Ir para conteúdo

Conheça o circuito das árvores de Natal que iluminam Curitiba

Árvores de Natal

  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal
  • Árvores de Natal

 

Estrelas de Belém e contornos de luz enchem os olhos de quem aprecia a decoração de espaços públicos que integram a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. Mas são elas, as árvores de Natal, que não poderiam faltar e encantam pela estrutura imponente toda iluminada ou com milhares de vasinhos de flores para torná-las “vivas”.

Curitiba conta com mais de 30 grandes árvores do Natal da Prefeitura, que podem ser apreciadas (e fotografadas em belos selfies!) em parques, jardins, largos e ruas até o dia 9 de janeiro. Os adereços estão por toda a cidade: em pontos bem conhecidos do município e também em todas as dez Regionais da Prefeitura, onde embelezam as Ruas da Cidadania.

Com até 22 metros de altura, as árvores de Natal podem ser conferidas no Parque Barigui, Rua XV de Novembro, Largo da Ordem, Passeio Público, Parque Náutico, Jardim Botânico, rotatória da Avenida Cândido de Abreu (Centro Cívico), Parque Tanguá, Asilo São Vicente de Paulo, Santa Cândida, Praça Santos Andrade, Bosque do Papa, Memorial Paranista, Bosque Alemão, Parque Tingui, Santa Felicidade, Mercado Municipal e Igreja do Perpétuo Socorro.

"O trabalho de instalação das árvores de Natal e decoração dos vários espaços teve início em novembro e levou semanas, mobilizando vários órgãos da Prefeitura”, lembra Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo. 

Ela destaca que, desde a primeira edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, em 2017, o prefeito Rafael Greca determinou que toda a cidade fosse embelezada para o Natal. ]

“É um período de grande emoção para todas as famílias e também um momento em que a capital recebe milhares de pessoas de fora”,  diz Tatiana.

 

Carro, a pé, bike ou ônibus

Além de conferir as árvores de Natal de carro, é possível organizar um roteiro a pé pelo Centro, visitando atrações na Rua XV de Novembro, praça Santos Andrade, Passeio Público e Largo da Ordem, bem como a linha X54 Natal Parque Tanguá, que sai do Centro, com ponto inicial em frente ao Memorial Árabe.

O tour de ônibus passa pelo Passeio Público, Árvore de Natal do Centro Cívico, Bosque do Papa, Memorial Paranista, Ópera de Arame e Parque Tanguá – percorrendo 16 quilômetros. O passageiro pode descer nos pontos, aproveitar a programação e embarcar novamente, porém pagando uma nova passagem, que custa R$ 4,50, o mesmo das demais linhas da capital.

 

A seguir você confere um roteiro com árvores de Natal instaladas pela Prefeitura e que se espalham por toda a Curitiba

 

 

JARDIM BOTÂNICO

Um dos espaços verdes mais visitados da capital, o Jardim Botânico ganhou uma árvore de Natal “viva” de 11 metros de altura, com iluminação especial, e 5 mil vasinhos de sálvias vermelhas. A imponente estrutura faz uma composição única com a Estufa do Jardim Botânico, que diariamente tem concertos luminosos a partir das 19h até 9 de janeiro. Outra atração do espaço é o Voo de Balão Ademicon com agendamento já esgotado.

Visitação: diariamente, das 6h às 20h30, com decoração até 9 de janeiro.

 

RUA XV DE NOVEMBRO

O calçadão mais famoso de Curitiba não poderia deixar de receber sua árvore de Natal, que integra este ano o Natal O Boticário na Rua XV de Novembro. Com 11 metros de altura, os cinco mil vasinhos de sálvias vermelhas a tornam a árvore “viva” do Centro, criando uma bela composição com os mantos de luz, caixas gigantes de luz “olfativas”, canteiros com flores vermelhas e as fachadas dos prédios da via, como o Palácio Avenida todo iluminado. À noite, a iluminação especial torna toda a região ainda mais lúdica.

Visitação: durante todo o dia e iluminada à noite até 9 de janeiro.

 

ROTATÓRIA DA CÂNDIDO DE ABREU

A arquitetura modernista do Centro Cívico ganhou um belo toque natalino com o brilho da árvore de Natal de 18 metros de altura da rotatória da Avenida Cândido de Abreu, próximo à sede da Prefeitura.  Com o pôr do sol, a estrutura embeleza a região graças as 50 mil microlâmpadas de LED na cor verde. A árvore de Natal da Cândido de Abreu tem patrocínio da Volvo.

Visitação: durante todo o dia e iluminada à noite até 9 de janeiro.

 

PARQUE TANGUÁ

Com 18 metros de altura, a árvore de Natal do Parque Tanguá parece flutuar sobre um dos espelhos d’água do Jardim Poty Lazzarotto, que fica no alto do mirante natural. Se durante o dia, a árvore na cor verde, com 50 mil microlâmpadas de LED, forma uma composição única com o belvedere, marca registrada do local, à noite o cenário fica ainda mais impactante no bairro Taboão, com as luzes evidenciando os contornos da construção semicircular e uma atração inédita do local: o carrossel veneziano, aberto diariamente a partir das 14h.

Como o belvedere pode ser visto de baixo, a construção recebeu iluminação cênica nos dois lados da fachada, permitindo que a decoração natalina possa ser apreciada também do gramado do parque.

Visitação: das 6h a meia noite, diariamente, durante o verão. O carrossel fica aberto, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e, aos sábados e domingos, das 14h às 21h. A decoração e o carrossel ocorrem até 9 de janeiro.

 

PARQUE BARIGUI

Localizada em uma ilha artificial no lago, o que proporciona a bela imagem de seu reflexo na água, a árvore de Natal do Parque Barigui é a mais alta da cidade e tem patrocínio do ParkShoppingBarigui. São 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED na cor verde que fazem a gigantesca estrutura ser uma das mais disputadas por quem busca uma selfie com o clima de Natal de Curitiba.

No espaço verde também ocorre outra atração da programação 2021: o Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui, que ao fim do circuito de carro tem uma segunda árvore de luz de 18 metros. O passeio drive-thru com agendamento está esgotado, mas outra opção para visitar a atração é por meio da Linha Especial, ônibus que sai do Terminal Campina do Siqueira, das 18h30 às 21h30 (R$ 4,50 por pessoa).

Visitação: durante todo o dia e iluminada à noite até 9 de janeiro. O Caminho de Luz Copel Telecom ocorre até 30/12.

 

MEMORIAL PARANISTA

Mais nova atração cultural e turística de Curitiba, o Memorial Paranista, no São Lourenço, ganhou uma decoração que valoriza as linhas contemporâneas do complexo e a árvore de 12 metros com milhares de pontos de luz na cor verde.

Não deixe de apreciar também os contornos de luz que se espalham pela grande galeria, além de apreciar o Portal Paranista e as 30 esculturas em proporções heroicas de João Turin.

O Memorial Paranista ainda é palco, até o próximo domingo (19/12), da Ópera da Cura, que tem patrocínio da rede de supermercados Festval e não precisa de agendamento. O espetáculo gratuito é uma superprodução de Natal inspirada na obra Amahl e os Visitantes da Noite, do italiano Gian Carlo Menotti.

Visitação: durante todo o dia e iluminado a noite até 9 de janeiro. A Ópera da Curitiba tem duas sessões por dia sem agendamento, às 19h30 e às 21h, até 19 de dezembro.

 

MERCADO MUNICIPAL

Com mensagens festivas a decorando, a árvore de seis metros da Vila de Natal Electrolux chama a atenção de quem visita o Mercado Municipal, mas o local no Centro tem muitas atrações para toda a família, com agendamento já esgotado. O Espaço Arena, com entrada pela Avenida Sete de Setembro, reúne a Casa do Papai Noel com realidade aumentada e a maquete de pão de mel com projeção de luz contando a história da cidade (Maquete de Gingerbread). 

No segundo piso do local, junto ao Setor de Orgânicos, está o Espaço Kids para a diversão interativa da garotada. Já no mezanino, acima do Setor de Orgânicos, está o espaço de contação de história e, na Praça Mario Shiguemitu (próximo aos açougues), o espaço de encontro de personagens.

Visitação: durante o horário de funcionamento do Mercado Municipal, com agendamento já esgotado. As atrações da Vila de Natal funcionam até 24/12, mas a decoração poderá ser apreciada até 9 de janeiro.

 

PASSEIO PÚBLICO

Com atrações durante o dia e a noite, o Natal Condor no Passeio ainda traz uma decoração especial com destaque para a árvore de luz de 15 metros, que parece flutuar em uma das ilhotas do lago. De terça a sexta, à noite, ainda ocorre o circuito drive-thru com agendamento já esgotado, e, nos fins de semana, o auto Natal na Ilha das Ilusões, com últimas apresentações no sábado (18/12) e domingo (19/12), com sessões às 19h30 e 20h30 sem agendamento.

Visitação: Para o público a pé, o espaço funciona de terça a sexta, das 6h às 19h. De sábado a segunda, das 6h às 22h.  A decoração vai até 9 de janeiro.

 

PRAÇA SANTOS ANDRADE

Referência em cidade inteligente no Brasil, Curitiba não poderia deixar de ter entre suas atrações de Natal deste ano uma experiência sustentável e inovadora. O Natal Fonte de Energia Ebanx, na Praça Santos Andrade (Centro), tem como destaque as luzes de LED da árvore de Natal que são acesas com a energia limpa gerada pelas pedaladas dos participantes nas bicicletas fixadas na praça. A experiência agendada já está com vagas esgotadas.

Não deixe de conferir ainda a Feira Especial de Natal com barracas repletas de artesanato.

Visitação: O Natal Fonte de Energia Ebanx vai até 23 de dezembro, de quarta a sábado, a partir das 18h30, com pedaladas agendadas já esgotadas. A feira na Santos Andrade ocorre de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h30.

 

BOSQUE DO PAPA

Em meio às sete casas típicas polonesas dispostas em forma de aldeia, construídas no início da colonização polonesa na região de Curitiba por volta de 1878 e remontadas no local, uma intimista árvore de Natal “viva” de 4 metros de altura, com vasinhos de flores, completa o cenário do espaço verde no Centro Cívico.

Visitação: durante todo o dia e iluminada à noite até 9 de janeiro.

 

PARQUE NÁUTICO

A árvore natalina de 20 metros toda iluminada com 52 mil microlâmpadas de LED na cor verde encerra o circuito de carro (drive-thru) do Parque Náutico, no Boqueirão. Mas a atração reúne muitas outras experiências no percurso de 1,5 quilômetro, como apresentações de coral e balé em telões de alta definição, presépio vivo e anjos de luz.

A atração, de terça a domingo até 30/12, ainda tem vagas para o percurso diário com agendamento no site da programação. Também é possível fazer o passeio com a Linha Natal-Parque Náutico, com saídas a cada 30 minutos, do Terminal Boqueirão, das 19h às 21h30.

Visitação:  durante todo o dia e iluminada à noite até 9 de janeiro. O circuito drive-thru vai até 30 de dezembro, de terça a domingo, das 19h às 22h - o parque ficará fechado para pedestres a partir das 18h30. Decoração até 9 de janeiro.

 

MEMORIAL UCRANIANO

No Parque Tingui, o portal, a réplica da capela cristã ortodoxa dedicada a São Miguel e o campanário do Memorial Ucraniano já são motivos suficientes para visitar o local no bairro Pilarzinho. Durante a temporada natalina, o espaço verde ainda fica convidativo com a árvore de Natal de 10 metros que integra a composição valorizada ainda pela iluminação cênica.
Visitação: durante todo o dia e iluminada à noite até 9 de janeiro.

 

LARGO DA ORDEM E RUÍNAS DE SÃO FRANCISCO

Com 10 metros de altura, a árvore de Natal do Memorial de Curitiba se destaca em meio à arquitetura contemporânea do espaço cultural no coração do Largo da Ordem. Do lado de fora, junto ao bebedouro, uma segunda árvore de Natal de 8 metros e cinco mil vasinhos de sálvia. Também não deixe de apreciar as guirlandas coloridas que embelezam os prédios históricos do Centro Histórico. Próximo dali, nas Ruínas de São Francisco, uma árvore de Natal de luz de 12 metros completa o cenário do palco para apresentações como O Grande Circo Místico, que tem sua última apresentação nesta quarta-feira (15/12), às 20h.

Visitação: durante todo o dia e iluminada à noite até o fim das apresentações natalinas no espaço. Decoração até 9 de janeiro.

 

SANTA FELICIDADE

Quem visita o bairro mais italiano de Curitiba será surpreendido, ao passar pela Avenida Manoel Ribas, com o famoso portal de Santa Felicidade todo decorado com contorno de luz e também com a árvore de luz de 12 metros de altura instalada próximo à entrada da sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Na rotatória da Manoel Ribas, uma segunda árvore de luz de 12 metros. Outra atração do bairro são os espetáculos no Restaurante Família Madalosso já com agendamentos esgotados.

Visitação: durante todo o dia e iluminada à noite. Decoração até 9 de janeiro.

 

BOSQUE ALEMÃO

O bairro Pilarzinho entra no roteiro de visitações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com a impactante decoração do Bosque Alemão (Rua Nicolo Paganini, s/n). As seis estrelas de Belém, o contorno todo iluminado do nostálgico portal e o Oratório de Bach transformado em Casa do Pão de Mel já seriam boas razões para visitar o espaço verde da Prefeitura. Mas Bosque Alemão ganhou ainda sua árvore iluminada de 12 metros de altura para encantar ainda mais o local.

Visitação: durante todo o dia e iluminada à noite até 9 de janeiro.

 

ASILO SÃO VICENTE DE PAULA

Na esquina das ruas Barão dos Campos Gerais e Manoel Eufrásio, no Juvevê, o painel da artista plástica curitibana Ida Hanemann normalmente chama a atenção de quem segue pela via rápida para o Cabral ou Santa Cândida. Até o dia 9 de janeiro, o pequeno largo do Asilo São Vicente de Paula está ainda mais bonito com uma árvore iluminada de 12 metros de altura.

Visitação: durante todo o dia e iluminada à noite até 9 de janeiro.

 

SANTA CÂNDIDA

Localizado próximo à igreja e ao terminal do Santa Cândida, no cruzamento da Avenida Paraná, da Rua Padre João Wislinski e da Estrada Nova de Colombo, o Jardinete Hedwirges Nadolny chama a atenção, normalmente, pelo piso de petit-pavé em formato de pinhão. Até o dia 9 de janeiro, a árvore de 16 metros de altura também se destaca na paisagem da região ao Norte de Curitiba.

Visitação: durante todo o dia e iluminada à noite até 9 de janeiro.

 

IGREJA PERPÉTUO SOCORRO

Quem passa pela esquina das ruas Amâncio Moro e Ubaldino do Amaral, no Alto da Glória, tem dois bons motivos para diminuir o passo ou dirigir mais devagar. Afinal, merecem ser apreciados o presépio em tamanho natural e a árvore de luz de 6 metros de altura do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A árvore foi instalada pela Prefeitura e o presépio foi feito em artesanato popular brasileiro por homens acolhidos na Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro, em Quatro Barras.]

Visitação: durante todo o dia e iluminada à noite até 9 de janeiro.

 

POR TODAS AS REGIONAIS

Dez árvores de Natal de 6 metros de altura embelezam as administrações regionais da Prefeitura, iluminadas com lâmpadas brancas. Estão localizadas nas Ruas da Cidadania ou em prédios das administrações regionais. Regionais como Matriz, Cajuru e Bairro Novo ainda ganharam uma ou até duas árvores de Natal externas de luz com até 15 metros. Na Rua da Cidadania do Bairro Novo, uma atração a mais: o presépio de Natal, que se tornou uma tradição da região nos últimos anos.

Visitação: diariamente, das 8h às 18h até 9 de janeiro .

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

 

Quer compartilhar?