Atrações de quinta incluem presépios, musical "Esperança" e Ópera da Cura

presepios natalinos

• presepios natalinos

Presépios natalinos são uma tradição para celebrar o nascimento de Jesus e dois espaços na capital trazem essa atração em grande escala como parte do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021.

No Sítio Cercado, figuras lúdicas que retratam a Virgem Maria, José e os três Reis Magos encantam a população que passa pela Rua da Cidadania do Bairro Novo. No Umbará, o presépio natalino, já com o menino Jesus na manjedoura, é apreciado por quem visita o Parque Lago Azul.

As visitações não precisam de agendamento.

As figuras nos dois presépios são criações da artista plástica Rosa Magalhães, da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro (RJ), e integram o acervo da Fundação Cultural de Curitiba.

A auxiliar administrativa Suzamara Domingues de França, 40 anos, levou o filho, Emanuel, de 3 anos, para admirar o presépio que fica logo na entrada da Rua da Cidadania (quase em frente à estação-tubo da Rua Tijucas do Sul).

“É lindo e muito bem cuidado”, salienta ela.

O aposentado Ademir Borges de Lima, 64 anos, que costuma passear de bicicleta próximo à Rua da Cidadania do Bairro Novo, não resistiu em parar no local para admirar a atração. “Pretendo voltar a noite para observar com a iluminação”, conta ele.

O presépio pode ser visitado na Rua da Cidadania do Bairro Novo durante o dia até as 19h.

Mensagem de esperança

No Parque Lago Azul, o presépio fica em frente ao mini lago com um moinho d'água. À noite, um holofote é aceso para destacar a atração natalina. A assistente social Alexandra Rodrigues, de 43 anos, levou sua filha, Maria Luiza, de 8 anos, e a sobrinha, Isabeli, de 4 anos, para passear no espaço verde do Umbará. “Todos precisam vir ver e queremos voltar à noite para ver com a luz”, disse Alexandra.

A comerciante Vanize Scroccaro Pilato, 49 anos, mora na região, tem uma loja próximo ao parque e não abre mão de apreciar anualmente o presépio do Lago Azul. “Eu acho muito importante a mensagem de esperança do nascimento de Jesus. O presépio resgata isso”, afirma ela.

O Parque Lago Azul fica na Rua Colomba Merlin, 831, no Umbará. O público pode visitar o local durante o dia até as 21h.

Quinta-feira

Curitibanos e turistas têm vários outros programas da temporada natalina nesta quinta-feira (16/12). Destaque, às 20h, para a estreia do musical de Natal “Esperança” da Terceira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba, no Água Verde. O espetáculo, com coro ao vivo, busca fazer uma reflexão sobre os tempos em que vivemos e resgatar o verdadeiro sentido do Natal, por meio da unidade e comunhão, inclusive fazendo a pergunta: e se Jesus tivesse nascido no Brasil?

O musical ainda ocorre na sexta (17/12) e sábado (18/12), às 20h, e no domingo (19/12), às 19h. O ingresso é 1 kg de alimento (exceto sal e fubá). Não é necessário fazer agendamento para assitir às apresentações.

Há ainda várias outras opções gratuitas na programação, como a Ópera da Cura no Memorial Paranista por Festval, o carrossel Mufatto no Parque Tanguá, o Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade, o Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui, o Caminho de Luz do Natal Condor no Passeio Público, o Caminho de Luz do Parque Náutico, as feiras especiais de Natal no Centro, a Vila de Natal Electrolux no Mercado Municipal e o Concerto Luminoso na Estufa do Jardim Botânico. Somente os circuitos drive-thru Caminho de Luz, a atração do Ebanx na Santos Andrade e a Vila de Natal Electrolux no Mercado Municipal precisam de agendamento.

Em caso de mau tempo, atrações ao ar livre poderão ser canceladas, com divulgação nas redes sociais da Prefeitura.

Atrações de quinta-feira (16/12) do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2021

10h - Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h - Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h - Atrações interativas, coreto digital do Natal Condor no Passeio Público e decoração à noite (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)
10h – Programação Viva Pedreira no Parque das Pedreiras (João Gava, 970, São Lourenço)
14h – Passeios do carrossel veneziano no Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão)
18h30 - Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
19h - Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Rua XV de Novembro, s/n, Centro)
19h - Concerto Luminoso na Estufa do Jardim Botânico (Rua Eng. Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
19h – Decoração da Direção da Vida Natal Servopa (Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, na Rua Mário Tourinho, Campina do Siqueira)
19h - Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano no sentido de quem vem de Curitiba)
19h - Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui (entrada pela BR-277, no Santo Inácio)
19h – Acender das luzes da decoração do Palácio Avenida (Avenida Luiz Xavier, 11, Centro)
19h30 - Ópera da Cura no Memorial Paranista por Festval (Rua Mateus Leme, 4.700, São Lourenço)
19h30 – Decoração da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)
20h – Caminho de Luz do Natal Condor no Passeio Público (entrada pela Rua Luiz Leão, ao lado da Casa do Estudante Universitário do Paraná)
20h - Estreia do musical de Natal “Esperança” da Terceira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba (Rua Otávio Francisco Dias, 299, Água Verde)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval,  Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.