Ir para conteúdo

Programa Escola de Turismo

O Programa Escola de Turismo nasce no momento de retomada da economia, onde não apenas Curitiba, mas o Brasil e o mundo se reorganizam para um novo tempo diante dos desafios no enfrentamento à pandemia gerada pelo COVID-19.

Neste contexto, Curitiba e seus gestores, parceiros e cidadãos buscam construir juntos alternativas para minimizar os impactos da pandemia em diversas áreas. Com isso, a atividade turística surge como um dos pilares fundamentais para redução das desigualdades socioeconômicas, valorização da cultura e do meio ambiente.

O Programa Escola de Turismo de Curitiba tem como missão proporcionar ao setor de turismo uma base de capital humano qualificada, experiente, motivada, e que atenda às demandas atuais e futuras do mercado, contribuindo para o incremento da competitividade, inovação e sustentabilidade do destino Curitiba.

Unindo o setor público, o setor privado e o terceiro setor, a Escola congrega parcerias colaborativas, agregando os interesses do trade e da sociedade, servindo como um alicerce de conhecimento, preparação e suporte técnico para a retomada econômica em Curitiba e na Região Metropolitana.

Deste modo, por meio de palestras, eventos, cursos e oficinas, em formato híbrido e presencial, distribuídos em 23 eixos que contemplam as áreas de agenciamento, eventos, gastronomia, gestão de empresas, hotelaria, lazer e recreação, planejamento turístico e transportes, a escola visa qualificar e complementar a formação de profissionais do setor.

CURSOS OFERTADOS

Programação de Cursos do Programa Escola de Turismo de Curitiba com inscrições abertas.

Curso 1 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE NOVOS CENÁRIOS PARA EMPRESAS TURÍSTICAS

Objetivo: Oportunizar o reconhecimento dos documentos básicos de gestão no universo empresarial do turismo. Conceituar os elementos que sustentam à competição no mercado corporativo, reconhecer os novos modelos mentais. Identificar os desafios do gestor contemporâneo no trade do turismo. Desafios da empresa que modela por conhecimento. Fluxos de comunicação. Ambiente de alta performance. Coletivização de processos. Tipos de mercados, mercados emergentes e novas economias. Gap e modelos disruptivos. O consumidor social. Novos modelos de consumo e de formatação social. Gestão de ambiente de alta performance, criatividade e modelos gerenciais de alta criatividade.

Data: De 22/11 à 26/11 no período da tarde

Curso 2 - NATAL DE CURITIBA PREPARAÇÃO PARA O ATENDIMENTO E ORIENTAÇÃO AO TURISTA DE FINAL DE ANO - TURMA 1

Objetivo: Capacitar Guias de Turismo, Recepcionistas de Hotéis e Concierges de Hotéis para que conheçam o conceito do Natal de Curitiba 2021 e todas as atrações planejadas e que serão executadas neste ano bem como as ferramentas e formas de agendamento das ações previstas para que assim possam qualificar sua atuação junto com os turistas que busquem Curitiba como seu destino de final de ano

Data: 17/11 no período da tarde

Curso 2 - NATAL DE CURITIBA PREPARAÇÃO PARA O ATENDIMENTO E ORIENTAÇÃO AO TURISTA DE FINAL DE ANO - TURMA 2

Objetivo: Capacitar Guias de Turismo, Recepcionistas de Hotéis e Concierges de Hotéis para que conheçam o conceito do Natal de Curitiba 2021 e todas as atrações planejadas e que serão executadas neste ano bem como as ferramentas e formas de agendamento das ações previstas para que assim possam qualificar sua atuação junto com os turistas que busquem Curitiba como seu destino de final de ano

Data: 18/11 no período da manhã

Curso 3 - GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTÁVEL PARA RESTAURANTES, PANIFICADORAS E AFINS

Objetivo: Potencializar a utilização de técnicas de gestão ambiental e sustentável no comércio de alimentos para empresários e profissionais do setor turístico que atuam com foco em gastronomia e alimentos em Curitiba, para que possam qualificar suas estratégias de atuação no setor, visando deixar o trade turístico preparado e capacitado para receber os turistas no processo de retomada econômica da Cidade de Curitiba.

Capacitar empresários e profissionais do setor turístico que atuam com foco em gastronomia e alimentos em Curitiba para a aplicação de técnicas de gestão ambiental e sustentável no comércio de alimentos e avançar no desenvolvimento dos objetivos do Programa Escola de Turismo de Curitiba.

Data: De 29/11 à 03/12 no período da tarde (13:00 às 17:00)

Cursos ofertados em parceria com o SENAC já podem ser acessados! Clique abaixo para mais informações:

Opção 1

Opção 2

OBJETIVOS DA ESCOLA DE TURISMO

  • Consolidar Curitiba como um grande polo educacional de Turismo.
  • Contribuir para melhor gerenciamento e competitividade do serviço turístico.
  • Aumentar as competências e habilidades dos profissionais do setor de turismo, hoteleiro e gastronômico.
  • Preparar para o primeiro emprego nas áreas de Turismo e Gastronomia.
  • Qualificar, capacitar, com foco em inovação e novas tendências, abrindo a escola de turismo à comunidade e Região Metropolitana de Curitiba.
  • Despertar melhores práticas e compartilhamentos de experiências locais, nacionais e internacionais.
  • Incentivar a inovação e o empreendedorismo, com base nos conceitos de um Destino Turístico Inteligente.
  • Valorizar e promover o trabalho no turismo.
  • Ser ambiente de intercâmbio e celeiro de novas ideias no setor turístico.