Ir para conteúdo

Natal de Curitiba movimenta a economia e encanta moradores e turistas

Natal de Curitiba

  • Natal de Curitiba
  • Natal de Curitiba
  • Natal de Curitiba
  • Natal de Curitiba
  • Natal de Curitiba

A edição de 2022 do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, segundo dados preliminares do Instituto Municipal de Turismo, teve um crescimento de 10% no movimento de turistas e de público em relação a 2019. Foram 820.600 participantes, entre moradores e visitantes. Deste total, 116.600 eram turistas.

Na última edição antes da pandemia, em 2019, a programação de Natal de Curitiba reuniu 746.000 pessoas, segundo o Instituto Municipal de Turismo. Do público que acompanhou os eventos, 106.000 eram turistas que tiveram uma taxa de permanência na cidade de quase quatro dias. 

Com a volta das atrações integralmente presenciais e com a maior programação gratuita do Brasil, o Natal movimentou a economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e comércio.

O espírito do Natal envolveu toda a cidade, com decorações e espetáculos descentralizados. Entre as mais de 130 atrações, espetáculos de ópera, ballet, corais, oratório, concertos e feiras de Natal. Nesta edição, Curitiba montou cerca de 40 árvores espalhadas pelos bairros e que podem ser apreciadas até este domingo (8/1). 

Os números refletem o sucesso

A Vila de Natal Electrolux, reuniu a roda-gigante luminosa, Casa do Papai Noel, decoração especial, espaço gourmet com atividades interativas, além da tradicional feirinha especial. Pela roda gigante, passaram 11.854 pessoas.

Os cavalinhos coloridos e “xícaras malucas” voltaram em dose dupla em 2022. Os nostálgicos carrosséis venezianos no Passeio Público, com patrocínio da rede de supermercados Condor, e no Parque Tanguá, patrocinado pelo Marista, receberam 53.500 visitantes. 

O Caminho de Luz Ligga, no Parque Barigui e Parque Náutico receberam cerca de 160.820 pessoas. 

O público dos espetáculos está sendo contabilizado pela Fundação Cultural de Curitiba e deve ser divulgado em breve.

Edições anteriores

Na última edição antes da pandemia, em 2019, a programação de Natal de Curitiba reuniu cerca de 746 mil pessoas segundo levantamento do Instituto Municipal de Turismo. Do público que acompanhou os eventos, 106 mil eram turistas que tiveram uma taxa de permanência na cidade de quase quatro dias. 

Na pré-pandemia, o Natal de Curitiba movimentou R$ 71 milhões na economia local devido à programação de fim de ano. Já em 2021, o Natal de Curitiba, que manteve uma programação híbrida, registrou quase dois mil empregos diretos entre artistas e bastidores do evento.

Parcerias

“O Natal de Curitiba foi um sucesso”, comemora Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo. “A capital já é um dos principais destinos de Natal do Brasil, graças a maioria programação de fim de ano de todo o país”, acrescenta.

Numa parceria entre o município e a iniciativa privada, ao longo de mais de 30 dias, Curitiba foi palco de autos, balés, óperas, corais, exposições, ruas enfeitadas com luzes, concertos, feiras temáticas, trem iluminado e o tradicional show no Palácio Avenida, que retornou este ano.

Últimos dias para contemplar a decoração

Quem não conseguiu ver toda a decoração antes de o Papai Noel chegar pode ficar tranquilo, já que a beleza das luzes natalinas pela cidade fica até domingo (8/1), como os carrosséis do Parque Tanguá e do Passeio Público, com passeios gratuitos para a criançada.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Club Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br

Quer compartilhar?