Comtur se reúne para traçar planos de promoção do destino Curitiba

reuniao Comtur

• reuniao Comtur

Nesta terça-feira (12/4), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu no Salão Nobre da Prefeitura para o 31º encontro ordinário. As reuniões acontecem a cada dois meses e próxima está prevista para junho.

O programa Escola de Turismo, o processo de Destino Turístico Inteligente (DTI), os andamentos do Comitê Técnico de Pesquisa e as novas ações promocionais destinadas a Curitiba foram debatidos pelos participantes.

“Estamos vivendo um momento especial, o turismo em nossa cidade está aquecido, os eventos voltaram a acontecer e queremos apoiar e valorizar as novas iniciativas”, declarou Tatiana Turra, presidente do Comtur e do Instituto Municipal de Turismo (IMT).

Engajamento

As ações de fomento realizadas pelo IMT e a importância da participação do trade turístico - tanto na divulgação dos conteúdos gerados, como em parcerias com hospedagens, transporte, alimentação - foram lembrados.

As viagens de influencers à cidade geraram engajamento nas mídias sociais de turismo e foram apresentadas em números. Foi registrado um aumento de 33% no Facebook do IMT e 37,8% no Instagram nos dias em que influenciadores do setor estiveram na cidade. Houve também aumento de 89,8% no número de seguidores do Facebook do IMT e de 6,4% no Instagram.

“Essa interação é muito importante para ampliarmos a visibilidade da nossa cidade no cenário turístico”, declara Janaina Reatti, gerente de turismo no IMT.

Destino Turístico Inteligente (DTI)

Tatiana Turra apresentou dados sobre o Programa Municipal Curitiba DTI, uma ação do Plano de Transformação encaminhado ao Ministério de Turismo.

O programa municipal reforça o compromisso de Curitiba em seguir a metodologia para desenvolvimento de destinos inteligentes proposta pelo governo federal. Também aumenta o compromisso da Prefeitura no atendimento de demandas para execução do programa e abre a possibilidade da destinação orçamentária para o atendimento das ações.

Programa Escola de Turismo

Leandro Meller, coordenador do Programa Escola de Turismo, apresentou um relatório sobre o desempenho do programa em março. Foram seis cursos que totalizaram 20 horas de atividade, com 220 vagas ofertadas entre atividades presenciais e a distância.

“Esse alinhamento da Escola de Turismo com o Comtur é muito importante para que possamos avançar cada vez mais e melhor com os objetivos traçados”, comentou Meller.

Algumas das ações anunciadas por Meller incluem a elaboração e formalização de parcerias com o Senac para a realização de cursos com temática de turismo, oferecendo mais de mil horas de formações até o fim do ano; a criação de uma land page do programa, com lançamento previsto para junho; capacitações ao trade para tornar a cidade mais petfriendly, preparando os estabelecimentos para receber turistas acompanhados de animais de estimação; e cursos sobre o Movimento Paranista, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e o Memorial Paranista.

Pesquisando para melhor conhecer

Carla Männich, do departamento de Pesquisas do IMT, convocou os membros do Comtur a indicarem técnicos das entidades para participarem do Comitê de Dados Turísticos. “Queremos trabalhar em conjunto no levantamento e integração de dados disponíveis sobre Curitiba”, comentou Carla.

Foi solicitado também o auxílio das entidades no compartilhamento junto aos associados e incentivo à participação das empresas no preenchimento de um levantamento on-line, direcionado aos empreendimentos gastronômicos e meios de hospedagem. “Esses levantamentos são importantes para conhecermos a oferta turística da cidade e suas particularidades”, finalizou Carla.