Circuito religioso é opção de lazer no feriado de Páscoa

trilhasdafe

• trilhasdafe

Uma opção de lazer para quem ficar em Curitiba na Semana Santa e feriado de Páscoa é percorrer com a família o circuito religioso que leva a 26 igrejas e santuários, passando por diversos bairros da cidade. O visitante poderá se orientar tendo em mãos o guia Trilhas da Fé, disponível gratuitamente nos postos de informações turísticas, hotéis e operadoras de viagens que vendem Curitiba como destino.

Além de trazer o roteiro completo, o guia também mostra as ilustrações, fotos e informações sobre o acervo histórico e cultural dos templos, com horários de cultos, missas e de atividades festivas. O guia Trilhas da Fé é uma iniciativa do Instituto Municipal de Turismo, feito em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Curitiba Convention.

"É um guia de utilidade ao turista, mas que também atende aos interesses dos curitibanos, que têm mais esta opção de lazer na cidade, especialmente para datas religiosas e festivas", afirma o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho. O turismo religioso movimenta multidões em todo o mundo e, em Curitiba, se apresenta de forma diferenciada por influência cultural das diversas etnias de colonização. "São roteiros que representam grande potencial econômico em todo mundo, abrindo oportunidades ao trabalho e a geração de renda para muitas famílias", diz.

O Guia Trilhas da Fé destaca os estilos arquitetônicos das construções religiosas, como o neogótico da Catedral Basílica, na praça Tiradentes; o barroco evidenciado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito, no Largo da Ordem, e o estilo moderno projetado por linhas e curvas nas formas de uma arca , visto no Santuário de São Judas Tadeu, no Cristo Rei.

No circuito estão também atrativos mostrados na Igreja da Ordem e o Cenáculo Arquidiocesano do Santíssimo Sacramento; na Paróquia Nossa Senhora das Mercês; na Paróquia Nossa Senhora das Dores Igreja dos Passarinhos; no Santuário de Nossa Senhora do Equilíbrio; na Capelinha Schoenstatt; na Igreja São Francisco de Paula; na Igreja Presbiteriana de Curitiba, na primeira Igreja Batista de Curitiba e no Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Também fazem parte do roteiro a Igreja Nossa Senhora do Rocio; o Santuário Divina Misericórdia; o Santuário Santa Rita de Cássia; a Paróquia e Santuário São Judas Tadeu; o Santuário Nossa Senhora do Carmo; o Santuário Nossa Senhora de Lourdes; o Santuário de Nossa Senhora de Fátima; o Santuário de Nossa Senhora de Salette; a Igreja do Senhor Bom Jesus do Cabral; a Igreja Santo Agostinho; a Capela do Bosque do Papa João Paulo II; a Paróquia do Divino Espírito Santo; o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe.

Serviço:

O guia Trilhas da Fé pode ser adquirido gratuitamente nos postos de Informações Turísticas da Prefeitura, em operadoras de viagens e em hotéis de Curitiba e Região Metropolitana. Outras informações podem ser obtidas pelo Disque Turismo, no telefone (41) 3352-8000 e no site www.viaje.curitiba.pr.gov.br.

Postos de Informações Turísticas:

• Estação Rodoferroviária
  • Torre Panorâmica Brasil Telecom
  • Casa dos Contos em Santa Felicidade
  • Aeroporto Internacional Afonso Pena
  • Kyocera Arena
  • Instituto Municipal de Turismo (Rua da Glória, 362, Centro Cívico)