Ir para conteúdo

Artesãos aprendem em Curitiba a fazer biscoitos decorados, pastilhas aromáticas e enfeites de Natal

Liceus de Oficios Criativos

  • Liceus de Oficios Criativos
  • Liceus de Oficios Criativos
  • Liceus de Oficios Criativos
  • Liceus de Oficios Criativos
  • Liceus de Oficios Criativos
  • Liceus de Oficios Criativos

O Liceu de Ofícios Criativos entra na reta final de atividades do ano, mas ainda dá tempo de o artesão aprender novas técnicas de artesanato e ampliar a sua oferta de produtos. Na próxima semana todas as oficinas são presenciais, com início às 14h.

Todos os cursos são gratuitos, voltados para o setor criativo da cidade. Para participar é preciso se inscrever com antecedência, já que as vagas são limitadas. Caso as vagas estejam esgotadas, existe a opção de entrar para a lista de espera

Wax Melts Natalina

Na segunda-feira (27/11), Tathiana Ziemmer (@velapontocom_ ) vai ensinar a fazer uma pastilha aromática que está se tornando muito popular no Brasil. É ideal para deixar a casa ainda mais cheirosa neste Natal. “Wax Melts são pastilhas de cera perfumadas, que podem ser usadas em um aromatizador de cerâmica elétrico ou rechaud”, explica Tathiana.

No curso, ela vai apresentar aos participantes um kit para que cada um faça suas próprias pastilhas, dando dicas e truques para elas ficarem perfeitas e cheirosas. Ao final, os participantes vão levar para casa as suas próprias Wax Melts. 

A Magia das Árvores de Biscoitos Decorados

Na terça-feira (28/11), a doceira Márcia Bratkoski (@kathiebiscoitos) vai ensinar como criar uma árvore de biscoitos decorados. 

“Vou compartilhar segredos e técnicas para fazer biscoitos que são verdadeiras obras de arte comestíveis. Esta é a oportunidade perfeita para adicionar um toque de magia e sabor à sua celebração de Natal”, declara Márcia.

A lista de materiais inclui: espátula pequena; rolo para massa; cortadores de biscoito em diferentes formatos, como estrelas, corações, ou árvores de Natal; confeitos, pérolas comestíveis e outros enfeites comestíveis; cone de isopor 24cm; embalagem um pouco mais alta que o isopor para transportar a árvore; uma folha de celofane e fita de cetim para embalar a árvore; touca descartável e avental (opcional).

Enfeites Natalinos em Feltro

Na quarta-feira (29/11), a artesã Vivian Dalpiaz (@minicasadavivi) irá compartilhar seus segredos e ensinar como confeccionar à mão enfeites em feltro para a árvore de Natal. 

“Costurar à mão melhora a coordenação motora, o autocontrole, o foco e promove o reforço das propriedades cognitivas”, explica Vivian. 

A lista de materiais tem retalhos de feltro nas cores natalinas; retalhos de tecidos; linhas e agulhas de costura; tesoura; enchimento (fibra); fitas; botões; e cola para tecido.

Mini Sagrada Família em tecido

Na quinta-feira (30/11), a artesã Mônica Mota (@ateliemariaretalho) vai ensinar como criar uma mini Sagrada Família, com o uso de tecidos. Neste encontro, serão exploradas diversas possibilidades reutilizando materiais que o artesão já tem em casa.

A lista dos materiais necessários inclui retalhos de tecido para as roupinhas; 1 vidro de conserva, limpo e sem rótulo; tesoura para tecido; pistola de cola quente e refil; sisal ou fio de rami; 1 palito de churrasco; e pincel pequeno.

Os demais materiais serão fornecidos pela artesã.

Serviço

Liceu de Ofícios Criativos
Rua Mateus Leme, 22 - São Francisco
Estacionamento conveniado: Estacionamento da Ordem (Rua Treze de Maio, 635). O período de 4 horas custa R$ 10.

Quer compartilhar?