Conheça o guia Curta Curitiba ao Ar Livre e programe os passeios das férias

Curta Curitiba

• Curta Curitiba

O Instituto Municipal de Turismo está lançando o guia on-line Curta Curitiba ao Ar Livre. Turistas e moradores agora têm acesso a mais informações na hora de programar o passeio das férias ou tornar o fim de semana mais agradável. Espaços e serviços, é claro, também podem integrar a programação disponível no Inverno Curitiba.

São parques, bosques, memoriais e museus com áreas a céu aberto e ainda links de acesso aos guias Curta Curitiba a Pé, com roteiros que abrangem o Centro Histórico e o Centro Cívico, e ainda o Curta Curitiba de Bicicleta, com mais de 200km de ciclovias que cortam boa parte dos 75 bairros da cidade.

A ideia é fugir da aglomeração e conhecer as dezenas de possibilidades para aproveitar a cidade ao ar livre.

"Nesse retorno do turismo pós-pandemia, muitas pessoas têm preferido atrativos turísticos com áreas ao ar livre, por isso resolvemos juntar neste guia vários destes espaços para se visitar em Curitiba”, comenta Maíra Pedron, analista em Turismo, no IMT.

O guia traz dicas de passeios mais próximos do centro da cidade e outros mais afastados para quem quer ampliar o contato com a natureza, além dos parques que fazem parte do roteiro da Linha Turismo

Três espaços menos populares que fazem parte do guia e que valem a visita

Bosque Reinhard Maack

O lugar é um convite para diversão radical em meio a natureza. São mais de 78 mil m2 de área, cobertos pela vegetação original de Curitiba, os chamados "capões".

A grande atração é a Trilha da Aventura, que em 900 metros de extensão possui um conjunto de 16 brinquedos construídos em madeira, e outros materiais rústicos voltados para o público infantil.

Memorial Inglês – Parque Gomm

O parque fica em uma área arborizada, com mais de uma centena de espécies, entre elas, muitas araucárias. Nele estão também a Casa Gomm, uma antiga residência familiar, e o Memorial Inglês. Uma cabine telefônica vermelha, um dos ícones urbanos de Londres, ganhou espaço de destaque em meio a vários elementos que remetem à cultura britânica.

Museu da Vida

Para brincar e interagir com a natureza, o Museu da Vida é o espaço ideal. Antigo Lar das Meninas, o museu é mantido pela Pastoral da Criança e é um espaço interativo, de encontros e de produção de saberes com várias exposições e áreas de lazer ao ar livre.