Arcadas do São Francisco terão mosaico com temas paranistas

mosaico

• mosaico

Nesta terça-feira (31/5), a mosaicista Patrícia Ono e o arquiteto André Reis apresentaram ao prefeito Rafael Greca, no Palácio 29 de Março, um projeto de mosaicos com temas paranistas para as Arcadas de São Francisco.

“A cidade vai ampliar os painéis de mosaico, nos moldes que a Patrícia Ono já colocou no Zoológico e Passeio Público. É nossa ideia, com peças de cerâmica e vidro, enfeitarmos a escada das Ruínas de São Francisco e embelezar ainda mais o rosto da cidade”, comemora Greca.

As arcadas fazem parte do Setor Histórico da cidade, estão na rota da Linha Turismo e prometem ser mais um atrativo para moradores e visitantes. “A cidade vai ganhar mais um espaço 'instagramável', além de movimentar as Arcadas do São Francisco”, salienta Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

As mandalas Curitiba, Brasil, Origens e Tropical, feitas em mosaico e que estavam expostas no Jardim Botânico, foram doadas pela mosaicista e serão instaladas no Passeio Público. Com 1,15m de diâmetro, vão ampliar o acervo do local, onde já existem outras obras da artista.

“Nós estamos muito felizes com a oportunidade de fazermos várias obras em Curitiba. A arte do mosaico está ganhando destaque nos espaços públicos”, declara Patrícia.

O projeto Caminho do Mosaico também deve se estender, em uma nova etapa, para os portais dos cemitérios Água Verde e Boqueirão.

Durante o encontro o prefeito presenteou Patrícia com um lenço de seda com estamparia Paranista. “Para agradecer o lindo trabalho que você faz pela nossa cidade”, concluiu Greca.

Também participaram da reunião a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e o arquiteto do Ippuc Mauro Magnabosco.