Ir para conteúdo

Projetos

PIT Móvel

O projeto Curitiba Ecoelétrico representa uma das primeiras iniciativas da Prefeitura para cumprir as recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos. Consiste na implantação de um programa de mobilidade urbana sustentável e para o cumprimento da meta de reduzir a emissão de gases tóxicos, que surgiu em uma parceria com a Itaipu Binacional, a Aliança Renault-Nissan e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria do Automóvel) de Portugal.

O carro elétrico cedido ao Ctur foi transformado em PIT móvel para operar de forma itinerante sendo posicionado em locais de grande fluxo de turistas e nos principais eventos da cidade, facilitando o acesso das pessoas às informações da cidade e atender demandas em diversos locais de Curitiba.

 

Construção da Central de Informações Turísticas do Jardim Botânico

O novo equipamento de apoio ao turista, projetado pelo IPPUC, a ser implantado no Jardim Botânico, principal ponto turístico da cidade, possui área prevista de 115 m2. Idealizado para bem receber os turistas, dentro dos padrões de hospitalidade, contará com auditório, sala de reuniões, recepção, banheiros adaptados, e área externa.   

O projeto é fruto de Convênio realizado entre a PMC e o Ministério do Turismo, que tem como objetivo o fortalecimento do turismo local, e o desenvolvimento do produto turístico no mercado nacional.

 

Elaboração do projeto de revitalização da sinalização turística

Em desenvolvimento o Projeto para implantação de 120 placas de sinalização bilíngüe e 70 para pedestres no Centro Histórico de Curitiba. O Projeto obedece as orientações e padronizações estabelecidas no Guia Brasileiro de Sinalização Turística. Contando com a elaboração de plano funcional e projeto executivo, o projeto prevê a valorização do patrimônio cultural e a sinalização de todos os pontos turísticos da cidade, ampliando a infraestrutura turística existente na cidade.

 

Revitalização da Praça da Espanha

Localizada num dos bairros próximos a região central, a Praça Espanha reúne em seus arredores, opções de lazer, gastronomia, artigos de decoração, antiguidades e design. A Praça Espanha está inserida como um dos pontos principais de interesse turístico nas programações de famtour e fampress, realizados pelas entidades representativas do Turismo na cidade.

Convênio realizado entre a PMC e o Ministério do Turismo, o projeto de revitalização da Praça Espanha prevê a ampliação e melhorias das calçadas, do piso central, iluminação, paisagismo, e da acessibilidade, que será melhorada com substituição das calçadas externas por paver e a criação de rampas de acesso.

Outros equipamentos da praça, como o chafariz, o parquinho e o Farol do Saber também passarão por manutenção. O paisagismo da praça será renovado, assim como a iluminação. Será feita ainda a substituição de toda a rede elétrica.

Na Casa da Leitura Miguel de Cervantes haverá reforma nas esquadrias, obras de acessibilidade nos sanitários, melhorias nas instalações elétricas e hidrossanitárias e do sistema de ar-condicionado.

 A revitalização da acessibilidade da Praça Espanha contribuirá sobremaneira  para o fortalecimento da região como produto turístico tornando-a acessível e pronta para os grandes eventos programados para a cidade.

 

Pesquisas e Estatísticas

O estudo da Demanda Turística tem como meta principal delinear o perfil do turista e do excursionista que visitam o município (turismo receptivo), além dos residentes que saem (turismo emissivo), já as pesquisas na Feira do Largo da Ordem, Linha Turismo e em eventos geradores de fluxo têm como objetivo mensurar a demanda turística em determinado evento, além de identificar o perfil, o comportamento e a opinião dos participantes.

As pesquisas de demanda e nos eventos são fatores importantes para o planejamento das atividades ligadas ao turismo, proporcionando subsídios para efetuar um melhor comparativo com os dados de pesquisas efetuadas em anos anteriores, possibilitando estimativas futuras mais confiáveis.

Assim, o fato de que conhecendo o consumidor, a promoção e a comercialização do produto turístico será mais objetiva, atingindo o público certo, permitindo o conhecimento do mercado pelo setor, uma melhor orientação para as ações e projetos do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Curitiba no que se refere a investimentos, formatação e promoção do produto, além de campanhas publicitárias.