Ir para conteúdo

Conferência mundial debate os Destinos Turísticos Inteligentes

Destinos Inteligentes

  • Destinos Inteligentes
  • Destinos Inteligentes
  • Destinos Inteligentes

 

O Instituto Municipal de Turismo (IMT) está participando da 3ª Conferência Mundial sobre Destinos Inteligentes, que acontece na cidade de Valência, na Espanha. O evento é realizado pelo Governo da Espanha, a Câmara Municipal de Valência, a Fundação Visit València e tem a colaboração da Organização Mundial do Turismo.

Em fevereiro deste ano, Valência foi nomeada Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022 por um júri da União Europeia especializado em acessibilidade, sustentabilidade, digitalização, patrimônio cultural e criatividade e por isso foi a cidade escolhida para sediar o Congresso.

Destino Curitiba

Para a gerente de Turismo, Janaina Reatti, a Conferência é uma oportunidade para prospectar novos parceiros, fazer contato com outras cidades, promover o Destino Curitiba e buscar referências e inovações para o setor.

O processo de Destino Turístico Inteligente (DTI) só acontece com o envolvimento das administrações públicas, o setor empresarial, pesquisadores, acadêmicos, centros de tecnologia, sociedade civil, agentes locais e universidades. 

“O encontro é uma oportunidade de reunir, analisar e construir o modelo de turismo do século XXI, compartilhando conhecimento, formando alianças e avançando a compreensão dos elementos-chave dos destinos turísticos inteligentes”, comenta Janaína.

A Conferência é um fórum aberto de discussão sobre as oportunidades e desafios enfrentados pelos destinos turísticos, para propor soluções necessárias para continuar sendo competitivas e sustentáveis e ainda uma oportunidade de avaliar como a tecnologia e a inovação aplicadas ao setor de turismo estão gerando mudanças estruturais.

Assuntos em destaque

Nesta terceira edição da Conferência está sendo discutida a transformação digital do setor, a circularidade aplicada ao turismo e novos indicadores de turismo, e a importância da sustentabilidade como motor da transformação do setor.

Visita à Benidorm

Na quinta-feira (24/11), a comitiva faz uma visita a Benidorm, considerado o primeiro destino inteligente do mundo, onde se reúnem com Mário Villar, diretor de Inteligência Turística do Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas (Invattur).

A cidade que fica a 140km de distância de Valência é referência global em cidades inteligentes e o objetivo da visita é observar como o DTI foi aplicado, testar tecnologias e ferramentas, conhecer a comunicação visual, entre outros.

Quer compartilhar?