Ir para conteúdo

Informações da Situação do Turismo

O Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO visando esclarecer as dúvidas sobre os serviços e atividades do setor turístico neste período atual da pandemia do Covid-19, destaca algumas informações sobre o funcionamento das principais atrações da cidade.

Atualizado: 20/09/2021 09h23

Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social vigente na cidade de Curitiba atualmente pelo decreto nº 1210/2021, prorrogado pelo decreto nº 1480/2021, com vigência até 06 de outubro de 2021 e dá outras providências.

SITUAÇÃO DE RISCO DE ALERTA: BANDEIRA AMARELA: Saiba mais aqui!

 

Atividades suspensas

  • Estabelecimentos destinados ao entretenimento, tais como casas de shows, casas noturnas e atividades correlatas;;
  • Estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feirões e feiras de varejo;
  • Reuniões com mais de 300 pessoas, incluindo comemorações, confraternizações e encontros familiares, em espaços localizados em bens públicos ou privados;
  • Consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, salvo em feiras livres e de artesanato.

 

 

JARDIM BOTÂNICO

 

Todos os dias, das 6h às 19h30 (Estufa e Jardim das Sensações permanecem fechados), permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social .

 

PASSEIO PÚBLICO

Terça a domingo, das 6h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Os espaços do Aquário e Terrário estão temporariamente fechados ao público.

 

BOSQUES E PARQUES

Permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

 

Bosque Alemão - Todos os dias, das 6h às 19h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social. (Casa das Bruxas e Oratório de Bach fechados).

Bosque Capão da Imbuia - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Bosque do Papa - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Bosque Fazendinha - Todos os dias, das 6h às 19h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Bosque Reinhard Mark - FECHADO

Bosque Zaninelli (UNILIVRE) - Todos os dias, das 6h às 19h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Atuba - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Bacacheri - Todos os dias, das 6h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Barigui - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Barreirinha - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Cambuí - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque dos Tropeiros - Todos os dias, das 6h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Guairacá - Todos os dias, das 6h às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Lago Azul - Todos os dias, das 6h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Mairi - Todos os dias,permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Mané Garrincha - Todos os dias, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Naútico - Todos os dias, das 06h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Passaúna - Todos os dias, das 06h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Peladeiros - Todos os dias, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque São Lourenço - Todos os dias, das 6h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Tanguá - Todos os dias, das 6h às 20h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Tingui - Todos os dias, das 06 às 18h, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

Parque Yberê - Todos os dias, permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social.

 

MEMORIAIS ÉTNICOS

Memorial Árabe - FECHADO

Memorial de Curitiba - FECHADO PARA REFORMA

Memorial Paranista - De terça a domingo, das 10h às 18h.

Memorial Polonês - De terça a domingo, das 09h às 18h.

Memorial Ucraniano - De terça a domingo, das 10h às 18h.

 

ZOOLÓGICO

FECHADO. É possível visitar o zoológico num percurso de carro por agendamento online. Para mais informações clique aqui.

A partir de 13 de julho de 2021 também será possível visitar o zoológico a pé mediante agendamento online. Para mais informações clique aqui.

 

POSTOS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

C.A.T. Jardim Botânico - Segunda a sexta 9h-12h/13h-18h; sábados e domingos 09h-15h.

C.A.T. Palacete Wolf (Setor Histórico) - Segunda a sexta 09h-18h; sábados e domingos 09h-14h.

P.I.T. Aeroporto - FECHADO

P.I.T. Rodoferroviária - Segunda a sexta 08h-12h/13h-17h; sábados e domingos 08h-18h.

P.I.T Torre Panorâmica - FECHADO

ATENÇÃO: Informações turísticas podem ser solicitadas pelo telefone 156 (para quem está em Curitiba) ou pelo Disque Turismo 41 3350-6456 (demais localidades).


TORRE PANORÂMICA - FECHADA


MUSEUS

Museu Oscar Niemeyer / MON - De terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita às quartas-feiras. Saiba Mais!

Museu Casa Alfredo Andersen - De terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Saiba mais!

Museu de Arte Indígena - De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h:30. Saiba mais!

Museu Egípcio / Museu Tutankhamon - De segunda à sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 17:30h, sábados das 10h às 17h. Fechado aos domingos. Capacidade: 50 pessoas por hora, com venda de ingressos até 1 hora antes do horário de encerramento. Mais informações sobre valores de ingressos consulte o site do Museu. 

Memorial da Segurança no Transporte - De quarta a sábado, das 09h às 17h. Visitas somente com agendamento pelo site ou pelo telefone (41) 3373-5757.

Museu da Imagem e do Som - MIS - De terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Fechamento para o almoço das 12h às 13h. Atendimento por ordem de chegada. Saiba mais!

Museu do Expedicionário - De terça a sexta-feira das 10h às 12h (manhã) e 14h às 17h (tarde).

Museu de Arte Contemporânea - MAC - Funcionando temporariamente nas salas 08 e 09 do Museu Oscar Niemeyer devido à reforma em sua sede. De terça a domingo das 10h às 18h. Saiba mais!

Museu Paranaense - De terça a domingo, das 10h às 17h30. Para visitar o museu aos finais de semana é preciso agendar a visita previamente pelo Sympla. Nos demais dias, não é necessário agendamento. Saiba mais!

Museu da Fotografia e Gravura - FECHADO

Museu de Arte Sacra - FECHADO

Museu Ferroviário - FECHADO

Museu de História Natural - De terça a domingo, 09h às 17h. São permitidas dez pessoas simultaneamente no setor expositivo (interno) e vinte pessoas na Trilha das Araucárias (externa). Saiba mais!

Museu Guido Viaro - De terça a sábado, das 14h às 18h.

Museu da Justiça do Paraná - FECHADO

Museu do Automóvel - FECHADO

Museu Municipal de Arte - De terça a domingo, das 10h às 18h.

Museu da Medicina do Paraná - FECHADO

Museu da Vida - De segunda a sexta das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados das 10h às 19h. Clique aqui para consultar os valores de ingressos.

Museu do Holocausto - FECHADO

Museu do Saneamento - FECHADO

 

CENTROS CULTURAIS

Casa Romário Martins - FECHADO

Cine Passeio - Aberto a partir de 15 de julho. Saiba mais!

Ópera de Arame - De segunda a sábado, das 10h as 18h, com programação cultural do Festival Vale da Música. Obs: Visitação com cobrança de ingresso, clique aqui e consulte os valores.

Paço da Liberdade - FECHADO PARA VISITAÇÃO. Funcionando apenas o Café do Paço, de terça a sexta, das 11h30 às 20h, sábados e domingos das 11h às 16h30. Não abre as segundas.

 

TREM TURÍSTICO SERRA DO MAR (CURITIBA/MORRETES/CURITIBA)

Devido às medidas do Governo do Estado do Paraná, verificar datas disponibilidades no site www.serraverdeexpress.com.br

 

LINHA TURISMO

De terça à domingo. Devido ao feriado de Independência (07/09), oserviço estará disponível também na segunda-feira (dia 06/09). Saiba mais!

 

ESTÁDIOS ESPORTIVOS

Estádio Joaquim Américo (Athlético Paranaense) - FECHADO.

Mais informações: www.athletico.com.br/furacao-tour

Estádio Major Couto Pereira (Coritiba) - Suspenso estádio tour e tour expresso.

Mais informações: www.coritiba.com.br

 

LOJAS CURITIBA SUA LINDA

David Carneiro - FECHADA

Jardim Botânico - Todos os dias, das 10h às 17h.

Mercado Municipal - De terça a sábado, das 10h às 17h.

Memorial Paranista - De terça a domingo, das 10h30 às 17h30.

Palacete Wolf / Setor Histórico - FECHADA

Torre Panorâmica - FECHADA

 

FEIRAS DE ARTESANATO

Garibaldi - Feira do Largo da Ordem - sábados e domingos das 09h às 14h, com tamanho reduzido.

Também é possível adquirir os produtos da Feira online! Clique aqui e acesse.

Luiz Xavier Artes Plásticas - sábados, das 8h às 13h.

Água Verde - sábados, das 9h às 15h

Bacacheri - domingos, das 9h às 14h.

Boqueirão - segundas e terças, das 9h às 16h e quartas-feiras das 9h às 17h

Cajuru - sextas-feiras, das 10h às 17h.

CIC - quartas-feiras, das 10 às 17h

Fazendinha - quartas e sextas-feiras, das 10h às 17h

Hauer - aos sábados, das 8h às 13h.

Jardim Botânico - sábados, das 10h às 17h. .

Juvevê - sábados, das 8h às 13h.

Passeio Público - sábados, das 8h às 13h.

Pinheirinho - sextas-feiras, das 10h às 17h

Portão - quintas-feiras, das 10 às 17h

Praça 29 de Março - Suspensa temporariamente

Praça da Ucrânia - quartas-feiras, das 11h às 18h e sextas-feiras, das 17h às 21h

Santa Quitéria - sábados, das 8h às 13h.

Sítio Cercado - sábados, das 10h às 17h.

Tatuquara - quintas-feiras e sábados, das 10h às 17h.

 

MERCADO MUNICIPAL

De terça a sábado das 08h às 18h e domingo das 08h às 13h. Nas segundas o Mercado FECHA para higienização. Três entradas para controle de público: Rua da Paz, 640; entrada secundária da Avenida Sete de Setembro e Rua General Carneiro.

 

ATIVIDADES COM RESTRIÇÕES:

Devem seguir os protocolos de distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara, limite máximo de ocupação do espaço, entre outros. Clique aqui e veja os protocolos por área.

Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias, centros comerciais e shopping centers;

Restaurantes, lanchonetes, panificadoras, padarias, confeitarias e bares;

Parques infantis e temáticos: sendo permitida apenas a utilização de equipamentos/brinquedos e espaços lúdicos com o distanciamento mínimo de 1,5 (um metro e meio) entre os usuários, em todas as direções, realizada a assepsia após o uso por cada pessoa ou grupo de pessoas, vedado o funcionamento de piscina de bolinhas;

Feiras livres e feiras de artesanato, cinemas, museus e circos;

Teatros: permitida apresentação musical ou teatral, observada a ocupação de 70% (setenta por cento) da capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros - CLCB, sendo vedada a permanência de pessoas em pé em lounges,  corredores,  camarotes ou qualquer outro local do estabelecimento, condicionado ao cumprimento de protocolo específico da Secretaria Municipal da Saúde.

Casas de festas e de recepções, incluídas aquelas com serviços de buffet, e salões de festas em clubes sociais e condomínios: autorizado até 1.000 (mil) convidados, desde que seja observada a ocupação de 50% (cinquenta por cento) da capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros – CLCB, sendo vedada a permanência de pessoas em pé em lounges, corredores, camarotes ou qualquer outro local do estabelecimento,  condicionado ao cumprimento de protocolo específico da Secretaria Municipal da Saúde.

Eventos corporativos, de interesse profissional, técnico e/ou científico, como jornadas, seminários, simpósios, workshops, cursos, convenções, fóruns e rodadas de negócios: observada a ocupação de 50% (cinquenta por cento) da capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo  de  Bombeiros  –  CLCB,  com  acesso  restrito  a  pessoas  que  testaram negativo  em  teste  RT-PCR  ou  Pesquisa  de Antígeno  para  detecção  do  vírus SARS-COV-2  coletado  em  até  48  horas  antes  da  data  do  início  do  evento, realizado  por  laboratório  de  análises  clínicas  ou  unidades  de  prestação  deserviços  de  saúde  devidamente  autorizados  pelas  autoridades  sanitárias, condicionado ao cumprimento de protocolo específico da Secretaria Municipal da Saúde.

Mostras comerciais, feirões e feiras de varejo;

Hotéis, resorts, pousadas e hostels deverão funcionar com até 70% (setenta por cento) da sua capacidade de público;