Curitiba ganha Posto de Informações Turísticas 24 Horas

posto24turismo

• posto24turismo

Os turistas que visitam Curitiba têm a partir desta quinta-feira (3) um posto de informações sobre a cidade funcionando dia e noite. O Posto 24 Horas foi apresentado pelo secretário municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, e o presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Adonai Arruda, parceiros no projeto.

A solenidade de inauguração foi marcada pela assinatura do convênio entre a Secretaria de Turismo e o Convention Bureau, para formalizar o trabalho conjunto no local. A solenidade teve a presença de representantes das secretarias de Estado da Segurança Pública e do Turismo e da Polícia Federal.

O serviço prestado no Posto 24 Horas contará com a participação desses órgãos, que darão assistência aos turistas que estão em Curitiba e passam por alguma situação de emergência, como a perda de documentos, um acidente de trânsito ou um assalto.

Luiz de Carvalho, afirmou que a união de esforços entre o município, os governos estadual e federal e a iniciativa privada é pioneira. "Estamos trabalhando de forma conjunta para garantir a segurança do turista que chega a Curitiba", disse ele.

O novo posto de informações turísticas fica na Rua 24 Horas, bem no centro da cidade, local considerado mais confortável para os turistas. "Estaremos próximo de muitos hotéis de Curitiba. Além disso, a Rua 24 Horas tem uma identificação maior com o propósito do projeto, que é de funcionamento ininterrupto", diz Carvalho.

Horário ampliado - A Rua 24 Horas já possui um posto turístico de informações, mas seu atendimento era feito até a meia-noite. Além de passar a funcionar durante toda a madrugada, o novo posto estará ligado diretamente aos sistemas das polícias Civil e Federal, o que tornará mais ágil o atendimento aos turistas, principalmente aqueles que passam por uma situação emergencial.

Para isso, a Secretaria Estadual da Segurança Pública criou o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que está implantado no 1.º Distrito Policial de Curitiba, na rua André de Barros, 671. Os estrangeiros serão atendidos também pela delegacia do Imigrante, da Polícia Federal.

Com a parceria, a Secretaria Municipal de Turismo ficará responsável pela estrutura do posto, produção e distribuição de materiais informativos da cidade e pela manutenção de estagiários que vão fazer o atendimento durante o dia. Serão estudantes de turismo, de preferência bilíngües.

Os profissionais para o trabalho noturno serão contratados pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau, entidade sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada e que se dedica a promover o turismo na capital.

Além do posto da Rua 24 Horas, a Prefeitura possui outros sete postos para atendimento aos turistas. Eles estão instalados na Rodoferroviária, Torre Panorâmica Brasil Telecom, Aeroporto Internacional Afonso Pena, Fundação Cultural de Curitiba, no bairro Santa Felicidade e na própria Secretaria de Turismo, que fica na Rua da Glória, 362.