Ir para conteúdo

Com tema Encontro de Emoções, Natal de Curitiba terá 47 dias e começa em 22 de novembro

expo turismo

  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo
  • expo turismo

A data de lançamento do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 foi anunciada pelo prefeito Rafael Greca na abertura da 27ª Expo Turismo Paraná, nesta quinta-feira (15/6), na Viasoft Experience. Com o tema Encontro de Emoções, os espetáculos acontecem de 22 de novembro a 23 de dezembro e a decoração pode ser vista de 22 de novembro a 7 de janeiro de 2024.

“Natal tem no mundo inteiro, mas não como o nosso, vem aí o Natal de Curitiba, tempo de alegria, emoções, luz e paz”, declarou Greca.

Durante 47 dias, a cidade se torna novamente ponto de encontro de todas as emoções. São espetáculos musicais, balés, shows de luzes e uma decoração deslumbrante que conta com mais de 40 árvores de Natal espalhadas pela cidade.

A alegria dos curitibinhas, o desejo de dias melhores, a felicidade no rosto de artistas e espectadores, a admiração dos visitantes e turistas, a gratidão de poder estar presente se misturam na programação que conquistou um país inteiro. No ano passado, o evento atraiu quase um milhão de espectadores em mais de 40 dias de comemorações. Foram 116 mil turistas e um total de R$ 72,3 milhões gastos no período.

A programação completa do Natal de 2023 será divulgada nos próximos meses.

Sustentabilidade, inovação e lançamentos

No estande Curta Curitiba, do Instituto Municipal do Turismo (IMT), os visitantes da Expo Turismo Paraná vivenciam uma experiência inovadora e sustentável. Totalmente alinhado com o compromisso da cidade em relação à sustentabilidade ambiental, o estande será zero carbono. 

Segundo a empresa especializada em cálculos de emissões poluentes Ororo, estima-se que o estande de Curitiba gere cerca de 20 toneladas de CO2. Para neutralizar esse impacto ambiental, aproximadamente 170 árvores serão plantadas nos parques Tanguá e no Rio Bonito, que será inaugurado no dia 24 de junho, no bairro do Tatuquara .

O espaço Curta Curitiba oferece tambéminteratividade aos visitantes. Uma das atrações mais procuradas é a experiência de visitar o mirante da Torre Panorâmica, utilizando óculos de realidade virtual. 

Os agentes de turismo são contemplados com o guia Curta Curitiba Excursões. Um manual cuidadosamente elaborado para tornar as viagens em grupo de carro e ônibus mais confortáveis e práticas. 

E para os viajantes que adoram compartilhar aventuras com seus pets, o guia Curta Curitiba Pet Friendly indica os locais onde os animais são bem-vindos enquanto seus tutores exploram a cidade.

Destino Turístico Inteligente

A terceira edição do Conexão Curitiba DTI é idealizada pelo Ecossistema Curitiba DTI como uma ação do Grupo de Trabalho Tecnologia e Inovação. A proposta é aproximar startups que desenvolvem soluções inovadoras e tecnológicas que tenham interface com a atividade do turismo. 

Na programação, também há um painel sobre tendências e inovação no turismo com mediação da Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, e participação de Jaqueline Gil, diretora de marketing, negócios e sustentabilidade da Embratur, e Marta Poggi, palestrante internacional e mentora especializada em Tendências, Inovação e Transformação Digital no Turismo e Hotelaria.

Acontece ainda o lançamento da Trilha DTI pelo Sebrae-PR, ação direcionada as empresas de turismo de Curitiba interessadas em assessoria em inovação, tecnologia e sustentabilidade. E a agenda é fechada com a apresentação de pitchs de startups com soluções em inovação e tecnologia aplicadas ao mercado de turismo.

B2BHOTEL, tecnologia na gestão de pessoas para meios de hospedagem; Glocal Audioguide, inovação para governo; Smart Tour, governança para o governo; Tripium, inovação para Agência/Operadores de Turismo; TRV Park, Inovação para Meios de hospedagem; Vivenciar Turismo, Experiência para Agência/Operadora de Turismo; Wifi Wiz, Tecnologia para governo e empresas, são as startups participantes.

Programação do espaço Escola de Turismo

Sexta-feira (16/6)

Pela manhã, um ônibus vai percorrer atrativos de Curitiba durante o curso Demonstração Turismo na Prática.

Entre os destaques do espaço Escola de Turismo também estão Culture Pop, do Shinobi Spirit, com Rogério Ramos; e o Tour de Boteco, com Carol Moreno. Já Thiago Rodrigo Paes (canal Paes pelo Mundo) apresenta o tema Como fazer parcerias relevantes no turismo. 

Os destinos turísticos da Região Metropolitana de Curitiba não ficam de fora e Morretes mostra seus atrativos com a secretária de Turismo do município, Patrícia Assis.

A gastronomia terá espaço com temas Cafeterias Escola Senac Curitiba, com o case de sucesso de David Mafra, e as cafeterias de Curitiba como atrativo turístico, com foco nos estabelecimentos que oferecem cafés especiais, com o professor Zeca. 

O panorama de mercado e tendências estão contempladas com as palestras Evolução no Turismo, com Marcos Tonet; e Turismo de Experiência e Vivências, com Leandro Fernandes. 

Presenças

Também prestigiaram a abertura da Expo Turismo o vice-governador Darci Piana; a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar; o presidente da Abav-PR, João Alceu Rigon Filho; a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes; o presidente da Federação do Conselho de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio; a diretora de marketing da Embratur, Jaqueline Gil; a gerente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo, Aline Lopes; o diretor de marketing da secretaria de Turismo do Estado do Paraná, Fabio Skraba; o diretor presidente do IAT, Everton Luiz da Costa Souza; o diretor técnico do Sebrae-PR, Cesar Rissete; o diretor da Abrajet Nacional, Evandro Novak; o presidente da Abrajet Paraná, Jean Féder; o presidente do Foz do Iguaçu Convention & Visitors Bureau, Felipe Gonzalez; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal; o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; os vereadores Nori Seto e Bruno Pessuti.

Serviço Expo Turismo Paraná

Local: Viasoft Experience - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300
Horários: quinta-feira (15/6), das 12h às 20h; sexta-feira (16/6), das 12h às 18h

Quer compartilhar?