Ir para conteúdo

Concerto da Câmara Municipal encheu a noite de terça de amor e solidariedade

orquestra adoração

  • orquestra adoração
  • orquestra adoração
  • orquestra adoração
  • orquestra adoração
  • orquestra adoração
  • orquestra adoração
  • orquestra adoração
  • orquestra adoração
  • orquestra adoração
  • orquestra adoração
  • orquestra adoração
  • orquestra adoração


Paz, amor e alegria foram os temas da noite de Natal da Câmara Municipal de Curitiba em parceria com a Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba (FCC) na noite dessa terça-feira (14/12). O concerto de amor ao próximo integra a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021.

O prefeito Rafael Greca assistiu ao concerto da Orquestra Compromisso Adoração da Primeira Igreja Batista de Curitiba, acompanhado do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, do presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma, e do líder do governo municipal, vereador Pier Petruzziello, que articulou a apresentação da orquestra da PIB junto com o empresário Rafael Magosso.

O evento apresentado no auditório Regina Casillo teve um significado especial. A orquestra esteve mobilizada para angariar recursos para a família do menino Pietro, diagnosticado com a doença AME (Atrofia Muscular Espinhal) tipo 1 aos três meses de vida. Greca destacou a ação da orquestra. “É um concerto de gratidão pela mobilização da Igreja em prol do Pietro. É tempo de Natal. É tempo de acender luzes e ouvir as harmonias. É tempo de agradecer a Deus”, disse.

Além da mobilização de amor ao próximo, a ação busca a conscientização em apoio a outras famílias que lutam contra a doença, caso da cantora e compositora Amanda Lyra, que também se apresentou na noite dessa terça-feira (14). Aos 31 anos, a cantora que supera a doença AME tipo 3, cantou e falou sobre acessibilidade e inclusão. “Acessibilidade nada mais é do que dar acesso fácil. Todo mundo quer acesso fácil e o que é bom para as pessoas com deficiência vai ser bom pra todo mundo”, explica a cantora.

Amanda, que já gravou um clipe com pessoas com deficiência, disse que Curitiba está no caminho da inclusão. “Curitiba está lutando para ser a cada dia mais inclusiva. Nós temos políticas públicas olhando pra isso, como o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, um setor que pensa na luta dessas pessoas”. 

A Orquestra da Primeira Igreja Batista de Curitiba se apresentou com 27 músicos e um trio de bateria, baixo e piano, sob a regência da Ministra e Maestrina, Even Zub Dutra. A apresentação teve como solistas Carlos Correa (trompete), Marcos Regly (sax tenor), Alessandro Dino (trompa), Leandro Mascarenhas (violino), Luzimar Primiano (violino), Thiago Pacondes (sax barítono) e Renata Guidelli (soprano).

A Orquestra surgiu em meados de 1990, com um pequeno grupo de estudantes de violino, sob a liderança do Pastor Marcílio de Oliveira Filho. Atualmente, ligada ao Ministério Compromisso Adoração que tem como líder o Pastor Paulo Davi e Silva, a orquestra é formada por aproximadamente 80 músicos, membros da PIB Curitiba, divididos entre as famílias de cordas, madeiras e metais, numa formação de orquestra sinfônica.

AME

A atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença rara, sem cura e neurodegenerativa, ou seja, ataca as células nervosas da medula espinhal que controlam os músculos. E sem tratamento, a doença pode levar a criança à morte ou à dependência de respirador artificial antes dos 2 anos de idade. Alguns sinais podem ser notados na coordenação. No bebê, se não mantém a cabeça erguida quando apoiada ou não consegue rolar, rastejar ou sentar sem apoio. E nas crianças com 1 ou 2 anos, não ficar em pé, não andar sozinha ou não subir escadas.

O evento foi patrocinado pela Evidente - Conclua Seus Estudos com apoio da Primeira Igreja Batista e da Orquestra Compromisso Adoração.

Estiveram presentes a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o presidente da Fundação de Ação Social, Fabiano Vilaruel; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; a assessora jurídica, Cibele Fernandes Dias; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o advogado João Casillo; a jornalista e produtora cultural, Lúcia Casillo Malucelli; e os vereadores Herivelto Oliveira, Indiara Barbosa e Ezequias Barros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval,  Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Quer compartilhar?