Faculdades farão parceria com a Prefeitura em projetos de turismo

plantur

• plantur

Coordenadores e professores das faculdades de turismo de Curitiba se reuniram, nesta quinta-feira (25), com o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, para acertarem parcerias em projetos do setor, com ênfase no planejamento turístico.

A idéia é aproximar a administração municipal das faculdades de turismo, como forma de fomentar investimentos no setor, contribuir para a geração de renda e a abertura de vagas no mercado de trabalho. "Queremos provocar discussões em torno de projetos que possam incrementar o planejamento turístico de Curitiba", afirmou Luiz de Carvalho.

No encontro, foram apresentadas sugestões para o estabelecimento da metodologia que será aplicada na apresentação das propostas estratégicas de planejamento turístico em Curitiba. O presidente do Fórum de Coordenadores de Cursos Superiores de Turismo e Hotelaria do Paraná, José Manoel Gândara, sugeriu a unificação das informações sobre planejamento turístico para Curitiba existentes nas universidades.

Segundo Gândara, as informações podem ser reunidas para criação de uma biblioteca unificada no Instituto de Turismo, que servirá de espaço para o estudo de projetos de planejamento turístico na área urbana. "A unificação das informações mostrará projetos que hoje estão isolados das faculdades e permitirá que a cidade seja vista como um todo", afirmou.

A primeira fase do trabalho integrado entre o município e as faculdades de turismo consistirá na apresentação de um diagnóstico da situação atual do turismo em Curitiba. A partir daí, criarão metodologias para o desenvolvimento de ações concretas, que possam ser realizadas com apoio do município.