Cantata do Bairro Novo, choro na Rui Barbosa e Camerata Antiqua são atrações de sexta

Natal 2021

• Natal 2021

Tradição do bairro Sítio Cercado, a Cantata de Natal do Bairro Novo volta à programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 e tem sua única apresentação, nesta sexta-feira (10/12), às 19h30. O espetáculo gratuito não precisa de agendamento e irá reunir um coro de 900 vozes de curitibinhas no palco em frente à Rua da Cidadania.

Organizada pela Prefeitura, a cantata não ocorreu em 2020 devido à pandemia da covid-19.

O coro da Cantata do Bairro Novo é formado por crianças de 7 a 10 anos, num trabalho que envolve diretamente a Administração Regional e os núcleos da Fundação Cultural de Curitiba e da Educação. O grupo reúne estudantes de 19 escolas municipais da regional.

A retomada da Cantata em 2021 carrega dupla emoção para a musicista e regente Letícia Wille. Ela assumiu a tarefa de substituir a maestrina Esmeralda Rovani, coordenadora da Cantata que faleceu em abril deste ano vítima da covid-19.

“Estou dando seguimento ao legado da Esmeralda, para fazer a semente que ela plantou aqui brotar e florescer. Acho que esse seria o desejo dela, ver o trabalho que desenvolveu com tanto amor e dedicação continuar”, declarou Letícia.

Choro e tango na Rui Barbosa

A Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa (Centro), também recebe várias apresentações artísticas gratuitas, na sexta-feira (10/12), junto à arvore de Natal do espaço da Prefeitura. Quem abre a programação, às 12h, é o Conjunto Choro e Seresta, representante da cultura do choro em Curitiba. Às 13h, ocorre a apresentação do Dança Livre a Dois, com o artista curitibano Ravi Brasileiro; e, às 13h30, uma performance com o grupo O Tango CWB e convidados. Na sequência, às 14h30, ocorre a apresentação do músico e cantor Leon Adan, que dialoga em suas interpretações ritmos brasileiros, como coco, forró, ciranda e do maracatu. A programação ainda terá, às 17h, uma apresentação de canto lírico com alunos do Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba (NOCC). Não é preciso fazer agendamento para acompanhar os espetáculos.

Camerata Antiqua

Ainda na sexta-feira (10/12), às 20h, começam os concertos de Natal da Camerata Antiqua de Curitiba na Capela Santa Maria. No programa, a obra sacra de Vivaldi, Gloria In Excelsis Deo, sob a direção musical e órgão de Fernando Cordella. As apresentações, com ingressos à venda no site e na bilheteria do espaço cultural, também ocorrem sábado (11/12) e domingo (12/12), às 18h30.

No sábado (11/12), haverá uma transmissão ao vivo gratuita pelo YouTube Arte e Cultura ICAC.

O concerto terá ainda solos das sopranos Cintia de los Santos e Luísa Favero, do contratenor Paulo Mestre, do tenor Sidney Gomes e dos barítonos Cláudio de Biaggi e Marcelo Dias.

Atrações de sexta-feira (10/12) do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2021

8h - Voos do Balão Ademicon no Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
10h - Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h - Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h - Atrações interativas, coreto digital do Natal Condor no Passeio Público e decoração à noite (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)
10h – Programação Viva Pedreira no Parque das Pedreiras (João Gava, 970, São Lourenço)
12h – Programação de Natal na Rua da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa, s/n, Centro)
14h – Passeios do carrossel veneziano no Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão)
18h30 - Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
19h - Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Rua XV de Novembro, s/n, Centro)
19h - Concerto Luminoso na Estufa do Jardim Botânico (Rua Eng. Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
19h – Decoração da Direção da Vida Natal Servopa (Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, na Rua Mário Tourinho, Campina do Siqueira)
19h - Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano no sentido de quem vem de Curitiba)
19h - Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui (entrada pela BR-277, no Santo Inácio)
19h – Acender das luzes da decoração do Palácio Avenida (Avenida Luiz Xavier, 11, Centro)
19h30 – Única apresentação da Cantata do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1700, Sítio Cercado)
19h30 - Desfile Mágico de Natal (saída shopping Pátio Batel, Avenida do Batel, 1868, Batel)
19h30 – Decoração da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)
20h – Concerto de Natal da Camerata Antiqua de Curitiba na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
20h – Caminho de Luz do Natal Condor no Passeio Público (entrada pela Rua Luiz Leão, ao lado da Casa do Estudante Universitário do Paraná)
20h – Balé O Quebra-Nozes nas Ruínas de São Francisco (Praça João Cândido, s/n, São Francisco)
20h - Apresentações de Natal no Palácio Iguaçu (Praça Nossa Senhora de Salette, s/n, Centro Cívico)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval,  Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.