No domingo (27/8), a comunidade polonesa de...

Cultural

Celebração Nossa Senhora de Czestochowa

18 08

No domingo (27/8), a comunidade polonesa de Curitiba celebra uma das datas mais importantes de seu calendário. A festa em louvor à Nossa Senhora de Czetochowa, padroeira da Polônia, será no Memorial Polonês, no Bosque João Paulo II, a partir das 15h. A festividade também marca os 37 anos da visita do Papa João Paulo II a Curitiba.

Às 15h começa a missa celebrada pelo padre provincial da Sociedade Cristo, Kazimierz Dlugosz, com acompanhamento do Arcebispo Emérito de Curitiba, dom Pedro Fedalto. A solenidade terá apresentação do Coral João Paulo II e do Coral Santo Estanislau.

A missa é marcada pela entronização do ícone da santa na capela. A imagem foi oferecida pelo arcebispo de Czestochowa, Waclaw Depo.

Na sequência, diversos grupos de dança folclórica se apresentam. São os grupos: Junak, Wisla, Wael, Wiosna, Wesoly Dom e Szarotka.

A celebração tem início às 12h, com almoço típico e barraquinhas de comida durante todo o dia. Às 13h30, a Banda Lyra se apresenta no Memorial.

A festa é realizada pela Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil (Braspol), a Missão Católica Polonesa no Brasil, Consulado Geral da Polônia em Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Prefeitura de Curitiba.

Data(s): 18/08/2019

Horário: A partir das 12h