Empresários do turismo podem se inscrever para consultorias gratuitas

setor de turismo

• setor de turismo

O Conselho Municipal de Turismo (ComTur) anunciou a segunda etapa da parceria com o Instituto Municipal de Turismo (IMT) e o Sebrae/PR, com apoio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, em reunião on-line, nesta sexta-feira (12/2). A parceria lançada em 2020 vem auxiliando micro e pequenas empresas ligadas ao setor de turismo, alinhada com o programa de retomada econômica da cidade.

Desta vez, serão oferecidas mais de 4.444 horas de consultoria a pelo menos 100 empresas. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de abril neste link: https://www.sebraepr.com.br/curitiba/.

O Programa Municipal de Retomada da Economia – Pós Covid-19 oferece ao empresário soluções para alavancar as vendas, melhorar a gestão, se inserir no mercado on-line e até a repensar o modelo de negócio. É destinado a pequenos negócios que dependem da circulação de pessoas e que foram afetados com a pandemia, como as áreas de artesanato, hospedagem, alimentação, eventos, agenciamento receptivo, guia de turismo, transportadora turística.

Na primeira fase do programa foram realizados 1.109 atendimentos, com 2.222 horas de consultoria, para 3.534 empresas/artesãos.

De acordo com a coordenadora do programa no IMT, Tatiana Neves, o projeto tem como estratégia possibilitar ao empresário do turismo o acesso a uma gama de consultorias em gestão, tecnologia ou de conduta segura, com custos totalmente subsidiados.

“Estamos entrando em uma nova fase de retomada do setor e sabemos da importância destes investimentos para os empresários afetados pela pandemia causada pelo novo coronavírus”, complementa Tatiana.

A coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, salienta ainda que os empresários do segmento precisam estar preparados para continuar oferecendo e criando serviços e produtos adaptados para o momento, além de realizar as adequações necessárias nos atendimentos ao público.

Quem pode participar

Poderão participar do processo de seleção, empresas e empreendedores ligados ao turismo que se encaixam nas seguintes regras:

• Microempresas e empresas de pequeno porte formalizadas com CNPJ válido;
  • Microempreendedores individuais;
  • Artesãos cadastrados pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba;
  • Profissionais liberais informais da cadeia do turismo, guias de turismo e profissionais da área de eventos.

A avaliação e seleção das empresas e empreendedores inscritos está sendo feita por uma comissão técnica designada pelo Sebrae/PR.