Empresários do setor turístico buscam inovação para superar desafios

Empresários do setor turístico

• Empresários do setor turístico

Da parceria entre o Instituto Municipal de Turismo (IMT) com o Sebrae-PR, foi criado o maior programa de qualificação gerencial gratuito voltado para o setor de turismo já oferecido pelo município. Foram investidos quase R$ 1 milhão em consultorias dentro do Plano de Retomada Econômica de Curitiba.

O programa foi destinado aos empreendedores do setor afetados com a pandemia nas áreas de artesanato, hospedagem, alimentação, eventos, agenciamento receptivo, guia de turismo e transportadora turística. Foram 1.523 atendimentos, beneficiando cerca de mil empresas.

“Nesse momento desafiador para o turismo, essas consultorias foram além do propósito de auxiliar o setor na superação das dificuldades. O programa ampliou o olhar para novas possibilidades e tendências de inovação. Conseguimos auxiliar uma grande pluralidade de negócios nessa retomada”, comemora Tatiana Turra, presidente do IMT.

As consultorias iniciaram em novembro de 2020 e aconteceram em duas fases. Alguns projetos estão em processo de finalização e muitos já foram encerrados.

“Na primeira fase intensificamos as consultorias de gestão, abordamos temas de finanças, planejamento, marketing e da conduta segura na prevenção à covid-19. Já na segunda fase, as ações de inovação e tecnologia ganharam destaque”, explica Patrícia Albanez, coordenadora estadual de Turismo no Sebrae/PR.

Tecnologia e o turismo de experiência

Diego Cesar Vezaro, gerente geral da rede de Hotéis San Juan, iniciou a consultoria em meados de abril deste ano. Com 50 anos no mercado e sedes em Curitiba, São Paulo, Jaguariaíva e Foz do Iguaçu, através da consultoria a empresa vai ampliar a experiência dos clientes em Curitiba, com um aplicativo de realidade aumentada.

“A consultoria está sendo muito profissional e estamos ansiosos com a finalização desse trabalho para conferir o resultado. Acreditamos vai acrescentar em muito na experiência do nosso cliente, que vai poder, através da realidade aumentada, conhecer mais a fundo os nossos processos internos e um pouco mais da nossa história”, comenta Vezaro.

O aplicativo está sendo desenvolvido exclusivamente para gerar experiência, as vendas continuam sendo feitas pelo site do hotel. Através do aplicativo, ao apontar a câmera do celular para alguns códigos que terão dentro dos hotéis, abrirá no celular vídeos com histórias e informações sobre produtos e afins.

Coletivo de artesanato

Yara Regina Malheiros de Oliveira, em sociedade com Vera Eifler, é artesã do Craft and Creations, marca que faz parte do coletivo no Madeira nas Arcadas (@madeiranasarcadas), no São Francisco. Ela conta que os artesãos são pessoas focadas em atividades manuais de criação e necessitam de pontes para que suas ideias se transformem em empreendimentos bem-sucedidos.

Foi exatamente aí que a consultoria atuou, primeiramente na formatação da loja e na escolha do espaço. Em um segundo momento, auxiliou no processo de desenvolvimento do plano de marketing, na definição da missão, visão, valores na adoção de diferentes estratégias e opções para o aprimoramento dos negócios.

“Tivemos a mentoria de duas consultoras e de um advogado do Sebrae-PR, para questões jurídicas pontuais. Foram mais de 20 encontros, os primeiros ainda presenciais e depois virtuais, nos auxiliou muito a manter os alicerces e estratégias bem definidos”, define Yara.

Ainda segundo Yara, foi criado um grupo de discussões no WhatsApp, que seguiu ativo e muito atuante na troca de ideias, arquivos e sugestões. A consultoria foi encerrada, mas ela conta que segue fazendo outras formações indicadas ao setor criativo.

“O turismo é um dos maiores alavancadores das atividades do coletivo e agora volta a mostrar sinais de fortalecimento. Temos um plano de comunicação em ação, ações de parceria em andamento e novos projetos. Após a realização dos vários cursos e consultorias, nos sentimos mais preparados,”, conclui Yara.

O Madeira nas Arcadas é um coletivo de artesãos reunidos no Congresso Florestal Mundial (IUFRO2019). O sucesso do evento incentivou a criação do espaço na Galeria Arcadas de São Francisco, com o apoio do Instituto Municipal de Turismo em conjunto com o Sebrae-PR. O local funciona aos sábados e domingos das 9h30 às 13h30.