Ir para conteúdo

Maratona Criativa apresenta os 36 melhores produtos com identidade curitibana

Maratona Criativa

  • Maratona Criativa
  • Maratona Criativa
  • Maratona Criativa
  • Maratona Criativa
  • Maratona Criativa

 

 

Nesta quarta-feira (25/8) acontece o lançamento dos produtos selecionados criados na 1ª Maratona Criativa SouCuritiba, que movimentou o setor criativo na concepção de novos produtos com a identidade curitibana.

Com transmissão ao vivo pelo Youtube e aberto ao público, cada participante terá cinco minutos para apresentar o produto, que contará com a participação especial dos parceiros lojistas do SouCuritiba. 

Realizada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) em parceria com o Sebrae-PR, a maratona foi gratuita e pela primeira vez totalmente digital. Dos 33 participantes inscritos, 19 tiveram produtos selecionados. Foram 45 produtos submetidos, sendo 36 produtos aprovados.

Quanto aos temas propostos, 18 produtos selecionados com o tema Cultura Curitibana, 15 produtos com o tema Memorial Paranista e 3 produtos com tema Híbrido.

Os produtos selecionados recebem um selo do SouCuritiba, o que permite serem automaticamente aprovados para serem comercializados nas lojas #CuritibaSuaLinda e podem fornecer para várias outras lojas como a do Museu Oscar Niemeyer.

SouCuritiba

O Projeto SouCuritiba existe desde 2013 e foi criado para fomentar o desenvolvimento de suvenires inovadores, gerando oportunidades de negócios para os produtores locais. 

Para Izamara Carniatto, designer consultora do Sebrae-PR, o processo foi de muitos aprendizados não só para os participantes, mas também para a instituição. Durante o processo foi possível explorar visitas virtuais, mentorias online e até a produção de vídeos. Ela conta que várias pessoas não tham um contato tão próximo com essas tecnologias e os novos contextos foram além da criação do próprio produto.

“O SouCuritiba tem uma metodologia presencial consolidada e agora o momento nos levou a rever as etapas e criar um formato que se mostrou muito eficiente também. O que é ótimo e mostra o potencial do projeto”, complementa Izamara.

Uma nova experiência para o setor

O sabonete Amigo/Amiga da Onça, produzido por Tereza Vitorino e Débora Borba (@ateliebotanica), foi um dos produtos selecionados pela Maratona Criativa. Tereza conta que a inspiração veio das flores de cerejeira, que estavam em plena florada na Praça do Japão e uma brincadeira com as onças do João Turim no Memorial Paranista.

 “Foi uma experiência enriquecedora e uma oportunidade de expressar nosso amor por Curitiba. As palestras estavam cheias de informações, visitas guiadas e ainda mentoria especializada, que nos ajudou na criação das ideias dos sabonetes”, comenta Tereza. 

Para Heloise Mileine Mara (@capivaracuritipanos), os panos de prato, que são utensílios indispensáveis, ganham um toque especial com frases divertidas, na sua maioria em tons bairristas e dão um ar alegre para quem recebe de presente ou para o ambiente em que estiver exposto. Ela comenta que a maratona a fez reviver um projeto que estava em stand-by, os panos encerados, que diminuem impactos ambientais, fazendo o papel do plástico filme e de tampas plásticas.

“A Maratona foi uma oportunidade muito rica, preciosa eu diria, pois expandiu meu olhar para várias direções e lapidou ainda mais a forma com que eu personalizo meu produto, fazendo com que ele seja uma verdadeira homenagem à nossa cidade. Foi muito especial e agregador”, relata Heloise.

Patrícia Duarte Costa Jankosz e Cecília Scharam Duarte Costa são sócias na Bendecor Design (@Ben_decor) e tiveram dois produtos selecionados: Coleção de Jogos Americanos Curitiba e as 4 estações e Kit Petiscos Pinhões Turin.   

“Para nós foi um misto de desafio, estímulo a criatividade, aprendizado e empreendedorismo em tempo recorde. Isso tudo junto com o sentimento de orgulho em criar produtos representar a nossa amada Curitiba”, finaliza Patrícia.

O evento on-line acontece das 15h às 17h30, para acompanhar clique aqui. 

Confira a lista completa dos produtos selecionados.

 

Quer compartilhar?