Ir para conteúdo

Cursos ensinam artesanato étnico e sustentável e uso da IA no setor criativo

Liceus de Oficios

  • Liceus de Oficios
  • Liceus de Oficios
  • Liceus de Oficios
  • Liceus de Oficios
  • Liceus de Oficios

Está em busca de oportunidades para aprimorar habilidades criativas? O Liceu de Ofícios Criativos oferece uma agenda repleta de cursos gratuitos para a próxima semana.

As duas oficinas presenciais da semana têm vagas limitadas e para participar é necessário se inscrever previamente.

Artesanato étnico: punch needle

A técnica do punch needle (ponto russo ou agulha mágica) será apresentada na terça-feira (23/5) pela artesã Patrícia Matsushita da (@kotori.arte) em uma oficina presencial na sede do Liceu de Ofícios Criativos, às 14h.

“A técnica é bastante antiga, há registros de que era comum no antigo Egito, onde eram usados ossos em vez de agulhas, mas foi na Rússia que este estilo de bordado se popularizou e difundiu para o resto do mundo”, explica Patrícia.

Ainda de acordo com a artesã, pode-se criar muitos tipos de pontos ao misturar materiais e criar diferentes texturas e ainda é possível fazer bordados que podem ser usados em acessórios, roupas, tapetes, peças de decoração.

A proposta da oficina é ensinar técnicas básicas e desenvolver um minipainel decorativo, aprender sobre as diferentes agulhas, fios e suas espessuras e os tecidos que são usados.

Lista de materiais para os alunos: bastidor de 15cm e tesoura. Para uso durante a oficina serão disponibilizados alguns materiais (agulha, tecido e lã).

Artesanato sustentável: discos de crochê

Na quarta-feira (24/5), às 14h, a socióloga e crocheteira Mazé Rossetti do (@filatoatelie) ensina a confeccionar discos de crochê para os cuidados com o rosto. Para participar é necessário ter conhecimento dos pontos básicos do crochê – correntinha, ponto baixíssimo e ponto alto.

“Crochetar acalma, diminui a depressão, a ansiedade, previne doenças degenerativas, reduz o estresse, melhora a autoestima, aumenta a criatividade e pode ajudar na renda. Fazer crochê exige coordenação motora, concentração e planejamento”, explica Mazé.

Material que o aluno precisa levar: linha Anne nas cores brancas ou natural (não têm corantes); agulha de crochê compatível e uma tesoura.

A oficina é presencial, com vagas limitadas.

Live: Como a Inteligência Artificial pode Impulsionar o Artesanato

Na quinta-feira (25/5), o especialista em Cyber Segurança, certificado pela Microsoft em fundamentos da Inteligência artificial, jornalista e consultor tecnológico Guto Zenedin (@gutozen), vai falar como a inteligência artificial pode impulsionar o artesanato.

“Vamos explorar como a IA pode ser usada para desbloquear sua criatividade, otimizar o processo de criação e até mesmo automatizar tarefas repetitivas. Junte-se a nós para descobrir como a inteligência artificial pode revolucionar o artesanato”, antecipa Guto.

A transmissão acontece às 15h no canal do Liceu de Ofícios Criativos pelo Youtube.

Serviço: Liceu de Ofícios Criativos

Endereço: Rua Mateus Leme, 22 - São Francisco
Estacionamento: convênio com Estacionamento da Ordem: Rua Treze de Maio, 635 - valor pelo período de 4 horas é de R$ 10

Quer compartilhar?