Guardas municipais capacitados para receber turistas

guarda

• guarda

Além de trabalhar pela segurança do patrimônio e da população, os integrantes da Guarda Municipal de Curitiba também são capacitados para bem receber os visitantes da cidade. Nesta semana, os 190 novos guardas, que estão em fase de formação, participam da Oficina de Sensibilização para o Atendimento e Informações Turísticas, oferecida pelo Instituto Municipal de Turismo.

O curso inclui um city tour nos ônibus da Linha Turismo, com acompanhamento de um guia. A programação conta ainda com uma palestra sobre o que é turismo, dados históricos e culturais sobre a cidade e dicas sobre os pontos turísticos. Eles receberão mapas e materiais com informações sobre cada atrativo que compõe o roteiro da Linha Turismo e também um Guia de Bolso com os principais endereços e telefones de interesse dos turistas.

"Capacitar esses profissionais é uma ação significativa para o desenvolvimento turístico da cidade. A Guarda Municipal é considerada uma referência não só em segurança, mas também em informações gerais sobre Curitiba. Nada melhor que ter gente preparada para bem receber o visitante", diz Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Oficina - Promovida pelo Instituto Municipal de Turismo, a Oficina de Sensibilização para o Atendimento e Informações Turísticas é uma ação para envolver profissionais da cadeia produtiva do turismo na melhoria do atendimento e informações aos visitantes

De 2005 a 2008, o Instituto Municipal de Turismo sensibilizou mais de seis mil profissionais. Desde o início de 2009, foram realizadas oficinas para 80 atendentes e recepcionistas das redes de hotéis Mercure e Accor, policiais militares da Patrulha Escolar; alunos dos cursos técnicos de Guia de Turismo dos colégios estaduais Julia Wanderley e Pinheiro do Paraná e também vendedores das lojas de artesanato Leve Curitiba.