Curitiba terá posto 24 horas para atender turistas

A Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), inaugura no dia 2 de março um posto de informações turísticas 24 horas. O serviço vai funcionar na Rodoferroviária e estará ligado diretamente aos sistemas das polícias Civil e Federal, o que tornará mais ágil o atendimento aos turistas, principalmente aqueles que passam por uma situação emergencial.

Segundo o secretário de Turismo, Luiz de Carvalho, o Posto 24 horas vai garantir que o turista brasileiro ou estrangeiro seja prontamente atendido em caso de acidente de trânsito, problemas de saúde, ou extravio de documentos, por exemplo. "Esse serviço tornará as ações mais ágeis, o que dará mais tranqüilidade às pessoas que visitam Curitiba", diz.

Com a parceria, a Secretaria de Turismo ficará responsável pela estrutura do posto, produção e distribuição de materiais informativos da cidade e pela manutenção de estagiários que vão fazer o atendimento durante o dia. Serão estudantes de turismo, de preferência bilíngües, para facilitar a comunicação com os turistas estrangeiros. Já o Curitiba Convention & Visitors Bureau - instituto sem fins lucrativos mantido pela iniciativa privada para promover o turismo na capital - vai contratar a empresa que fornecerá profissionais para o trabalho noturno.

Além de informações turísticas, os estagiários estarão preparados para ajudar os turistas em emergências. Neste caso, eles entrarão em contato com a polícia, para registro de queixa, e com consulados e embaixadas, quando houver extravio de documentos. Se houver necessidade, o Convention Bureau oferecerá estadia gratuita caso seja necessária a permanência do turista na cidade.

A prefeitura mantém um posto de informações turísticas na Rodoferroviária, mas que funciona com horário limitado. De segunda à sexta-feira, o funcionamento é das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h. Além do posto da Rodoferroviária, a Prefeitura possui outros sete postos para atendimento aos turistas. Eles estão instalados na Rua 24 Horas, Torre Panorâmica Brasil Telecom, Aeroporto Internacional Afonso Pena, Fundação Cultural de Curitiba, no bairro Santa Felicidade e na própria Secretaria de Turismo, que fica na Rua da Glória, 362.