Ir para conteúdo

Cultura e velocidade em agosto para turistas

Mesmo com o fim das férias de julho, Curitiba terá neste mês uma série de eventos que prometem agradar os mais variados públicos da cidade e atrair visitantes. Provas automobilísticas, uma mostra de artes visuais e uma feira literária estão no roteiro. A programação tem o apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio do Instituto Municipal de Turismo.

"Oferecer uma programação alternativa, que foge do lugar-comum, é uma boa tática de geração de fluxo turístico na cidade, uma vez que o perfil dos visitantes está cada vez mais diversificado. Os turistas atuais procuram vivenciar novas experiências, conhecer novos atrativos", diz Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo. 

Neste ano, o Instituto começou a fazer pesquisas nos maiores eventos promovidos na cidade. A maioria dos visitantes afirmou que, além de passear pelos pontos turísticos, gostaria de ver espetáculos culturais e competições esportivas em sua passagem por Curitiba. "Cultura e esporte estão no topo da lista de preferências", afirma Juliana.

Quebras de recordes são esperadas pelos admiradores da alta velocidade que forem ao Autódromo Internacional de Curitiba em agosto. Nos dias 15 e 16, acontecerá a quarta e penúltima etapa do calendário 2009 do Campeonato Paranaense de Arrancada, com a participação de 160 pilotos, de todo o Brasil, para acelerar na reta de 402 metros.

Literatura - Já a 1ª Bienal do Livro de Curitiba terá nove dias dedicados à literatura. O evento começa em 27 de agosto e terámais de 258 estandes de editoras e órgãos públicos no Expo Unimed Curitiba. A programação tem curadoria do escritor e dramaturgo Alcione Araújo e envolve apresentações culturais, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e debates até o dia 4 de setembro.

VentoSul - Como a cultura está em alta, turistas e moradores de Curitiba serão presenteados com uma grande mostra de artes visuais. Até outubro, a cidade receberá as criações de artistas de 30 países dos cinco continentes na 5ª Bienal Latino-Americana de Artes Visuais - VentoSul, promovida pelo Instituto Paranaense de Arte. A bienal começou nesta terça-feira (4), com o tema Água Grande: Os Mapas Alterados. O evento terá exposições, programações educativas, mostra de vídeos, palestras em diversos espaços da cidade e intervenções urbanas e performances promovidas pelos participantes. Toda a programação é gratuita.

Nesta sexta-feira (7) e durante todo o fim de semana, o público poderá ver perfomances às 13h, do brasileiro Gustavo Godoy, que apresentará Tire Sua Venda, na rua XV de Novembro. Às 18h, será a vez de Música para Sair da Bolha, dos brasileiros Interluxaterlivre e Locomotiva du Bem. A perfomance será no cruzamento das ruas Bom Jesus, Professor Arthur Loyola e São Vicente, próximo ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitba, (Ippuc), no Juvevê.

No sábado (8), às 19h, a Bienal VentoSul será aberta oficialmente, no Memorial de Curitiba, com Personal Map, de Nezaket Ekici (Turquia/Alemanha), Entropicália, do Grupo BijaRi (Brasil) e Tire sua Venda, de Gustavo Godoy (Brasil). No domingo (9), das 11h às 17h, o Parque Barigui receberá a perfomance Galeria Cilindro, do grupo homônimo.

Parques e praças da cidade funcionarão como museus ao ar livre até outubro. O artista multimídia Arnaldo Antunes vai expor na praça Tiradentes. Grade Sobre Grade, do grupo Interlux, será exibida no Passeio Público, também cenário do Projeto Passeio Público, da dupla Bebaprafrente. A Equação da Água, do canadense Jean-Yves Vigneau, será atração da Ópera de Arame. Fantasmas, da brasileira Patricia Gerber, ocupará a Praça da Espanha.  

Congressos - Especialistas do Brasil e de outros países discutirão o aproveitamento racional dos resíduos das indústrias de base no 4º Congresso Internacional de Bioenergia. O evento será realizado de 18 a 21 de agosto, no Expo Unimed Curitiba, no Campo Comprido. O 10º Congresso Nacional de Odontologia do Paraná (Ciopar) está agendado parao período de 26 a 28 de agosto, no Estação Embratel Convention Center.

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO

5ª Bienal Latino-Americana de Artes Visuais - VentoSul
Data: até 11 de outubro
Local: diversos
Telefone: (41) 3223 8424
Programação completa: www.bienalventosul.com.br


Quarta etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada
Data: 15 e 16 de agosto
Local: Autódromo Internacional de Curitiba (avenida Iraí, 16 - Pinhais, Paraná)
Telefone: (41) 3014-7373
Informações sobre ingressos: www.forcalivre.com.br

4º Congresso Internacional de Bionergia
Data: de 18 a 21 de agosto
Local: Expo Unimed Curitiba (rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido)
Telefone: (41) 3072 3131
Site: www.eventobioenergia.com.br

1ª Bienal do Livro de Curitiba
Data: de 27 de agosto a 4 de setembro
Local: Expo Unimed Curitiba (rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido)
Telefone: (41) 3343-4300

10º Congresso Nacional de Odontologia do PR (Ciopar)
Data: de 26 a 28 de agosto
Local: Estação Embratel Convention Center (avenida Sete de Setembro, 2775, Centro)
Telefone: (41) 3022-1247
Site: www.ciopar.com.br

 
 

Quer compartilhar?