App de turismo para público com mais de 60 anos vence o Curitiba Smart Hack

Curitiba Smart Hack

Um aplicativo que apresenta novas experiências culturais locais para os curitibanos com mais de 60 anos e fomenta o trabalho de artesãos, designers e artistas da capital. Este é o “Simbora Curitiba”, app criado pelo Grupo Magda que conquistou o primeiro lugar do Curitiba Smart Hack – maratona virtual de desenvolvimento de software de 42 horas de duração, encerrada no domingo (28/3).

O hackathon integrou a programação de março do Vale do Pinhão pelos 328 anos de Curitiba, celebrados nesta segunda-feira (29/3), e teve o apoio da Prefeitura e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

O Grupo Magda levou um prêmio de R$ 10 mil, além de ingressos para o Smart City Expo World Congress, em Barcelona, e o Smart City Expo Curitiba.

“Reunimos 24 equipes com 162 participantes de todo o país, um grupo bastante qualificado e heterogêneo, com perfil voltado às soluções de cidades inteligentes. Também contamos com a presença de 30 mentores e nove jurados que prestigiaram o Curitiba Smart Hack com sua expertise”, afirma Caio Castro, sócio-diretor e diretor comercial do iCities, organizador do evento com a Minsait, uma empresa Indra.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, parabenizou a iniciativa do iCities e Minsait.  Ela lembrou que evento on-line foi uma oportunidade para trabalhar em equipe e desenvolver a capacidade de networking na busca de produtos e serviços que melhorem o dia a dia da população. “É o Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital, mostrando sua força”, reforçou ela.

Turismo Inteligente

Os três projetos vencedores apresentaram soluções na área de Turismo Inteligente. Em primeiro lugar, a Equipe Magda desenvolveu o aplicativo “Simbora Curitiba”, voltado para a população com mais de 60 anos, que em 2022 ultrapassará a população de até 14 anos em Curitiba. Com interface facilitada, filtro de acessibilidade, localização e categorias de interesse, o app envia mensagem sobre a agenda de eventos culturais no WhatsApp do usuário.

A Equipe Guria classificou-se em segundo lugar com uma plataforma para promover um tipo de turismo que favoreça a diversidade histórica e cultural de Curitiba, democratizando e facilitando o acesso à cultura. O sistema tem interface gamificada, datasets culturais com localizador para tornar cada usuário um colecionador, tendo como premissa o dado de que 42% da população brasileira não possui o hábito de consumir cultura por falta de acesso.

O terceiro lugar ficou com a Equipe Colectiba, que criou um aplicativo mobile que proporciona uma interatividade gamificada para pessoas que desejam registrar, colecionar e compartilhar suas experiências turísticas digitalmente, através de blockchain e token digital. Com isso, forma-se uma espécie de álbum de figurinhas da cidade.

Confira as apresentações dos vencedores do Curitiba Smart Hack 2021:

1° Colocado: Equipe Magda

2° Colocado: Equipe Guria