Ir para conteúdo

Curitiba apresenta Fab Lab e oferece palestras da Escola de Turismo

Expo Paraná

  • Expo Paraná
  • Expo Paraná
  • Destino Curitiba


O Instituto Municipal de Turismo (IMT) estará na Expo Turismo Paraná, que acontece nesta quinta (9/6) e sexta-feira (10/9), no Expo Unimed. Com estande próprio de 60m2, Curitiba vai apresentar todas as suas potencialidades e inovações, como destino inteligente de viagens.

No contexto de inovação, será apresentado o Fab Lab Cidadania Cajuru, laboratório de fabricação digital e prototipagem da Prefeitura. Já o Programa Escola de Turismo vai oferecer uma extensa programação de palestras gratuitas (lista abaixo).

“A feira é uma excelente oportunidade para fortalecer as conexões com o trade e gerar novos negócios para a cidade”, comenta Tatiana Turra, presidente do IMT.

Inovação

O Fab Lab Cidadania Cajuru, laboratório de fabricação digital e prototipagem da Prefeitura que atende gratuitamente a população, será apresentado na Expo Turismo Paraná 2022. Os visitantes vão conhecer pontos turísticos de Curitiba impressos em 3D em escala tátil, projeto destinado ao público com deficiência visual. 

Inaugurado em março de 2019, o Fab Lab é um espaço no qual estudantes, empresas e a comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias inovadoras. É o único do Brasil na Categoria Social, aberto ao público diariamente.

O conceito do espaço tem a chancela do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) e do Center for Bits and Atoms do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Cursos gratuitos e certificados

O Programa Escola de Turismo da Prefeitura e vai oferecer uma extensa programação de cursos gratuitos.

"O programa visa proporcionar uma base de capital humano experiente, motivado e que atenda às demandas atuais e futuras do mercado, atuando para posicionar Curitiba como o principal polo de qualificação para o turismo no Brasil e consolidando o destino como um dos principais do país”, salienta Grécia Correa, do Programa Escola de Turismo.

As inscrições estão abertas e para participar das formações é necessário se inscrever previamente. 

A feira

Organizada e promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), a Expo Turismo Paraná envolve feira de negócios, programação de palestras, rodada de negócios agendada, eventos paralelos como a Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, painéis e capacitações, fóruns.

Confira a programação de cursos

Tema: O Ritual da Hospitalidade como Diferencial Competitivo
Palestrante: Ramadan Bullus*
Data: 9/6
Horário: 14h às 15h
* Hoteleiro de formação com vasta experiência voltada à Gestão de A&B tais como: abertura de empresas, implantação de restaurantes, visão sistêmica do complexo hoteleiro e experiência em resorts de padrão internacional. Atualmente é gerente geral do Hotel Mabu, em Curitiba.

Tema: Natal de Curitiba: a Cidade como Cenário de Grandes Espetáculos
Palestrante: Adriane Vortolin* 
Data: 9/6
Horário: 15h às 16h
* Formada em Administração de Empresas e Turismo, ambos pela Universidade Positivo. Especialização em Gestão Estratégica de Empresas Turísticas, Marketing, Planejamento e Gestão do Turismo e Gestão Pública. Desde 2003, trabalha no IMT.

Tema: A Instância de Governança Regional e o Desafio do Desenvolvimento do Turismo Regional
Palestrante: Eros Consentino Tozetto* 
Data: 9/6
Horário: 16h30 às 18h
*Presidente da Adetur - Rotas do Pinhão na gestão 2021-2023. Idealizador do Parque Ecológico Campo Magro, projeto premiado pelo Selo Prodetur + Turismo (061/2018). Secretário de Turismo de Campo Magro na gestão 2017-2020. Empresário do Ramo do Turismo - sócio da Empresa Simples Marketing. Responsável pelo TI do ExpoTrade Pinhais na implantação de internet fibra óptica e telefonia - 2002-2006. Bacharel em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná. 

Tema: A Experiência do Cliente com Foco no Encantamento da Disney
Palestrante: Ana Flávia Ferreira* 
Data: 9/6
Horário: 18h30 às 20h
*Bacharel em Turismo pela PUC-PR (2005). Especialização em Administração de Pessoas pela UFPR (2007), pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV (2012). Mestre em Turismo/Hospitalidade pela UFPR (2017). Experiência na área de Eventos, Meio Ambiente, Hotelaria Hospitalar, Hospitalidade e Varejo. Há 18 anos no mercado, com vasta experiência como Customer Experience; Projetos; Jornada do Cliente; Fidelização; Hospitalidade.

Tema: A Importância e Relevância do Guia de Turismo - O Papel do Guia
Palestrantes: Ieda Souza* e Leandro Alberto Mura** 
Data: 10/6
Horário: 14h às 15h
*Guia de turismo há 15 anos, formada em Guia Local, Regional, Nacional e América do Sul. Com experiência em várias áreas do turismo, em Hotel, Agência de Viagem, e como autônoma e guia de turismo. Proprietária da agência de viagens Novo Tempo Serviços de Informação e Turismo Ltda. Recentemente ocupou o cargo de presidente da Liga dos Guias de Turismo do Paraná, cargo que ocupou até maio/2022, atualmente atua como vice-presidente.
**Guia de turismo há 10 anos, formado como guia Regional e Nacional e America do Sul. Com experiência em várias áreas do turismo, sendo em Transporte turístico, city-tours e outros seguimentos. Presidente da Liguia PR, Liga dos Guias de Turismo do Paraná.

Tema: Um Olhar Fotográfico sobre Curitiba através dos Blogs Digitais
Palestrante: Ana Paula Demetrio*
Data: 10/6
Horário: 15h às 16h30
* Graduada em Licenciatura Plena pela PUCPR. Especialização em Psicopedagogia; Criadora de conteúdo digital desde 2020 com o Instagram @Guriah_curitibana. O perfil conta com 21mil seguidores e tem o intuito de apresentar principalmente a cidade de Curitiba e Região Metropolitana. 

Tema: Mercado Receptivo de Viagens e Produtos Turísticos de Experiência
Palestrante: Raquel Pazini*
Data: 10/6
Horário: 16h30 às 18h
* Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Gestão Estratégica de Empresas Turísticas e Gestão da Aprendizagem pela Universidade Positivo e bacharel em Turismo pela Universidade Positivo. Experiência docente na área de Turismo, com ênfase em agenciamento. Professora de agenciamento do curso Gestão de Turismo EAD da Uninter. Instrutora certificada do Sabre, no Curso de Turismo do Centro Europeu. Supervisora do Curso de Turismo do Centro Europeu. Professora do Curso de Hotelaria do Centro Europeu. E sócia-gerente da agência de viagem Agatur.

Tema: Curitidoce - Rota Turística em Docerias
Palestrante: Ledinara Batista* 
Data: 10/6
Horário: 18h30 às 20h
*Jornalista apaixonada por doces. Em 2014 criou um passeio, no estilo walking tour, visitando confeitarias. Com o sucesso do tour, em 2016 fez curso de guia de turismo regional e em 2018 fez curso de especialização em confeitaria. Atualmente, o Curitidoce é um passeio turístico e gastronômico e é o maior Instagram de gastronomia no nicho de experiências de confeitaria, na cidade. 

Como se inscrever

Os cursos serão todos certificados e com inscrição gratuita. 
Os interessados em participar das atividades, podem acessar o site clicando aqui
Clique na aba de menu Turismo, onde os cursos estarão identificados com o nome ExpoPR 2022.  
Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail programaescoladeturismo@curitiba.pr.gov.br.

Quer compartilhar?