Ir para conteúdo

Curitiba vista dos novos ônibus fica ainda mais bonita

onibus

  • onibus
  • onibus
  • onibus
  • onibus
  • onibus
  • onibus
  • onibus
  • onibus

Os novos ônibus de dois andares da Linha Turismo, que começaram a circular no sábado (15), foram aprovados por turistas estrangeiros, de outros estados do Brasil e também pelos curitibanos. O piso superior dos novos ônibus fica ao ar livre, proporcionando uma vista panorâmica do trajeto e dos pontos de visitação.

As inglesas Victoria Sandersen, 24 anos, estudante de medicina, e sua amiga Daniela Goshawk, 24 anos, que moram em Londres, fizeram o passeio no novo ônibus, e aprovaram o serviço. Victoria afirma que o ônibus é confortável e prático para o turista que tem pouco tempo para conhecer a cidade. "Ficarei em Curitiba apenas dois dias e estes ônibus de dois andares, como os de Londres, são excelentes". O grande público da Linha Turismo é composto por visitantes estrangeiros. "Creio que se fosse fazer o passeio de outra forma, não faria nem dez por cento das visitas", afirma a amiga de Vitória, Daniela Goshawk que, em apenas dois dias de visita à cidade, já arrisca uma opinião. "Estou adorando a Curitiba; é cidade muito cosmopolita, com uma arquitetura bem interessante, bons centros de compras, feiras, tudo muito organizado. Estou impressionada com a quantidade de áreas verdes também. Quanto ao ônibus, creio que nada fica devendo aos sightseeing tours londrinos. O serviço é excelente e já fiz fotos incríveis daqui".

Na terça-feira (18) à tarde, um grupo de estudantes curitibanos foi conhecer a novidade. "O serviço é muito bom não somente para o turista mas para todos nós curitibanos que somos exigentes em tudo. E se alguém perguntar o que achei eu respondo que aprovei", afirma André Paitax, 17 anos vestibulando da Universidade Federal do Paraná. "É de fazer inveja para qualquer outra cidade brasileira". O amigo de André, Guilherme Silva, 17 anos, que mora em Curitiba há dois anos, diz que a cidade, vista da parte superior do ônibus, parece ainda mais bonita. "Gosto também da sensação de fazer turismo na minha própria cidade".

O novo ônibus tem carroceria com quatro metros de altura; são 80 centímetros a mais do que as jardineiras. Por razões de segurança, todos os obstáculos ao longo do trajeto da linha - como fiação de energia e telefonia, árvores, semáforos e placas de trânsito - foram elevados para altura mínima de segurança de cinco metros. Como o piso do deque do ônibus está a 2,6 metros do chão, haverá segurança total para passageiros com até 2,4 metros de altura. A proteção é feita com um pára-brisa dianteiro e com barras de proteção lateral e traseira.

O piso inferior tem 11 poltronas, duas delas com largura maior que o padrão. Também há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia.

Os novos ônibus têm piso baixo, com uma plataforma que desliza na mesma altura da calçada, facilitando o embarque de pessoas com dificuldades motoras. Os veículos foram produzidos pela montadora Mercedes, com carroceria Busscar, têm câmbio automático e sistema de amortecimento especial para tornar a viagem o mais suave possível. O motor foi fabricado com tecnologia Euro 3, que reduz à metade a emissão de poluentes em relação aos modelos anteriores, sem injeção eletrônica. O sistema de som é digital, inclusive no deque superior, e transmite as informações sobre os pontos turísticos em três idiomas (inglês, espanhol e português).

 

Leia depoimentos de turistas sobre os novos ônibus:

Aisha Manderson, 28 anos, Canadá

Achei muito fácil andar pela cidade. O trânsito é bem organizado e a cidade é muito limpinha. Eu considero este tipo de ônibus uma das invenções mais bacanas para um turismo rápido e barato.

Cristina Aguilera, 27 anos, Espanha

Este ônibus de dois andares é uma solução para o turista que tem pouco tempo para visitar a cidade. A gente que está passeando por meio de um pacote turístico e tem apenas dois dias nesta cidade e, se não fosse por intermédio deste serviço ficaria muito difícil conhecer tantos pontos interessantes que a cidade oferece. Outras cidades brasileiras que visitamos não oferecem este tipo de serviço de transporte acessível ao turista. Talvez por causa disso quando, a gente quando sai dessas cidades, sempre leva uma sensação de ter deixado de visitar algum lugar incrível.

Silvana Alves, 34 anos, e Daniel Teixeira, 32 anos - Ibiporã, norte do Paraná

Embora nunca tenha saído do Brasil, já vi ônibus iguais a este nos filmes, especialmente quando aparecem imagens de Londres e de Nova York. É muito bacana. Gostei. Deste ônibus posso, rapidamente, ter uma boa visão dos principais pontos turísticos da cidade. (Silvana);

Deste ônibus consigo fazer fotos bem boas da cidade. Sinto que estou no Primeiro Mundo. (Daniel)

Paul Rappold, 70 anos, casado com Maria Rappold, 64 anos - Stuttgart, Alemanha.

Rio de Janeiro é a cidade mais bonita do mundo, mas não possui tão boa infra-estrutura para o turista quanto Curitiba. Lá a gente se bate muito para conhecer todas aquelas maravilhas. Muitas vezes acredito que o turista vai embora sem explorar nem dez por cento das belezas daquela cidade. Esta é minha quarta visita à Curitiba e agora, com esse ônibus ao estilo londrino, ficou ainda mais interessante e, como sempre, recebe bem o turista. (Paul)

Esta é a quarta vez que visitamos Curitiba. É uma cidade que está sempre inovando no atendimento ao turista. O ônibus de dois andares facilita a visão turística da cidade. Vista daqui de cima a cidade parece ainda mais bonita. (Maria)

Tais Padotzke, 27 anos, Rio de Janeiro

O Rio, embora não conheça tantas cidades quanto o casal de alemães, deve realmente ser a cidade mais bonita do mundo e lamento, assim como eles, que não tenha lá um serviço tão bom quanto aqui em Curitiba. E agora com este ônibus de dois andares a cidade arrasou. Está ainda melhor.

 

Locais de Embarque e Horários da Linha Turismo
Os ônibus saem de 30 em 30 minutos.

PRAÇA TIRADENTES

Primeiro horário: 09h00
Último horário:   17h30

 

RUA DAS FLORES
Primeiro horário: 09h06

Último horário:    17h36

RUA 24 HORAS
Primeiro horário: 09h11

Último horário :   17h41
 

 

MUSEU FERROVIÁRIO
Primeiro horário: 09h20

Último horário :   17h50

 

TEATRO PAIOL
Primeiro horário: 09h27
Último horário :   17h57

 

JARDIM BOTÂNICO
Primeiro horário: 09h36

Último horário :   18h06

 

ESTAÇÃO RODOFERROVIÁRIA/MERCADO MUNICIPAL
Primeiro horário: 09h43

Último horário :   18h13

TEATRO GUAÍRA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Primeiro horário: 09h49

Último horário :   18h19

 

PASSEIO PÚBLICO/MEMORIAL ÁRABE
Primeiro horário: 09h52
Último horário :   18h22

CENTRO CÍVICO
Primeiro horário: 09h55
Último horário:    18h22

 

MUSEU OSCAR NIEMEYER
Primeiro horário: 09h57
Último horário:    18h27

 

BOSQUE DO PAPA/MEMORIAL POLONÊS.
Primeiro horário: 10h00

Último horário:    18h30

 

BOSQUE ALEMÃO
Primeiro horário: 10h11
Último horário :   18h41

 

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE - UNILIVRE
Primeiro horário: 10h15
Último horário :   18h45

 

PARQUE SÃO LOURENÇO.
Primeiro horário: 10h25
Último horário :   18h55

 

ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI
Primeiro horário: 10h28
Último horário :   18h58

 

PARQUE TANGUÁ
Primeiro horário: 10h31
Último horário :   19h01

 

PARQUE TINGUI
Primeiro horário: 10h38
Último horário :   19h08

MEMORIAL UCRANIANO
Primeiro horário: 10h42
Último horário :   19h12

PORTAL ITALIANO
Primeiro horário: 10h47
Último horário :   19h17

 

SANTA FELICIDADE
Primeiro horário: 10h56
Último horário :   19h26

 

PARQUE BARIGUI
Primeiro horário: 11h04
Último horário :   19h34

TORRE PANORÂMICA/BRASIL TELECOM                                                          
Primeiro horário: 11h09

Último horário :   19h39
                                                                                                                               SETOR HISTÓRICO

Primeiro horário: 11h17
Último horário :   19h47


 

Quer compartilhar?