festival Vale da Música. Obs: Visitação com cobrança de ingresso, clique aqui e consulte os valores.

SESC Paço da Liberdade - De terça a sexta, das 10h às 21h45; sábados das 10h às 17h45 e domingos e feriados das 11h às 17h. Saiba mais!

 

TREM TURÍSTICO SERRA DO MAR (CURITIBA/MORRETES/CURITIBA)

Devido às medidas do Governo do Estado do Paraná, verificar datas disponibilidades no site www.serraverdeexpress.com.br

 

LINHA TURISMO

De terça à domingo, das 08h30 às 17h. Saiba mais!

Até o feriado de Carnaval (01/03/2022) a Linha Turismo opera também todas as segundas-feiras, funcionando todos os dias da semana.

 

ESTÁDIOS ESPORTIVOS

Estádio Joaquim Américo (Athlético Paranaense)

Mais informações: www.athletico.com.br/furacao-tour

Estádio Major Couto Pereira (Coritiba)

Mais informações: www.coritiba.com.br

 

LOJAS CURITIBA SUA LINDA

David Carneiro - FECHADA

Jardim Botânico - Todos os dias, das 10h às 17h.

Mercado Municipal - De terça a sábado, das 10h às 17h.

Memorial Paranista - De terça a domingo, das 10h30 às 17h30.

Palacete Wolf / Setor Histórico - FECHADA

Shopping Estação - De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h. Domingos, das 14h às 20h..

Torre Panorâmica -Todos os dias, das 10h às 17h.

 

FEIRAS DE ARTESANATO

Garibaldi - Feira do Largo da Ordem - sábados e domingos das 09h às 14h, com tamanho reduzido.

Também é possível adquirir os produtos da Feira online! Clique aqui e acesse.

Luiz Xavier Artes Plásticas - sábados, das 8h às 13h.

Água Verde - sábados, das 9h às 15h

Bacacheri - domingos, das 9h às 14h.

Boqueirão - segundas e terças, das 9h às 16h e quartas-feiras das 9h às 17h

Cajuru - sextas-feiras, das 10h às 17h.

CIC - quartas-feiras, das 10 às 17h

Fazendinha - quartas e sextas-feiras, das 10h às 17h

Hauer - aos sábados, das 8h às 13h.

Jardim Botânico - sábados, das 10h às 17h. .

Juvevê - sábados, das 8h às 13h.

Passeio Público - sábados, das 8h às 13h.

Pinheirinho - sextas-feiras, das 10h às 17h

Portão - quintas-feiras, das 10 às 17h

Praça 29 de Março - Suspensa temporariamente

Praça da Ucrânia - quartas-feiras, das 11h às 18h e sextas-feiras, das 17h às 21h

Santa Quitéria - sábados, das 8h às 13h.

Sítio Cercado - sábados, das 10h às 17h.

Tatuquara - quintas-feiras e sábados, das 10h às 17h.

 

MERCADO MUNICIPAL

De terça a sábado das 08h às 18h e domingo das 08h às 13h. Nas segundas o Mercado FECHA para higienização. Três entradas para controle de público: Rua da Paz, 640; entrada secundária da Avenida Sete de Setembro e Rua General Carneiro.