Greca: "O turismo tem que ser bom, bonito e barato, acessível a todos"

Expo Turismo Paraná

• Expo Turismo Paraná

O prefeito Rafael Greca participou da abertura a Expo Turismo Paraná nesta quinta-feira (9/6), no Expo Unimed, e ressaltou que o turismo é fomentador de emprego e renda. Citou os atrativos do Estado, destacou Curitiba como Destino Turístico Inteligente e observou que a inovação só é válida como processo social.

“O turismo tem que ser bom, bonito e barato, acessível a todos. Só vale ser visitada a cidade que é amada pelo seu povo. Viva o turismo, viva Curitiba, viva o Paraná”, disse o prefeito. A Expo Turismo Paraná vai até esta sexta (10/6) e é exclusiva para profissionais do trade turístico já inscritos.

Aos participantes, Greca apresentou novos modelos de cartões-postais de Curitiba, que ganharam QR-code. Ao acessar o código pela câmera do celular, o visitante é direcionado para as principais atrações turísticas da cidade, em imagens 3D.

Também assinou convênio entre a Escola de Turismo da Prefeitura e o Senac/PR para oferta de cursos de capacitação para o setor. Os cursos podem ser acessados no novo portal do Programa Escola de Turismo, lançado no evento.

“Nós vemos com entusiasmo a atividade do turismo, ela aumenta a possibilidade da indústria hoteleira, gastronomia e mobilidade. Ela inventa empregos e esse ato de apoiar através do Senac o turismo é um ato de invenção de empregos, por isso nós somos muito gratos”, concluiu Greca.

Estande de Curitiba

O Destino Curitiba está presente na exposição em um estande de 60 m2 do Instituto Municipal de Turismo (IMT). “Estamos apresentando Curitiba em todas as suas potencialidades e inovações, reforçando nossas ações como destino inteligente de viagens”, declarou Tatiana Turra, presidente do IMT.

Fab Lab Cidadania Cajuru, laboratório de fabricação digital e prototipagem da Prefeitura que atende gratuitamente a população, está sendo apresentado no estande da cidade. Um projeto inovador destinado ao público com deficiência visual apresenta pontos turísticos de Curitiba impressos em 3D em escala tátil.

Inaugurado em março de 2019, o Fab Lab é um espaço no qual estudantes, empresas e a comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias inovadoras. É o único do Brasil na Categoria Social, aberto ao público diariamente.

O conceito do espaço tem a chancela do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) e do Center for Bits and Atoms do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Ainda na área de inclusão, está sendo lançado um vídeo turístico da cidade com tradução em libras.

Em um telão multitouch, o visitante conhecerá diversos pontos turísticos da cidade, em fotos aéreas com experiência de 360º. As principais atrações estão contempladas nas imagens.

Um lounge dentro do estande vai receber os pitches (palestras rápidas) com duração de 5 a 10 minutos e que não precisam de agendamento, basta sentar-se em um dos pufes e aproveitar. Durante os dois dias serão apresentados temas como a Oficina de Música, o Congresso da Felicidade, Setor Histórico, Mercado Municipal, Fundação Cultural de Curitiba, Esporte e Lazer, hotelaria e muitos outros.

Família Folhas

Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo, Flora, Fefo (filhos de Fofis) e Folheco, o pet folha também visitaram o estande do Destino Curitiba. Além de estarem disponíveis para fotos, os personagens da Família Folhas reforçam as iniciativas de sustentabilidade da Prefeitura de Curitiba como Capital Ecológica.

O casal étnico é mais uma atração do estande. Vestidos com roupas típicas, eles apresentam informaçções sobre as etnias que formaram Curitiba. É possível fazer uma foto com a dupla.

Turismo de Curitiba em números

Curitiba recebe anualmente 7,2 milhões de visitantes, com quatro dias de permanência média. É o terceiro destino no Brasil para estrangeiros em viagens de negócios e eventos.

No primeiro quadrimestre deste ano, a Linha Turismo cresceu 20% em vendas de cartões em comparação com o mesmo período de 2019.

A feira

Após dois anos de pandemia, a feira retornou com o lema Conectando Pessoas, Gerando Negócios.

Organizada e promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), a Expo Turismo Paraná é um evento voltado para profissionais do turismo e durante os dois dias terá feira de exposições; mostra das regiões turísticas do Paraná; capacitações e palestras com programação técnica sobre gestão, empreendedorismo, tecnologia e destinos; eventos paralelos com fóruns e rodadas de negócio.

Presenças

Participaram da cerimônia o governador em exercício, Darci Piana; o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o ministro do Turismo em exercício, Marcos Pereira; o presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes; o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), Alexandre Sampaio; o presidente em exercício da Fecomércio-PR, Ari Faria Bittencourt; o diretor superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; o ex-presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo; o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Luiz da Costa Souza; os vereadores Marcelo Fachinello, Nori Seto e Alexandre Leprevost.