Ir para conteúdo

Cartonagem, pintura campestre e Papo de Artesão

Liceu de Ofícios Criativos

  • Liceu de Ofícios Criativos
  • Liceu de Ofícios Criativos
  • Liceu de Ofícios Criativos

O Liceu de Ofícios Criativos, espaço da Prefeitura dedicado à capacitação de artesãos e mentes criativas, está ofertando cursos gratuitos e presenciais para o período de 12 a 14 de julho. As vagas são limitadas. Para participar é necessário fazer a inscrição com antecedência.

Cartonagem para o Dia dos Pais

Na terça-feira (12/7), oficina a artesã Salete Ferreira do @ateliercaixasecoisas ensina como revestir uma caixa para bebidas, transformando-a em um presente único e especial para o Dia dos Pais.

“A cartonagem é a arte de fazer itens decorativos e funcionais usando papelão, revestido com tecido ou papel”, explica Salete.

Para participar não é necessário levar nenhum material.

Papo de Artesão

Na quarta-feira (13/7), é dia de Papo de Artesão. Nessa LIVE do Papo de Artesão (@papodeartesao) as artesãs Adriana Metzger, Mônica Mota e Pricila Almeida mostram a importância das conexões e parcerias no artesanato.

“As conexões entre as pessoas pode ser uma forma de tornar o seu negócio mais competitivo, mas são através das parcerias, que é possível fortalecer o poder de compra, compartilhar recursos, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades e oferecer produtos novos com qualidade superior e diversificada”, salienta Adriana. 

Ainda de acordo com as artesãs, as chances de encontrar parceiros, fornecedores e clientes aumentam através das conexões e quando há uma sinergia, os negócios acontecem.  

Este encontro é on-line e a transmissão será às 15h no canal do Liceu de Ofícios Criativos pelo Youtube. 

Oficina de Pintura Bauer

Na quinta-feira (14/7), a artesã Vivian Dalpiaz @minicasadavivi ensina como aplicar a técnica bauer em uma tábua de carne.

“A palavra bauer vem de bauernmalerei, é de origem alemã e significa pintura campestre ou pintura camponesa, suas características são as pinceladas livres e espessas em traços de branco e fundo geralmente patinado. A técnica pode ser aplicada em móveis, telas, objetos e até mesmo fachadas com temas de flores, frutas ou animais”, explica Vivian.

Confira o que é preciso levar:

• tintas acrílicas foscas nas cores: mineral, vermelho fogo, azul mar, verde musgo, verde folha e amarelo ouro
• pincéis nº 00 (bem fininho), nº 04 cerdas macias e nº18 para fazer base
• trincha para efeito pátina
• avental para proteger as roupas.

Clique aqui para se inscrever em qualquer uma das oficinas. Para receber por WhatsApp os informativos sobre cursos, novidades e outros conteúdos relacionados, salve o número (41) 3250-7710 no celular e envie a mensagem "EUQUERO".

Serviço: Sede do Liceu de Ofícios Criativos

Endereço: Rua Mateus Leme, 22 - São Francisco
Estacionamento: convênio com Estacionamento da Ordem: Rua Treze de Maio, 635 - valor pelo período de 4 horas é de R$ 10

LEIA TAMBÉM

Quer compartilhar?