Ir para conteúdo

Instituto Municipal de Turismo celebra 19 anos e reforça compromisso com a sustentabilidade

instituto de turismo

  • Instituto Municipal de Turismo
  • Instituto Municipal de Turismo
  • Instituto Municipal de Turismo
  • Instituto Municipal de Turismo
  • Instituto Municipal de Turismo
  • Instituto Municipal de Turismo
  • Instituto Municipal de Turismo
  • instituto de turismo
  • instituto de turismo
  • instituto de turismo
  • instituto de turismo

Nesta sexta-feira (10/5), o Instituto Municipal de Turismo (IMT) completa 19 anos de história, marcados por um compromisso firme com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Em uma iniciativa pioneira, a instituição adotou medidas concretas para reduzir sua pegada ecológica e promover práticas mais conscientes em suas operações diárias.

Compensando a emissão de carbono

Como parte das celebrações do seu 19º aniversário, o IMT realizou o plantio de 19 árvores de diversas espécies, no Parque Tanguá, uma ação simbólica que visa compensar a emissão de carbono gerada pelas atividades dos funcionários e eventos promovidos pela instituição. Este gesto não só contribui para a neutralização do impacto ambiental, mas também reforça o compromisso contínuo do IMT com a proteção e preservação do meio ambiente para as gerações futuras.

“Ser um Destino Turístico Inteligente vai muito além de simplesmente atrair visitantes. Envolve a adoção de ações concretas de sustentabilidade que respeitem e protejam os recursos naturais. Significa entender que somos parte de um ecossistema delicado, e que cada passo que damos em direção à preservação ambiental é um investimento no nosso próprio futuro”, declara Tatiana Turra, presidente o IMT.

Trocas conscientes

Uma das principais mudanças implementadas pelo IMT foi a substituição dos copos plásticos, usados pelos servidores, por garrafas sustentáveis, contribuindo para a redução do uso de plástico e a minimização do impacto ambiental. Além disso, os copos descartáveis foram banidos e convidados da instituição passam a usar copos biodegradáveis de papel, uma escolha que reflete o compromisso com a preservação do meio ambiente.

Avançando na gestão de resíduos, o IMT não se limitou apenas à separação dos lixos por categoria, mas também está capacitando seus servidores para integrar práticas sustentáveis em seus projetos e ações turísticas. Esta iniciativa visa não apenas reduzir o impacto ambiental das atividades do Instituto, mas também promover uma cultura de responsabilidade ambiental nos projetos implementados pelo IMT no setor de turismo em Curitiba.

Outra medida significativa adotada pelo IMT foi a redução do uso de papel, com a digitalização de documentos e a diminuição e substituição de materiais gráficos por recursos online acessados via QR Code. Essa transição para uma abordagem mais digital não só reduz o desperdício de recursos naturais, mas também reflete uma adaptação às demandas de um mundo cada vez mais conectado e tecnológico.

Reserva da Mata Atlântica 

Além das iniciativas internas, o IMT também assinou o documento de adesão pela preservação da Grande Reserva da Mata Atlântica, integrando a Rede de Portais de acesso à região. Esta colaboração entre instituições públicas, empresas privadas, organizações da sociedade civil e indivíduos visa promover o desenvolvimento turístico sustentável e a conservação da natureza em uma das áreas mais ricas em biodiversidade do Brasil.

Quer compartilhar?