Ir para conteúdo

Guia de Museus e Memoriais

Curitiba respira cultura! Para você visitar há museus e memoriais de todos os tipos. Tem históricos, artísticos e temáticos. Preparamos este guia para que você possa escolher os locais que mais combinam com você.

Reserve alguns dias da sua viagem e curta Curitiba com cultura.

 

Acesse aqui o Mapa com os museus de Curitiba!

 

Museus

Museu Casa Alfredo Andersen

Ambientado na casa onde Alfredo Andersen viveu e trabalhou como artista e educador, este museu preserva sua obra e a continuidade de suas ideias. O edifício do final do século XIX, tem estilo eclético, com características neoclássicas. O museu é dividido em: Salas do Acervo, que se destinam a mostrar a obra de Alfredo Andersen, em uma delas há objetos do seu ateliê; e Salas Alternativas, destinadas a mostras de curta duração de artistas contemporâneos e artistas convidados.

De terça a sexta-feira das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h

R. Mateus Leme, 336 - São Francisco

(41) 3222-8262

 

Museu Claretiano

Inaugurado em 2011, o Museu é destinado à divulgação e preservação da memória e história da Congregação Claretiana. Seu acervo conta com imagens sacras, objetos cerimoniais, instrumentos musicais e de pesquisa biológica, objetos pessoais, CDs, LPs, fotografias, documentos, mapas, partituras, livros, periódicos, jornais, atas e manuscritos das mais diversas origens. As temáticas contempladas partem da vida e obra de Antônio Maria Claret, passando pela história da congregação, além de dar destaque à história da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Curitiba. Alguns personagens Claretianos também recebem destaque, como o Padre José Penalva e o Padre Jesus Moure, entre outros.

De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h15 às 17h30

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças

(41) 3307-7764

 

Museu Copel – Espaço Energia

Inaugurado em 1984, o museu fica num casarão do século XIX, reformado em 2018, no qual o visitante tem uma experiência interativa com o mundo da energia. O Espaço Energia estimula a reflexão sobre o uso inteligente e seguro da eletricidade e seu papel para o desenvolvimento sustentável. Há dois espaços: uma casa dos anos 50 com eletrodomésticos de época, e uma casa moderna com tecnologias do século 21. Uma maquete com realidade aumentada ilustra o caminho que a energia percorre até chegar aos nossos lares. Há também dois espaços expositivos, o permanente conta a história do engenheiro Pedro Viriato Parigot de Souza e a sala de exposição temporária.

De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h

R. Desembargador Motta, 2347 - Centro

(41) 3234-7314

 

Museu da Fotografia

Inaugurado em 1998, o Museu da Fotografia foi o primeiro do gênero no Brasil e o segundo da América Latina. Em seu acervo estão aproximadamente 1.500 imagens, assinadas por grandes nomes da fotografia brasileira como Sebastião Salgado, Claudia Andujar, João Urban, Luiz Braga, Bóris Kossoy, Walter Firmo, German Lorca, Vilma Slomp, Marcelo Buainain, Miguel Rio Branco, entre outros, que formam uma das mais representativas coleções da fotografia brasileira contemporânea. O Museu da Fotografia mantém um calendário anual de exposições com obras do acervo, além de abrigar mostras de fotógrafos brasileiros e estrangeiros

De terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados e domingos das 12h às 18h

R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro

(41) 3321-3260

 

Museu da Gravura Cidade de Curitiba

Inaugurado em 1989, o Museu da Gravura possui um acervo de mais de cinco mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros. Em seu acervo constam criações de Picasso, Louise Bourgeois, Joel Shapiro, Brice Marden, Andy Warhol, Kiki Smith, Isabel Pons, Oswaldo Goeldi, Valtércio Caldas, Calasans Neto, Amilcar de Castro, Cildo Meireles, Antonio Dias, Anna Bella Geiger, Tomie Otake, Daniel Senise, Mira Schendel, Luiz Carlos de Andrade Lima, Poty Lazzarotto, Uiara Bartira, Denise Roman, entre outros. O Museu da Gravura mantém um calendário anual de exposições temporárias de artistas brasileiros e estrangeiros que se expressam nas diversas técnicas da gravura além de abrigar mostras com obras do acervo. 

De terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos das 12h às 18h.

R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão  – Centro

(41) 3321-3267

 

Museu da Imagem e do Som

Criado em 1969, é um dos museus da Imagem e do Som mais antigos do país. Tem por finalidade preservar e conservar a memória audiovisual do Paraná. O acervo conta com mais de 1 milhão de itens, entre discos em vinil, fotografias, negativos fotográficos, fitas de áudio, fitas cassete, documentos, livros e filmes, além de rádios, radiolas, moviolas, câmeras fotográficas e projetores. O edifício que abriga o museu foi construído no final do século XIX e serviu de sede do governo Estadual até o ano de 1937. O antigo Palácio da Liberdade continuou abrigando funções públicas e desde 1989, o MIS.

De terça a sexta das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

R. Barão do Rio Branco, 395 - Centro

(41) 3232-9113

 

Museu da Justiça do Paraná

O Museu da Justiça visa divulgar e preservar a memória do judiciário paranaense e auxiliar os estudos de pesquisadores e profissionais do direito. Criado em 1974, teve como sedes o Tribunal do Júri e o Palácio da Justiça. Por ocasião da comemoração dos 120 anos do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ganhou um novo espaço, situado na esplanada do prédio anexo, onde mantém exposições permanentes e temporárias dedicadas à memória judiciária.

De segunda a sexta das 12h às 18h. Sábados e domingos fechado.

Praça Nossa Senhora de Salette – Centro Cívico

(41) 3200-3614

 

Museu da Medicina do Paraná

O museu é uma parceria entre a Santa Casa de Curitiba (primeiro hospital da cidade) e a Associação Médica do Paraná (entidade representante dos profissionais de medicina no estado) e visa resgatar e eternizar o legado deixado pelos pioneiros da medicina local. O acervo conta com uma farmácia com armários e frascos de medicamentos ainda lacrados, instrumentos usados em diversas especialidades, aparelhos, documentos, entre outros. Também são rememoradas figuras ilustres da área, como médicos e farmacêuticos.

De segunda a sábado, das 9h às 18h30

Praça Rui Barbosa, 694 – Centro

 (41) 3320-3502

 

Museu da Vida

Para brincar e interagir com a natureza, o Museu da Vida é o espaço ideal. Antigo Lar das Meninas, o museu é mantido pela Pastoral da Criança e é um espaço interativo, de encontros e de produção de saberes com várias exposições, sendo seis internas e duas áreas de lazer ao ar livre. As exposições contêm elementos interativos que oferecem oportunidades variadas para as crianças e suas famílias e também retrata a história da Pastoral da Criança e de sua fundadora, Dra. Zilda Arns Neumann. No último domingo do mês acontece o evento “Vamos brincar no museu?”.

De segunda a sexta, das 8h às 18h. De Sábados, domingos e feriados das 10h às 19h.

Atração paga ($)

R. Jacarezinho, 1691 – Mercês

(41) 2105-0250

 

Museu de Arte Contemporânea

Criado em 1970, o MAC tem por finalidade recolher, abrigar e preservar obras dos mais representativos artistas brasileiros, em especial os paranaenses. Em seu acervo estão cerca de 1.800 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, tapeçarias, instalações, vídeos, entre outras manifestações artísticas. O museu realiza frequentemente exposições com obras do acervo, de artistas selecionados e convidados. O MAC conta ainda com uma biblioteca especializada em artes visuais e hemeroteca sobre artistas, instituições de arte, textos de crítica e outros assuntos relacionados à cultura.

De terça a domingo, das 10h às 18h.

O MAC está funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9
R. Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico

(41) 3323-5328

 

Museu de Arte da UFPR

O MusA tem como missão preservar, pesquisar e difundir as artes plásticas, assim como ser um centro de pesquisa e referência no campo da museologia. O acervo é composto por Arte Postal, Desenho, Escultura, Fotografia, Gravura e Pintura. Além de conhecer o museu, a visita vale também pelo prédio histórico da UFPR e Praça Santos Andrade.

De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados fechado.

R. XV de Novembro, 695 - Centro

(41) 3310-2603

 

Museu de Arte Indígena

Este é o lugar para conhecer arte plumária, arte cerâmica, máscaras ritualísticas, instrumentos musicais e cestarias. Neste museu você mergulha no universo indígena brasileiro, descobrindo a imensa diversidade de tribos, de línguas e de culturas existentes. É o único museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção artística dos indígenas nacionais.

De segunda a sexta das 10h às 17h30. Sábado e domingo fechado.

Atração paga ($)

Av. Água Verde, 1413 - Água Verde

(41) 3121-2395

 

Museu de Arte Sacra

Anexo à Igreja da Ordem, está o Museu de Arte Sacra, criado em 1981. O museu possui um acervo de mais de 800 peças classificadas como objetos de culto, paramentos litúrgicos, obras raras, mobiliário, fotografias, pinturas, imagens e objetos de uso pessoal. Entre as peças, destaca-se a imagem do Bom Jesus dos Pinhais, em terracota, de fins do século XVII.

De terça à sexta das 9h às 12h e 13h às 18h. Sábado e domingo as 9h às 14h. 

R. Claudino dos Santos, s/nº, Igreja da Ordem – Centro

(41) 3321-3226

 

 

Museu de História Natural Capão da Imbuia

Este museu conta com duas exposições: uma exposição interna denominada "Ecossistemas Brasileiros", onde dioramas, animais taxidermizados e plantas desidratadas compõem os principais ambientes brasileiros representados no Paraná, e uma exposição externa "No Caminho das Araucárias", composta por vitrines e painéis dispostos ao longo de uma passarela elevada que percorre o interior do bosque. Utilizando elementos naturais, essa exposição é voltada à sensibilização quanto à conservação da Floresta com Araucária. Há também a Calçada da Fauna com pegadas de animais nativos.

De terça a domingo das 9h às 16h45

 R. Prof. Nivaldo Braga, 1369 - Capão da Imbuia

 (41) 3313-5481

 

Museu de Periferia

Em uma iniciativa para resgatar e preservar a memória do bairro, o museu que fica na Associação Cultural de Negritude e Ação Popular, é um registro das histórias dos moradores, das lutas por moradias e representa um espaço de cultura periférica. Desde o ano de 2011 realiza exposições com imagens fotográficas e objetos que ilustram o histórico dos primeiros habitantes até os dias atuais.

Visitação às quintas-feiras, a partir das 14 horas, com agendamento

R. Francisco José Lobo, 945, Sítio Cercado

(41) 98834-5228

 

Museu do Automóvel

Fundado em 1976 o museu possui mais de 150 veículos que são expostos alternados nas 70 vagas existentes no espaço. A exposição se divide nas seguintes categorias: Vintage, Nacionais e de Corrida, sendo um dos museus deste gênero mais expressivos no país. São destaques o Ford T Sport Runabout 1926, Fiat 520 – 1928, Hupmobile Sport Roadster 1930, Cadillac Presidencial 1952, caleça francesa Rotschil de 1910, jipe anfíbio de 1942 e Mclaren M23 1974 – Fórmula 1 do piloto Emerson Fittipaldi, além de bicicletas, motocicletas e diversas curiosidades mecânicas.

De terça a sexta das 13:30 às 16:45. Sábados, domingos e feriados das 10h às 12h e das 13h30 às 17h45

Atração paga ($)

Av. Cândido Hartmann, 2300 - Mercês

(41) 3335-1440

 

Museu do Expedicionário

O Museu do Expedicionário, fundado em 1980 a partir de uma iniciativa da Legião Paranaense do Expedicionário, tem um rico acervo composto de objetos, armas, equipamentos militares, documentos, fotografias, filmes, mapas, entre outros, que retratam a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial. O local conta com Salas de Exposições Permanentes e Temporárias, Auditório e Biblioteca. Na praça em frente ao Museu estão peças que representam as três Forças armadas: âncora e torpedo, carro de combate e avião. O avião é um Thunderbolt P-47, que fez parte do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, na Itália. Na fachada do prédio há esculturas de pedra representando uma Patrulha de Infantaria em ação, obra de Humberto Cozzo. Em frente aos mastros das bandeiras, uma lápide homenageia os 28 veteranos paranaenses mortos em combate.

De terça a sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 12h e das 14h às 17h

R. Comendador Macedo, 655 (Praça do Expedicionário) – Alto da XV

(41) 3362 8231

 

Museu do Holocausto

O primeiro Museu do Holocausto do Brasil busca ceder a palavra e contar histórias dos que pereceram e dos que sobreviveram ao genocídio. Inaugurado em 2011, mostra os acontecimentos do holocausto através de histórias de vítimas que possuem ligação com o Brasil. Além das exposições, o museu possui acervo de livros e filmes relacionados ao tema.

Segunda, terça e quarta das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Sexta das 8h30 às 11h30. Domingo das 9h às 12h. Quinta e sábado fechado.

Visitas somente com agendamento no site do Museu do Holocausto.

R. Cel. Agostinho Macedo, 248 - Bom Retiro

(41) 3093-7461

 

Museu do Telefone

Localizado na base da Torre Panorâmica de Curitiba, uma torre de telefonia aberta à visitação, com mirante a mais de 109 m de altura, com uma vista em 360º de Curitiba. O museu conta com vários aparelhos que expõem a evolução da telefonia no estado do Paraná.

Horário de atendimento somente por agendamento das 10h às 18h, de terça a domingo.

R. Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 - Mercês

(41) 3339-7613

 

Museu Egípcio e Rosacruz

O Museu Egípcio é formado por objetos relacionados ao Antigo Egito, possuindo peças que contam a história dos faraós, da religião e do cotidiano daquela civilização. Há inclusive duas múmias originais. Na área externa tem a Alameda das Esfinges, pirâmide, obelisco e estátua do imperador romano. O Museu Rosacruz apresenta objetos recebidos pelos Três Grandes Mestres da AMORC-GLP e informações sobre a instituição.

De terça a sexta das 10h às 16h30. Sábado e domingo das 10h às 16h.

Atração paga ($)

 R. Nicarágua, 2641 - Bacacheri

(41) 3351-3024

 

Museu Ferroviário

O museu fica na antiga Estação Ferroviária, prédio inaugurado em 1885 que está preservado e é um patrimônio histórico que relata como era a cidade de Curitiba no século XIX e como ocorreu o seu desenvolvimento através da Estrada de Ferro Curitiba - Paranaguá. O acervo conta com mais de 600 peças, como um grande livro utilizado para a contabilidade da antiga estação, relógios, telefones e telégrafos que eram utilizados no local e objetos do interior dos trens, como bagageiros, fechaduras e luminárias da época. O espaço ainda possui uma locomotiva a vapor em exposição. Há também recortes de jornais e livros sobre as ferrovias que podem ser consultados no local.

De terça a sábado das 10h às 18h. Domingo das 11h às 19h.

 Av. Sete de Setembro, 2775 - Rebouças

(41) 3094-5344

 

Museu Forense

O Museu Paranaense de Ciências Forenses é dedicado à conservação da história da Polícia Científica do Paraná e à divulgação das ciências forenses. Possui em seu acervo instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Estado do Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e centenas de ossos e outras peças anatômicas.

 

Visitação na última segunda-feira de cada mês, das 9h às 16h.

R. Paulo Turkiewicz, 150 – Tarumã

(41) 3361-7232

 

Museu Guido Viaro

Este museu foi reaberto em 2009 pela família do artista e é um dos poucos museus particulares da cidade. Além de uma vasta mostra da obra do artista Ítalo-brasileiro Guido Viaro (1897-1971), há também um anexo onde são realizadas em média 10 exposições temporárias por ano. Abriga ainda uma sala dedicada ao escritor curitibano Dalton Trevisan, que contém seus livros, traduções, filmes baseados em sua obra e estudos críticos.

De terça a sábado das 14h às 18h.

R. XV de Novembro, 1348 - Centro

(41) 3018-6194

 

Museu Municipal de Arte

Integrando o complexo do Portão Cultural, o MuMA foi inaugurado em 5 de maio de 1988, tem o objetivo de preservar, conservar, guardar e divulgar o acervo de arte do Município, reunindo aproximadamente 3.800 obras das coleções Poty Lazzarotto, Andrade Muricy, Mohamed Ali El Assal, Cleusa Salomão, Jorge Carlos Sade e Ben Ami. E obras de artistas paranaenses que enfatizam a fase contemporânea, nos anos de 1980 e 1990, período no qual a produção do Paraná obteve reconhecimento nacional. A Sala Célia Neves Lazzarotto abriga a exposição permanente intitulada "Coleção Célia e Poty Lazzarotto", com obras pertencentes à coleção pessoal do casal. São trabalhos de artistas como Picasso, Guignard, Portinari, Di Cavalcanti, Pancetti e muitos outros. O MuMA também recebe, em mais duas salas, exposições temporárias de nomes consagrados no cenário das artes plásticas.

De terça a domingo das 10h às 19h

Av. Rep. Argentina - Portão

(41) 3329-2801

 

Museu Oscar Niemeyer

Inaugurado em 2002, o projeto é de autoria do reconhecido arquiteto que leva seu nome. O museu abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional, com aproximadamente 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. Há obras de Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro, Helena Wong, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros. É considerado o maior museu de arte da América Latina, com um espaço de cerca de 35.000 m2 de área construída e mais de 17.000 m2 de área para exposições. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras. O local ainda abriga espaço para eventos, loja e café.

Terça a domingo das 10h às 18h

Atração paga ($)

R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico

(41) 3350-4400

 

Museu Paranaense

O Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte, hoje Praça Zacarias. Com um acervo de 600 peças, era então, o primeiro no Paraná e o terceiro no Brasil. Em 1882 transformou-se em órgão oficial de governo. Desde a sua inauguração o Museu Paranaense ocupou seis sedes, até fixar-se na atual, o Palácio São Francisco, construção de 1929. Atualmente o Museu Paranaense desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia e História. Seu acervo conta com mais 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, mobiliário, armas, uniformes, indumentárias, documentos, mapas, fotos, filmes, discos, máquinas, equipamentos de diversas espécies, moedas, medalhas, porcelanas, pinturas em diversas técnicas e esculturas, além de grande acervo arqueológico (lítico, cerâmico e biológico), antropológico (cestaria, plumária, armas, adornos e cerâmicas indígenas) e retratos a óleo da antiga Pinacoteca do Estado.

De terça a domingo das 10h às 17h30.

R. Kellers, 289 - São Francisco

(41) 3304-3300

 

Museu Planeta Água

Localizado na primeira estação de tratamento de água e esgoto de Curitiba, o espaço interativo é dedicado ao conhecimento e à preservação da água. A museografia criativa e sensorial, proporcionada por diferentes suportes imersivos, como projeção mapeada, realidade aumentada, holografias, vídeos e sons, resulta em uma visitação ativa àqueles que mergulham nessa experiência.

 

Visitas somente com agendamento. De terça a sábado das 9h às 17h. Domingo e segunda fechado.

R. Eng. Antônio Batista Ribas, 151 - Tarumã

(41) 99902-9385

 

Museu Tutankhamon

Espaço exclusivo dedicado a expor a história de Tutankhamon. O projeto e a produção foram realizados pelo Laboratorio Rosso, que se baseou nas pesquisas do arqueólogo e cientista Dr. Zahi Hawass. A exposição mostra como foi o período das grandes escavações no Cairo, nas primeiras décadas do século 20, como era a vida de um monarca egípcio desde a infância, a religião e vida após a morte e sepultamento, além de uma sala que replica o tamanho da tumba que foi a última morada do faraó, tal qual ela foi descoberta pelos arqueólogos.

De terça a sexta das 10h às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.

Atração paga ($)

R. Nicarágua, 2641 - Bacacheri

(41) 3351-3024

 

Museu Ucraniano

O museu é mantido por voluntários na sede da Sociedade Ucraniana do Brasil. O acervo é composto por bens culturais, como indumentárias típicas, mobiliário, instrumentos musicais, utensílios domésticos, medalhas e fotos que contam a história da imigração ucraniana, em especial, no Paraná. As peças foram doadas por ucranianos e seus descendentes.

Visitas somente com agendamento por telefone.

Alameda Augusto Stellfeld, 795 - Centro

(41) 3224-5597

 

 

Memoriais

Memorial Africano

Inaugurado em 2010, com um grande portal na entrada principal, possui 54 colunas representando os países do continente. As colunas de quatro metros de altura levam o nome de cada País, a bandeira e a localização no território africano. As descrições e desenhos são feitos em azulejos. Além das 54 colunas, outras duas, amarelas, com o dobro do tamanho das demais, completam o portal e simbolizam a educação e a cultura. Um mosaico de pedras nas cores preto, branco e vermelho forma o mapa do continente africano, com o desenho dos países.

Horário de funcionamento diário

R. Lothário Boutin, S/N – Pinheirinho

(41) 3250-7717

 

Memorial Árabe

Homenageando a cultura do Oriente Médio, funciona como biblioteca especializada. O prédio lembra o estilo arquitetônico das edificações mouriscas por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais. Com pouco mais de 140 metros quadrados de área construída, o Memorial tem o formato de um cubo e está colocado sobre um espelho d’água. No interior da construção, sobre um pedestal de mármore, está a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran.

De segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sábados e domingos fechado.

Av. João Gualberto, 141 - Centro Cívico

(41) 3324-2456

 

Memorial da Imigração Japonesa

Aqui se homenageiam os japoneses que se radicaram na região dedicando-se à agricultura. Estão espalhadas pela praça 30 cerejeiras enviadas do Japão pelo Imperador e lagos artificiais nos moldes japoneses. Em 1993, foi construído o Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá. A escultura de Tomie Ohtake, que representa as relações do Brasil com o Japão, foi instalada em 2018.

 

Diariamente das 9h às 18.

Praça do Japão - Água Verde

(41) 3244-7463

 

Memorial da Imigração Polonesa

Localizado no Bosque do Papa, uma área verde de 46 mil m2, no Centro Cívico, o Memorial Polonês é um museu ao ar livre, composto por sete casas construídas com troncos de pinheiros encaixados, típicas da imigração polonesa. As casas abrigam um museu de móveis e utensílios domésticos utilizados pelos imigrantes (como a pipa de azedar repolhos), a capela de Nossa Senhora de Czestochowa, um quiosque para a venda de artesanato e produtos típicos, e espaços para eventos e exposições.

De terça a domingo das 9h às 18h

R. Euclides Bandeira, s/nº Centro Cívico - Bosque João Paulo II

(41) 3313-7194

 

Memorial da Segurança no Transporte

O espaço reúne história e tecnologia para oferecer aos visitantes experiências que mudam comportamentos no trânsito. Conta a evolução do transporte, da invenção da roda até os modernos BRT’s (sistema de transporte rápido por ônibus em vias exclusivas). Possui simulador de capotamento, de impacto, bafômetro e um ônibus biarticulado suspenso.

De Quarta a sábado, das 9h às 17h.

R. Eduardo Sprada, 6447 - Cidade Industrial De Curitiba

(41) 3373-5757

 

Memorial de Curitiba

Com painéis do pintor curitibano Sérgio Ferro, guarda também estatuária em bronze de vultos históricos. Também a escultura de Dom Pedro l, evocativa aos 200 anos do Brasil 1822-2022. E a capela dos fundadores de Curitiba com os altares de 1780, da primeira igreja da cidade, que serviram a missa do Papa João Paulo 2 em Curitiba, em 1980. Um ótimo espaço para conhecer Curitiba, pois possui a linha do tempo da história da cidade, desde os primórdios até os tempos atuais. Também permite no seu terraço a bela visão do centro histórico.

De terça a sexta das 9h às 12 e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 15h.

R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco

(41) 3321-3313

 

Memorial Dra. Zilda Arns Neumann

No Memorial, o visitante pode conhecer a trajetória de vida e trabalho da Dra. Zilda Arns Neumann. O espaço retrata a história da médica desde sua infância, em Forquilhinha (SC), a escolha vocacional, seu trabalho como pediatra e sanitarista e a criação da entidade que a tornou conhecida em todo o mundo. O espaço traz ainda objetos pessoais, premiações, homenagens, informações sobre sua última viagem (ao Haiti, em 2010), além de contar com o escritório, onde a médica trabalhava, reconstituído conforme estava antes da viagem ao país caribenho.

Segunda a sexta: das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados: das 10h às 19h.

Atração paga ($)

R. Jacarezinho, 1691 - Mercês

(41) 2105-0250

 

Memorial Paranista

O Memorial Paranista e o Jardim das Esculturas João Turin reúne peças do grande nome do Paranismo, João Turin, considerado o precursor da escultura no Paraná. O Memorial é constituído pelo Jardim das Esculturas e por três edificações interligadas por uma galeria com cobertura de vidro. De um lado estão os acessos para o Teatro Cleon Jacques e para as duas salas de exposições, e de outro, o novo Ateliê de Esculturas, o Liceu das Artes e a Loja #CuritibaSuaLinda, com produtos de artistas e artesãos curitibanos. O Jardim das Esculturas, na parte externa, é composto de um jardim com elementos paranistas, fontes de água e 13 obras de grandes proporções do acervo de João Turin.

A ideia do memorial é apresentar a arte escultórica e suas técnicas. Duas grandes portas de aço e vidro com elementos paranistas se abrem para uma galeria onde estão dispostos lado a lado 42 baixos-relevos com temas indígenas e retratos dos amigos de Turin e outros que também representam o movimento artístico do início do século 20.

De Terça-feira a domingo, das 10h às 18h

R. Mateus Leme, 4700 - São Lourenço

(41) 3313-7191

 

Memorial Ucraniano

Em estilo Bizantino, o portal e a réplica da antiga Capela de São Miguel – da cidade de Mallet, no Paraná – representam a cultura ucraniana. Na capela estão expostas pêssankas (ovos pintados à mão), bordados e outros ícones. O memorial também abriga o campanário, que simboliza a integração à nova terra e a importância da religião como mantenedora da unidade cultural, e uma casa de arquitetura típica, onde funciona a loja de souvenires e produtos artesanais. O Memorial possui ainda um palco e uma pêssanka gigante, obra do artista Jorge Seratiuk.

Diariamente das 10h às 12h e das 13h às 17h

Av. Fredolin Wolf, 1870 - Pilarzinho

(41) 3338-1442

 

 

Centros Culturais

Casa da Memória

A Casa da Memória é um Centro de Documentação e Pesquisa que tem como atribuições a pesquisa, preservação e conservação do acervo documental referente à história de Curitiba e do Paraná. O acervo da Casa, alimentado por pesquisas, doações da comunidade e aquisições feitas por meio de leis de incentivo à cultura, é composto por documentos impressos e manuscritos, periódicos, livros e materiais iconográficos, como aquarelas, plantas, mapas, projetos de construção, rótulos, fotografias em papel, diapositivos e negativos. Esse material é classificado, catalogado, indexado e informatizado para disponibilização ao público em geral.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados e domingos fechado.

R. São Francisco, 319 - São Francisco

(41) 3321-3236

 

Casa Romário Martins

A Casa Romário Martins é o último exemplar da arquitetura colonial portuguesa no centro de Curitiba. Foi construída no século XVIII e desde 1973 funciona como um espaço cultural. Seu nome é uma homenagem ao cronista e historiador Alfredo Romário Martins.

 

 

De terça a sexta das 9h às 12 e das 13h às 18h. Sábado e domingo das 9h às 12h

Largo Coronel Enéas, 30, Largo da Ordem - São Francisco

(41) 3321-3226

 

Centro Cultural da Vilinha

Inaugurado em junho de 2011, na região onde se iniciou a colonização europeia em Curitiba, oferece aulas e cursos, proporciona o resgate da história da cidade e conta com uma sala expositiva.

De terça a domingo, das 8h às 20h

Rua Marco Polo, 1560 - Boa Vista

(41) 3238-0372