Ir para conteúdo

Inverno em Curitiba

Geada no Parque Barigui. Curitiba, 07/07/2019....

  • Geada no Parque Barigui
  • Geada no Parque Barigui
  • Geada no Parque Barigui
  • Geada no Parque Barigui
  • Geada no Parque Barigui
  • Geada no Parque Barigui
  • Geada no Parque Barigui
  • Geada no Parque Barigui
  • Geada no Parque Barigui

Curitiba é uma delícia em todas as épocas do ano, mas no frio... tem um charme todo especial. Se você vier pra cá no inverno separamos algumas dicas quentes do que fazer por aqui.

Aproveite brrrr...

 

 

PARQUES

Nos dias frios, pela manhã, os nossos parques ficam particularmente mais especiais. A geada que cobre a grama, o nevoeiro e a fumacinha quando a gente fala vão fazer você se sentir em um filme. Mas se prepara que é gelado, então pega a japona (como chamamos jaqueta aqui em Curitiba), luva, cachecol e o que mais você tiver por aí.

Os parques que ficam melhor na foto de frio são: Tanguá, Barigui, São Lourenço, Tingui e Jardim Botânico, mas é claro que em todos o passeio vale a pena. O céu de inverno tem uma beleza particular. E se der sorte de pegar a florada das cerejeiras com o céu azul, pode ter certeza que as fotos ficarão lindas. Há dessas árvores no Jardim Botânico, na Praça do Japão e no calçadão da Rua XV.

CULTURA

Além das paisagens naturais, tem muita diversidade cultural para conhecer por aqui, inclusive, em alguns parques há memoriais étnicos, que homenageiam os povos que ajudaram a formar a cidade. Como por exemplo o Parque Tingui que tem o Memorial Ucraniano e o Bosque João Paulo II que possui o Memorial Polonês. Já sobre museus, há históricos e temáticos, sendo os principais: MON – Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense, Museu Egípcio, tem também o Museu da Vida, da Arte Indígena, do Holocausto, Ferroviário, do Expedicionário, da Imagem e do Som, entre outros que valem a visita.

GASTRONOMIA

Pra aquecer, a cidade oferece inúmeras opções de cafés, tem para todos os gostos, do simples cafezinho até cafés premiados mundialmente e ainda chás, chocolate quente e outras opções quentinhas.

Para repor as energias, as opções gastronômicas são as mais variadas e saborosas possíveis. A comida italiana de Santa Felicidade combina bem com a estação, mas temos outros clássicos. Há restaurantes especializados em sopas e outros cujo prato principal é fondue. Se você quiser ser um curitibano raiz, tem que ir na feirinha de inverno da praça Osório e tomar quentão e comer pinhão. Aliás, há muitos restaurantes com pratos que levam o pinhão, que é a semente da araucária, a árvore símbolo do Estado do Paraná. Falando nisso, o prato típico do estado, o barreado, também é uma boa pedida para os dias mais frios.

EVENTOS

Tanta coisa e nem falamos dos eventos. Nesta estação tem o Festival de Inverno de Curitiba, programação que une gastronomia, música e cultura na época mais fria do ano. Fazem parte do Festival a Feira Sabores do Pinhão, o Festival de Inverno do Centro Histórico, o Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão, além da já mencionada Feira Especial de Inverno nas Praças Osório e Santos Andrade. Nos meses frios ainda tem o Festival das Etnias, Festa do Frango, Polenta e Vinho, diversas festas Juninas e Julinas, festivais gastronômicos entre outros.

 

Opções é o que não faltam, escolha os dias de inverno que você quer passar em Curitiba, venha pra cá e Curta Curitiba com frio!