Feiras da Prefeitura têm presentes feitos a mão para todos os estilos de mães

Presente para mães

• Presente para mães
  • Feiras de artesanato oferecem presentes para todos os estilos de mãe

O presente do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (9/5), pode ser encontrado nas feiras de artesanato de Curitiba. Além da oportunidade de prestigiar a economia local, os produtos comercializados na Feira do Largo da Ordem (aos sábados e domingos) e nos pontos da Prefeitura espalhados pelos bairros oferecem uma grande variedade de opções para as mães de todos os estilos, com preços atrativos e qualidade.

São 19 feiras de artesanato administradas pelo Instituto Municipal de Turismo, com funcionamento de quarta a domingo. É só escolher o melhor dia e local (confira os pontos neste link).

“Nossas feiras estão preparadas para receber moradores e turistas com toda a segurança, seguindo os protocolos sanitários para o combate da pandemia”, destaca Tangrian Cunico Santos, coordenadora das Feiras de Artesanato da Prefeitura.

Tangrian lembra também que população poderá adquirir produtos pela internet no site da tradicional Feira do Largo da Ordem, que reúne 384 artesãos da capital.

“A Prefeitura buscou criar uma vitrine para que artesãos, designers e artistas plásticos pudessem comercializar on-line durante e depois da pandemia”, acrescenta ela.

Moderna e bem otimizada, a vitrine virtual da Feira do Largo é toda baseada em imagens dos produtos dos artesãos. Destaque para a área de busca por temas: alimentício; artes plásticas; arte em madeira; arte em plástico; arte em tecido; brinquedos; colecionador; decorativos; sabonetes, velas e difusores; utilitários e vestuário.

No momento da venda pelo site da Feira do Largo da Ordem, artesão e cliente negociam diretamente por WhatsApp.

Para todos os estilos

Para as mães que amam ambientes aconchegantes e perfumados existem diversas opções. Na banca de Fabiano Neras Gonçalves, na Feira do Largo da Ordem, são comercializados diversos kits, como de velas flutuantes perfumadas (de R$ 20 a R$ 35); de difusor de ambientes com varetas e sabonetes decorados (R$ 40), de mini-sabonetes com saboneteiras (entre R$ 10 e R$ 20) e de difusor de ambientes com varetas e sabonete líquido (R$ 80).

“Já são mais de quatro mil kits encomendados para este ano, que vão deixar o dia de muitas mães mais perfumados”, comemora Gonçalves, que também comercializa pelo Instagram (@lilyefabs).

Para os filhos que têm mães apaixonadas por moda algumas opções são os gorros de lã (R$ 42), golas de lã (R$ 35 a R$ 49) e xales com bolso (R$ 120) criados por Gracie Bernadete Bollmann. Os produtos são vendidos na feira do Juvevê, aos sábados, e no Largo da Ordem (sábado ou domingo), e a artesã também oferece artigos para as mães que valorizam a decoração da casa, como porta-guardanapos com seis unidades (R$ 45), cobre jarro (R$ 26) e protetores de bolo (de R$ 30 a R$ 35).

“São mais de 17 anos de experiência e dedicação ao artesanato”, lembra Gracie, que também expõe seus produtos no Instagram (@graciososbordados).

De mãe para filho

Na banca da Feira do Largo da Ordem nos fins de semana ou pelo Instagram (@joao_arteiro_cwb), o artesão João Henrique Nicoleli também oferece produtos que agradam às mães, como jogos de cozinha e outros artigos para a casa em bordado, crochê, pintura e tricô.

“Eu aprendi o ofício de artesão com minha mãe, Esmeralda, ao longo de 33 anos. A cada novo produto que um cliente me pede eu ainda escuto a voz de minha mãe me dizendo: você é capaz e você pode. Se eu consigo, você consegue, pois é mais novo e aprende melhor”, afirma o artesão.

Entre as opções de presentes criadas por Nicoleli estão peças em fuxico como bate-mão (R$ 27), puxa-sacos (R$ 23) e trilhos de mesa ( a partir de R$ 30), bem como itens em bordado como pano de copa (R$ 28) e toalha de fogão (R$ 28).

Além dessas dicas de presentes, existem centenas de outras opções oferecidas pelos mais de dois mil artesãos que participam das feirinhas de artesanato na cidade.

Protocolos de proteção contra a covid-19 nas feiras de artesanato

• Distanciamento de 2m
  • Uso obrigatório de máscaras
  • Disponibilização pelos artesãos de álcool 70% ou sanitizantes de efeito similar para uso próprio e de clientes;
  • Organização de filas para evitar aglomerações
  • Presença de apenas um artesão por barraca (exceção para barracas de alimentação, que devem obedecer distanciamento de 1,5m)
  • Recomendação para que seja evitada a possibilidade de manipulação dos produtos a serem comercializados pelo público em geral (ou que seja utilizado álcool em gel antes e após o manuseio)
  • Colocação de cartazes de orientação e utilidade pública referentes à prevenção da covid-19, disponibilizados pelo Instituto Municipal de Turismo