Inverno Curitiba é destaque em reunião do Conselho Municipal de Turismo

Conselho Municipal de Turismo

• Conselho Municipal de Turismo

Nesta terça-feira (9/4), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu no Salão Barigui para o 32º encontro ordinário. O destaque foram os programas Destino Turístico Inteligente (DTI), Escola de Turismo e Pró-Metrópole, além das ações promocionais de Curitiba e outras atividades desenvolvidas pelo grupo.

Segundo Tatiana Turra, presidente do Comtur e do Instituto Municipal de Turismo (IMT), a programação do Inverno Curitiba, que incluiu feiras especiais, a Oficina de Música e outros eventos trouxeram excelentes resultados para o setor. De acordo com ela, a Linha Turismo bateu recordes de embarques comparado a 2019 e a ocupação do setor de hotelaria foi superior a 80%.

“São resultados gratificantes e que sinalizam um segundo semestre de grande movimentação na cidade com o crescimento do turismo de lazer e o aquecimento do mercado corporativo”, declarou Tatiana.

Com a preparação da programação do Natal de Curitiba e os voos diretos de Curitiba a Santiago, no Chile, a partir de novembro, a expectativa é que o turismo continue a crescer.

O restante das atividades do Comtur e outras informações relacionadas podem ser acessadas em formato digital no portal dos conselhos.

Escola de Turismo

O Programa Escola de Turismo promove a qualificação de novos talentos para trabalhar na área com inteligência e inovação. Leandro Meller e Grécia Correa, coordenadores do programa, destacaram que em agosto entra em vigor um contrato do Instituto Municipal de Turismo com o Senac, que prevê 1.100 horas de capacitação.

A expectativa é qualificar cerca de 1500 alunos, com cursos de Táxi Tour, Planejamento e Gestão, Libras Básico, Inglês Instrumental e workshop da Linha Turismo.

“Estas ações buscam fortalecer o destino e consolidar Curitiba e Região Metropolitana como um grande polo de qualificação no turismo, que são os grandes objetivos do Programa Escola de Turismo”, comentou Meller.

Os cursos e mais informações sobre a Escola de Turismo podem ser acessados aqui.

Ações promocionais ao destino Curitiba

No primeiro semestre de 2022, Curitiba buscou construir parcerias com operadores de viagem, agentes de viagem, promotores de eventos, guias de turismo, entre outros profissionais, por meio de rodadas de negócios, workshops e captação de novos eventos.

Janaína Reatti, gerente de Turismo do IMT, destacou a Expo Turismo Paraná, onde o estande de Curitiba teve grande visibilidade e ofereceu aos visitantes experiências diversas, além de um workshop da Linha Turismo a parceiros estratégicos.

Programa Pró-Metrópole

Um dos destaques da reunião, o Programa Pró-metrópole, pretende expandir a integração entre a Região Metropolitana de Curitiba e a capital. Elaine Rodrigues Leal, coordenadora do Instituto de Turismo no programa, anunciou o lançamento de uma campanha publicitária com fotos de 20 municípios da Região Metropolitana, para oferecer ao turista novas opções de atrativos.

O Encontro de Turismo Pró-Metrópole, que acontece em 2 de setembro, também pretende fortalecer o eixo turístico do Pró-Metrópole, ao promover cursos e qualificações de profissionais. As inscrições estão abertas pelo portal Aprendere.

Destino Turístico Inteligente (DTI)

O Destino Turístico Inteligente busca acelerar a transformação de Curitiba em destino turístico mais inovador, sustentável e acessível. Wellington Medeiros, coordenador do programa no IMT, trouxe ao conselho um resumo das atividades e incentivou a participação no evento Conexão Curitiba DTI, que acontece dia 16 de agosto.

O evento, que faz parte do Mapa Estratégico do Programa, quer aproximar o trade turístico, as empresas e startups que desenvolvem soluções para o turismo. Esta primeira edição destina-se aos empresários e gestores relacionados à hospedagem. Os interessados podem se inscrever pelo formulário.