Curitiba Viva Bem promove a saúde e o bem-estar dos moradores da cidade

curitiba viva bem

• curitiba viva bem

A Prefeitura lançou em setembro o Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade. O lançamento teve atividades físicas e informativas gratuitas, no Parque Barigui, destinadas a apresentar ações municipais que buscam a melhoria da saúde física e mental dos moradores.

"A programação do Curitiba Viva Bem teve início perto da primavera, período de renovação, e está alinhada ao compromisso de minha gestão de oferecer programas, serviços e atividades que garantam mais saúde e bem-estar à população”, diz o prefeito Rafael Greca.

Em Curitiba, há dezenas de programas desenvolvidos por diferentes secretarias. A partir de agora, todos farão parte desse conceito de qualidade de vida, o Curitiba Viva Bem.

Como foi o lançamento em setembro

Em tendas montadas ao lado do Salão de Atos, servidores do município vão apresentar informações sobre os programas e ações da Prefeitura, No sábado, das 9h30 às 12h, e no domingo, das 14h às 17h30.

Mexa-se

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude vai fazer avaliação física e dar orientações de atividades para quem visitar a tenda nos dois dias. Quem quiser aproveitar e deixar o sedentarismo de lado, pode participar das aulas de ritmos, treinamento funcional e ginástica (programação abaixo). Haverá um palco no local.

Saúde em primeiro lugar

Ações já consolidadas na cidade, como o Curitiba sem Mosquito, de combate ao aedes aegypti e controle da dengue, serão levadas ao parque pela Secretaria Municipal da Saúde. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer o programa de controle do tabagismo e o Escute Seu Coração.

Alimentação de qualidade

A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional vai participar do Curitiba Viva Bem com o projeto Jardins de Mel, que está completando cinco anos de incentiva à polinização, e com uma unidade móvel. Nela, serão apresentados conceitos de educação alimentar e dicas para aprender a aproveitar integralmente os alimentos.

A equipe vai ensinar receitas feitas com talos e cascas, por exemplo. E os técnicos de Agricultura Urbana darão dicas de plantio e compostagem. Dois hábitos saudáveis para o corpo e para o meio ambiente.

Cidade sustentável

Com a presença da Família Folhas, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai levar ao Parque Barigui projetos que colaboram para fazer de Curitiba uma cidade sustentável: programa Ecocidadão, campanha de separação de resíduos, programa Amigo dos Rios, entre outros. E quem for ao evento também poderá levar para casa uma muda gratuita de árvore nativa.

Curitibinhas

A Secretaria da Educação vai mostrar projetos desenvolvidos para os curitibinhas e seus familiares na rede municipal de ensino. Será uma oportunidade de o público conhecer o Mama Nenê, o Mãos na Massa e a série de ações de alimentação escolar.

Caminhar na cidade

O Instituto Municipal de Turismo vai apresentar o roteiro Curta Curitiba a Pé, criado para explorar o Centro Histórico em caminhadas agradáveis. Também vai ser divulgado aos visitantes o guia Curta Curitiba Bem-Estar, para relaxar e aproveitar as áreas verdes da capital.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.