Nova diretoria do Conselho de Turismo toma posse e reforça trabalho em conjunto

comtur

• comtur

Tomou posse na tarde desta sexta-feira (10/12) a nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo de Curitiba (Gestão 2021 - 2023). A cerimônia aconteceu no Salão Nobre, sede da Prefeitura. Clique aqui para acessar o Decreto 1932 e conheça os novos conselheiros.

“Que o próximo período seja mais leve e que a gente possa celebrar muitas conquistas no nosso turismo. Que a gente possa trazer muitos benefícios para a nossa atividade”, declarou Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT) e Chefe do Poder Executivo no Conselho.

Os conselheiros empossados aprovaram o novo regulamento interno do Conselho, a agenda de encontros para 2022 e discutiram as ações da entidade. Tatiana salientou que o novo regulamento vai trazer mais modernização e promover maior aproximação entre os conselheiros. A próxima reunião está prevista para o dia 8 de fevereiro de 2022.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel também participou da posse e destacou que o Turismo está entre as prioridades do governo. Nós sabemos que o setor foi bastante afetado pela pandemia, mas temos trabalhado muito para fortalecer o turismo e todos os setores que o envolvem.

“O ano de 2021 foi um ano difícil, mas também um grande ano, ele marcou o começo do fim da pandemia, foi quando a vacina chegou, foi quando as nossas crianças voltaram para a sala de aula e quando começamos a nos reencontrar”, destacou Pimentel.

Ainda na cerimônia, ela apresentou as ações e projetos realizados durante o ano de 2021 pelo IMT e destacou o Plano de Retomada do Turismo, que realizou 1.523 atendimentos a 985 empresas do setor, se tornando o maior programa de qualificação gerencial já ofertado na cidade.

O Instituto Municipal de Turismo executou, em especial, projetos que trouxessem alternativas para estimular a geração de renda de artesãos e que preparassem o destino de forma segura para a recepção de turistas. Os últimos dois anos foram desafiadores para o setor, que precisou se reinventar e se adaptar às novas medidas de segurança sanitária.Confira abaixo algumas das realizações.

Destaques do ano

Torre Panorâmica
Depois de um ano e sete meses fechada, a Torre Panorâmica reabriu na primeira quinzena de novembro de 2021, com agendamento prévio e limitação de visitantes.

Liceu de Ofícios Criativos
O Liceu de Ofícios Criativos suspendeu os cursos presenciais e migrou as formações para a plataforma do Youtube. Foram realizadas mais de 200 videoaulas.

Em 2021 foi lançado nas plataformas digitais o Papo de Artesão. Que reúne quinzenalmente artesãos que promovem a troca de ideias e experiências.

Mentorias
Programa Municipal de Retomada da Economia ofereceu aos pequenos empresários soluções para alavancar as vendas. Foram oferecidas consultorias gratuitas atendendo cerca de 100 empresas.

Curitiba Criativa
Lançamento do Portal Curitiba Criativa com o cadastramento e atualização dos dados dos artesãos e produtores criativos ativos nas Feiras de Arte e Artesanato.

Lojas #CuritibaSuaLinda
No ano de 2021 foram realizadas quatro curadorias para seleção de produtos, contando com aproximadamente 50 novos produtos aprovados e a contratação de sete novos vendedores.

Feiras de Arte e Artesanato
As Feiras de Arte e Artesanato passaram por constantes adequações para o funcionamento com segurança diante da pandemia. Um novo modelo de barraca foi apresentado pelo Ippuc com entrega de um protótipo, como parte do projeto de reestruturação.

Retomada
A parceria entre o IMT e o Sebrae/PR, lançada em 2020, auxilia micro e pequenas empresas ligadas ao setor de turismo, atendendo ao programa de retomada econômica da cidade.

Foi lançada a Escola de Turismo, a primeira do Brasil, com uma proposta inovadora e colaborativa com capacitações destinadas a um grande público: trade, empresas, empresários, terceiro setor, servidores públicos, intercambistas e cidadãos interessados em inovação no setor turístico.

Natal de Curitiba – Luz do Pinhais
A quinta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais é a maior programação gratuita de Natal do Brasil. Durante 53 dias, moradores e turistas puderam celebrar o Natal da Gratidão, tema escolhido para essa edição.

Turismo Inteligente
Em abril Curitiba foi anunciada pelo Ministério do Turismo como uma das dez cidades piloto para o projeto DTI - BRASIL. Um programa que busca transformar cidades turísticas em destinos que possibilitem experiências inovadoras.

Em parceria com o Sbrae/PR está sendo desenvolvido o Ecossistema Destino Turístico Inteligente de Curitiba, com previsão de entrega até 2023. O conteúdo está disponível na landing page.

Reconhecimento
Curitiba foi premiada no Desafio Turistech Brasil. Com o projeto Destino Turístico Inteligente a cidade ficou em segundo lugar na categoria Destino, Academia e Empresas. O Liceu de Ofícios Criativos, o Programa Escola de Turismo de Curitiba e o Plano de Retomada da economia das empresas do setor de turismo de Curitiba pós-covid-19 receberam Menção Honrosa, na mesma categoria.

Presenças

Também participaram da posse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o superintendente do IMT, Paulo Nauiack; o vereador Márcio Barros (PSD); a coordenadora estadual de Turismo no Sebrae-PR, Patrícia Albanez; além dos demais conselheiros empossados.