Empresários de hotelaria, transportes aéreos, agentes de viagem e representantes da imprensa, que integram o Clube do Feijão Amigo no Paraná e a Federação Nacional de Turismo (FENACTUR), reuniram-se na noite desta terça-feira (27), no Bourbon Curitiba Convention Hotel, para homenagear personalidades que contribuíram para avanços aos serviços prestados à hotelaria e ao turismo nacional. O presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, foi homenageado pela confraria, em reconhecimento ao seu trabalho à frente do órgão municipal de turismo criado nesta gestão para motivar novas políticas ao desenvolvimento ao turismo local.
"O turismo em Curitiba vive um momento de ascensão e cresce a cada ano em decorrência de trabalhos feitos com planejamento e contribuição de parceiros do setor privado. Temos como ponto fundamental nesta administração, a manutenção do diálogo aberto com os empresários, para que juntos possamos fortalecer o setor, que representa um dos mais importantes na geração de empregos e na promoção do desenvolvimento socioeconômico", disse Carvalho.
O fluxo de turistas em Curitiba aumentou 26,5% nos últimos três anos. Em 2007, a cidade teve 2.380.635 visitantes, 498.762 a mais que em 2004, quando Curitiba recebeu 1.881.873 turistas. Os dados do Instituto Municipal de Turismo mostram que o crescimento é resultado de investimentos feitos em infra-estrutura, recuperação de espaços culturais e de lazer e motivado pela implantação de novos atrativos na cidade que ajudam a colocar Curitiba em destaque no cenário nacional para o turismo.
No evento, foram também homenageados o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nestor Baptista, e o presidente do Clube Feijão Amigo, Michel Tuma Ness, que recebeu, na segunda-feira (26), o título de Cidadão Honorário de Curitiba, concedido pela Câmara Municipal, em proposição do ex-vereador Valdenir Dias. "Curitiba avançou muito nos últimos anos e hoje é um dos mais importantes destinos de turismo do Brasil", disse Ness.