Liceu de Ofícios Criativos começa na sexta capacitação on-line de artesãos

Liceu de Ofícios

• Liceu de Ofícios

O Liceu de Ofícios Criativos da Prefeitura começa nesta semana a programação de capacitações on-line para artesãos de Curitiba. Palestras sobre estratégias de divulgação em sites de vendas e como empreender em tempos de crise abrem a agenda de lives no Facebook do Liceu de Ofícios Criativos. As capacitações presenciais estão suspensas durante a pandemia do novo coronavírus.

Na próxima sexta-feira (17/4), às 11h, o coordenador de Novos Negócios do Olist, Caio Pitta, faz a palestra EAD “Como cadastrar seus produtos na vitrine virtual Olist Shops?”. No fim de março, a Prefeitura e a startup curitibana fecharam uma parceria para cadastrar os produtos dos artesãos das feiras da capital na plataforma on-line Olist Shops. Pitta volta a fazer live, no dia 22 de abril, às 14h, para falar sobre “Estratégias para divulgar sua vitrine virtual Olist Shops”.

Na próxima segunda-feira (20/4), às 14h, a mentora de carreira e negócios Carla Borges divide com os participantes da capacitação on-line orientações sobre o tema “A crise chegou, e agora empreendedor?”. Mestre em Administração, a consultora fará uma palestra baseada em sua experiência em treinamento e desenvolvimento profissional.

A programação de capacitações on-line para os artesãos é promovida pelo Vale do Pinhão, através da Prefeitura e Instituto Municipal de Turismo. As lives têm como objetivo preparar artesãos, designers e artistas plásticos das feiras da capital que começam a usar a internet para comercializar seus produtos e ter renda durante a quarentena.

“Para muitos artesãos, inclusive, será o primeiro passo no comércio eletrônico”, salienta Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Ela lembra ainda que o município tem desenvolvido ações para apoiar os artesãos durante o fechamento das feiras devido à covid-19. “Além da parceria com a Olist para a criação de lojas virtuais para cada um dos artesãos, a Prefeitura acaba de lançar uma plataforma on-line da Feira do Largo da Ordem, que em dois dias já reúne 191 expositores”, lembra.

Tatiana convida outros pequenos empreendedores participarem das palestras à distância (EAD) do Liceu de Ofícios Criativos. “MEIs (microempreendedores individuais) de outros segmentos e os feirantes da capital também poderão se beneficiar das capacitações”, avalia Tatiana. MEIs e feirantes também podem criar um ecommerce no Olist Shops.