Ir para conteúdo

Curitiba avança para se tornar destino turístico inteligente e sustentável

Destino turístico inteligente e sustentável

  • Destino turístico inteligente e sustentável
  • Destino turístico inteligente e sustentável
  • Destino turístico inteligente e sustentável
  • Destino turístico inteligente e sustentável
  • Destino turístico inteligente e sustentável
  • Destino turístico inteligente e sustentável
  • Destino turístico inteligente e sustentável
  • Destino turístico inteligente e sustentável
  • Destino turístico inteligente e sustentável
  • Destino turístico inteligente e sustentável

Nesta quarta-feira (27/9), é celebrado o Dia Mundial do Turismo e a cidade de Curitiba brilha com suas conquistas e avanços significativos no setor. O Instituto Municipal de Turismo (IMT), em parceria com diversas entidades, tem desempenhado um papel fundamental na transformação da capital paranaense em um dos destinos turísticos mais buscados do Brasil.

A capital não poupa esforços na criação de ações abrangentes que abordam tecnologia, inovação, marketing, acessibilidade, criatividade e sustentabilidade. Ações como o Natal de Curitiba, Inverno Curitiba, Linha Turismo, WiFi Curitiba, Programa Escola de Turismo, Curta Curitiba e projetos como a Fazenda Urbana e a Escola de Sustentabilidade no Bosque Zaninelli são exemplos destes avanços.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, destaca o crescimento da cidade no setor de turismo: “Curitiba está no caminho certo para se tornar um modelo de Destino Turístico Inteligente, oferecendo experiências únicas, acessibilidade universal e desenvolvimento sustentável. Com uma visão clara para o futuro, a cidade continuará a investir em inovação, tecnologia e qualidade, consolidando sua posição como um destino turístico de destaque no Brasil e no mundo”, salientou a presidente do IMT.

Destaques de Curitiba na área de turismo

Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais: uma experiência encantadora para todos

Um dos destaques do calendário de Curitiba é o Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais. Com o tema Encontro de Emoções, o evento acontecerá de 22 de novembro a 23 de dezembro e a decoração pode ser apreciada até 7 de janeiro de 2024. Com espetáculos musicais, balés e shows de luzes, além de mais de 40 árvores de Natal espalhadas pela cidade, o Natal de Curitiba é um verdadeiro espetáculo que atraiu quase um milhão de espectadores no ano passado, gerando um impacto econômico significativo.

Destino Turístico Inteligente: rumo a um futuro brilhante

Curitiba tem investido consistentemente na transformação em um Destino Turístico Inteligente (DTI), com ênfase em governança, sustentabilidade, tecnologia e inovação. Isso inclui iniciativas como o WiFi Curitiba, que oferece conectividade gratuita em áreas públicas, e a Galeria Quatro Estações no Jardim Botânico, que combina arte e tecnologia para criar uma experiência única para os visitantes.

Recorde de turistas no feriado da Independência

Durante o feriadão da Independência, Curitiba mais uma vez mostrou seu poder de atrair visitantes. A Torre Panorâmica, um dos cartões-postais da cidade, registrou um aumento de 65,52% nas visitações em comparação com o mesmo período do ano anterior. A Serra Verde Express, famosa pelo passeio de trem pela Serra do Mar, teve um aumento de 75,71% nas reservas. A Linha Turismo viu um aumento de 84% nas vendas de bilhetes. Com uma taxa de ocupação hoteleira de 100%, os hotéis de Curitiba receberam hóspedes de todo o Brasil e do mundo.

Opções de lazer abundantes

Curitiba oferece uma ampla variedade de opções de lazer para seus habitantes e visitantes. Além dos principais cartões-postais, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, a cidade apresenta novidades como o Parque Rio Bonito do Tatuquara, com áreas de lazer e esportes para todos.

Os parques urbanos, como o Pinhal de Santana, também oferecem espaços verdes para relaxamento, colmeias do programa de polinização Jardins de Mel, quadras poliesportivas e muito mais.

Escola de Turismo: capacitando profissionais para uma experiência de qualidade

A Escola de Turismo de Curitiba desempenha um papel fundamental na capacitação de profissionais do setor. Ao longo de seus dois anos de funcionamento, a escola já capacitou mais de três mil profissionais em cerca de 170 cursos, abrangendo áreas como guias de turismo, agências de viagem, rede hoteleira e estabelecimentos gastronômicos.

Curitiba no Programa Turismo Futuro Brasil

Curitiba também é um dos destinos participantes do Programa Turismo Futuro Brasil, uma parceria entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que visa fortalecer o turismo no país. A cidade se destaca como um exemplo de desenvolvimento e sustentabilidade.

Ações previstas até 2030 pelo programa Curitiba DTI

2023 – Novas competências, conhecimento e inteligência fortalecem o ecossistema de turismo inteligente com base em ações estruturantes orientadas pelos eixos estratégicos. A jornada de reestruturação e transformação do destino passa a ser orientada por um processo de certificação internacional, orientado por um Plano Estratégico de Destino Turístico Inteligente, integrado, pactuado e coordenado pela governança.

2025 – O destino avança em sua jornada de transformação. Uma infraestrutura física e digital de vanguarda orientada às necessidades locais está em implementação. Com o uso inteligente da tecnologia disponível, o ecossistema de turismo inteligente interage e facilita as atividades turísticas, promovendo a acessibilidade e o desenvolvimento de um processo de cocriação de valor e melhoria contínua da experiência dos visitantes e moradores.

2027 - A governança monitora os indicadores DTI, alinhados ao Plano. Uma Plataforma de Inteligência do Destino Turístico já interopera com o ecossistema de turismo inteligente, gerando uma oferta turística inovadora alinhada aos eixos estratégicos.

2030 - O destino cumpre com os requisitos de internacional DTI e atinge transformação. O ecossistema de turismo inteligente é fortalecido por uma governança inteligente, que promove um amplo e aberto processo de cocriação de valor e interopera com sistemas de informação para a tomada de decisões informadas, impactando no bem-estar dos cidadãos e visitantes.

Quer compartilhar?