Jardim Botânico lidera buscas na internet no verão em Curitiba

Jardim Botânico lidera buscas na internet sobre...

• Jardim Botânico

Neste início de verão, não deu outro. O Jardim Botânico lidera o ranking dos atrativos curitibanos mais buscados no site do Instituto Municipal de Turismo. As informações sobre o local foram as mais acessadas no portal turístico da capital entre os dias 22 de dezembro de 2019 e 7 de janeiro de 2020. Durante todo o ano passado, o espaço verde ficou em segundo lugar na busca no site, atrás apenas da Torre Panorâmica.

Anualmente, cerca 1,8 milhão de pessoas visitam o Jardim Botânico de Curitiba. Em média, 150 mil moradores e turistas vão ao local, mensalmente, para apreciar atrações como o Jardim das Sensações, que desperta no visitante, sem o uso da visão, os sentidos do olfato e do tato, através do contato direto com as mais de 60 espécies vegetais disponibilizadas no local.

Outro grande atrativo, é claro, é o principal cartão-postal da capital, a estufa em estilo art noveau, que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, e oferece uma bela visão do jardim em estilo francês com seus canteiros geométricos.

Renovação

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, lembra que, desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, o Jardim Botânico vem passando por melhorias, com destaque para a renovação, em 2019, da estufa com suas três abóbodas. “Trata-se de uma das maiores intervenções desde a inauguração do espaço verde, em 1991”, recorda.

A estufa, totalmente climatizada e que abriga espécies da Mata Atlântica, teve mais de mil peças de vidro trocadas e 16,3 mil metros de borrachas de vedação substituídas. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente fez ainda a recuperação das esquadrias e estruturas metálicas do piso e do mezanino, escadas e calhas. Além de limpeza interna e externa, pintura e implantação de novos corrimões.

Centro Cultural

Em 2020, o Jardim Botânico vai ganhar a Galeria das Quatro Estações, que irá ocupar a estrutura semicircular localizada atrás da estufa recém-renovada. O local vai abrigar um centro cultural, com escola de jardinagem, espaço de exposições ligadas a temas botânicos e um café.

Outro atrativo do espaço, é claro, são as espécies da flora que se espalham pelos 178 mil metros quadrados do local. As coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, são organizadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação, em especial da flora paranaense. Espécies como araucária, imbuia, cedro, aroeira, pimenteira, pitangueira, bromélias e orquídeas embelezam o Jardim Botânico em meio a lagos, gramados, fontes e pistas de caminhada.

Atrativos mais buscados de 22 de dezembro a 7 de janeiro no site do IMT
1º - Jardim Botânico