Ir para conteúdo

Artesãos contam como a arte ajuda a superar momentos difíceis

Artesãos

  • Artesãos
  • Artesãos

 

 

Neste sábado (19/3) é comemorado o Dia do Artesão e para celebrar a data o Instituto Municipal de Turismo e o Liceu de Ofícios Criativos lançam o programa TransformARTE.

No programa, toda a comunidade vai ter a oportunidade de conhecer a história de diversos artesãos na cidade, que serão contadas em vídeos documentais, postados quinzenalmente nas plataformas digitais do Liceu de Ofícios Criativos.

“Com histórias reais queremos mostrar o poder transformador da arte na vida das pessoas. São histórias de artesãos que passaram por momentos de difíceis de dor e perda e reencontraram na arte a razão de continuar vivendo”, comenta Patrícia Betenheuser, coordenadora do Liceu de Ofícios Criativos.

O programa é uma homenagem a todos os artesãos que se dedicam ao ofício de produzir arte manualmente. Abrindo a temporada de histórias, todos vão conhecer a trajetória da artesã Eliane Silva, da @cinese_atelie, idealizadora do projeto, que estará disponível a partir das 21h nas plataformas digitais: Instagram, Facebook e Youtube.

“Esse projeto é sobre resgate de vida. Quando caí muito fundo em uma dor, vi que a princípio não tinha como me levantar e continuar", diz ela.

"A morte de meu filho primogênito aos 17 anos me deixou sem chão, sem nada. O artesanato, com toda sua originalidade e beleza, me possibilitou sair do escuro do meu sofrimento. Aos poucos eu vi que era possível voltar a sorrir, a me interessar por algo sem sofrer a cada minuto, ou seja, voltar a viver”, declara Eliane.

Origem da data

O Dia do Artesão é comemorado em 19 de março em homenagem a São José, padroeiro da categoria. De acordo com a tradição cristã, São José era marceneiro e naquela época praticava-se o ofício de maneira artesanal, por isso a escolha do seu nome para proteger os que exercem essa profissão.

Quer compartilhar?