Artesãos comemoram vendas feitas pela loja virtual

Feirinha do Largo da Ordem

• Feirinha do Largo da Ordem

Há 29 anos o artista plástico Carlus Alberto Lisboa, 50 anos, vende suas obras de arte na Feira do Largo da Ordem. Com a chegada da pandemia pela covid-19, não só a rotina mudou mas também a estratégia de venda. Assim que a feirinha migrou para o mundo virtual ele conta que logo criou uma página no portal (https://feiradolargo.curitiba.pr.gov.br/carlus-lisboa/217), montou uma exposição online com os trabalhos e comemora os resultados.

“Era tudo o que precisávamos nesse momento, tenho vendido mais do que se estivesse na Feira, meus quadros agora ganharam uma vitrine nacional e espero que quando essa fase de isolamento passar o site permaneça no ar”, conta Carlus.

A encomenda mais recente, feita através do site, acabou de ser entregue para a Câmara Municipal de Quatro Barras, um painel de 4,5m x 2,5m, em óleo sobre tela.

Bonecas de pano

Para a artesã Joslany Mello Moreira, 52 anos, o momento é de adaptação. Há 16 anos que ela estava acostumada a vender suas bonecas e bichinhos de pano acompanhados de um sorriso e trocas de olhar, mas agora tudo mudou.

Ela também adotou a plataforma de vendas online de seus produtos e para quem nunca tinha usado a internet dessa forma, está surpresa com o aumento nas vendas.

“Antes a Feira acontecia apenas aos domingos e com o grande número de opções de produtos nem sempre eu vendia ou fechava uma encomenda, agora tenho a oportunidade de vender todos os dias”, afirma Joslany.

O pequeno negócio ganhou sua primeira loja virtual (https://feiradolargo.curitiba.pr.gov.br/joslany-mello-moreira/232) e ela conta que no início a ideia era aproveitar o período de suspensão da feira presencial para aumentar o estoque e criar novos produtos para o momento da reabertura, mas até o momento, com tantas encomendas, ainda não sobrou tempo para isso.

“Estou muito feliz com o reconhecimento do meu trabalho, toda semana tenho encomendas, ainda não parei desde que fiz o cadastro no site. Sei que está difícil para muitos artesãos mas não podemos desanimar”, diz Joslany.

Para ela esse não é o momento de voltar para a venda presencial. “Gosto muito de ver e falar com as pessoas, mas o Largo da Ordem é um espaço público, não tem como controlar o número de pessoas que circulam, acho muito arriscado, tenho que me cuidar e preservar a minha família”, conclui.

Uma pesquisa interna realizada pelo IMT junto aos artesãos da Feira do Largo da Ordem, indica que apenas 28% dos artesãos, que responderam a pesquisa, se sentiriam seguros em retornar com a Feira presencial, neste momento.

Mosaico

“Eu fui uma das primeiras pessoas a fazer a inscrição no site e estou muito satisfeita com os resultados. Inclusive em conversa com alguns clientes eles relataram que foi fácil encontrar os produtos que procuravam”, revela a artesã Adriana Metzger.

Há 8 anos que ela apresenta os seus mosaicos na Feira do Largo da Ordem e conta que vários clientes, que não tinham o seu contato, a encontraram no site da Feira (https://feiradolargo.curitiba.pr.gov.br/artesemosaicos-adriana/70). Para Adriana a plataforma veio amenizar o efeito causado pela pandemia e elogia a rapidez com que o site foi criado. Ela salienta o momento delicado que estamos vivendo, se solidariza com os artesãos que não estão tendo o mesmo retorno que ela, mas diz que os bons resultados são reflexo da sua dedicação.

“Eu não fiquei parada, venho me capacitando, assisto a todos os cursos do Liceu de Ofícios Criativos, melhorei meus canais de venda, investi em outras plataformas. Acredito que as pessoas vão mudar o conceito de compras, tenho colocado em prática as dicas e ensinamentos dos professores e estou feliz com os resultados”, conta Adriana.

Capacitação

O Liceu de Ofícios Criativos, criado para promover a formação de produtores criativos da cidade também se readaptou rapidamente e foi adequado ao mundo digital, dando todo o apoio e cursos via EAD.

Desde abril, passou a oferecer capacitações de gestão, criatividade, marketing, finanças e inovação, com o intuito de alavancar as vendas online dos artesãos. Até o momento, 1.300 pessoas já foram formadas.

Plataforma digital

Criado pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT), o site da Feira do Largo da Ordem https://feiradolargo.curitiba.pr.gov.bré todo baseado em imagens dos produtos dos artesãos. Moderno e bem otimizado, oferece área de busca por temas: alimentício; artes plásticas; arte em madeira; arte em plástico; arte em tecido; brinquedos; colecionador; decorativos; sabonetes, velas e difusores; utilitários e vestuário.

“Foi um desafio criar o site tão rapidamente e estamos colhendo bons resultados. Nossa equipe vem monitorando a plataforma, já conseguimos aprimorar o sistema de buscas e a cada dia vamos implantando melhorias” diz Tatiana Turra, presidente do IMT.

Apesar de não ter nenhum custo para os artesãos se registrarem na vitrine virtual, dos 1.300 artesãos cadastrados na Feira, apenas 467 optaram pela plataforma. Desde o lançamento, no início de abril até o momento, o site conta com cerca de 600 mil visualizações.

“Esperamos que mais artesãos migrem para a nossa plataforma digital, é uma excelente vitrine e uma grande oportunidade de vendas neste momento em que vivemos”, conta Tangrian Cunico Santos, coordenadora das Feiras de Artesanato.

Para participar da plataforma digital basta acessar o link https://autenticacao-ecidadao.curitiba.pr.gov.br/https://autenticacao-ecidadao.curitiba.pr.gov.br/ e fazer o cadastro. Todo o processo é feito pelo próprio artesão. A Feira do Largo da Ordem está suspensa cumprindo as orientações do Comitê de Saúde do município.

Dados
Últimos 30 dias (15 junho a 14 julho) - 122.606 visualizações