Ir para conteúdo

Novas oficinas dedicadas ao Natal promovem renda extra aos artesãos

Novas oficinas

  • Novas oficinas
  • Novas oficinas
  • Novas oficinas
  • Novas oficinas
  • Novas oficinas
  • Novas oficinas

Já em clima de fim de ano, o Liceu de Ofícios Criativos oferece três novas oficinas gratuitas dedicadas ao Natal. É uma oportunidade para aprender novas técnicas e impulsionar a renda do setor criativo que busca uma renda extra. A iniciativa não apenas celebra a tradição natalina, mas também destaca o papel que o artesanato desempenha na promoção da economia local e na criação de experiências significativas durante as festividades.

Na próxima semana todos os cursos são presenciais e como as vagas são limitadas é necessário fazer a inscrição com antecedência. Caso as vagas estejam esgotadas, entre para a “lista de espera” clicando aqui

Árvore natalina

Na segunda-feira (20/11), as criativas Adriana Metzger e Mônica Mota do (@papodeartesao) farão uma aula de Natal especial para você descobrir como transformar o jeans em um enfeite encantador. 

As artesãs vão trazer algumas formas de usar esse tecido, para deixar a decoração ainda mais charmosa criando uma Árvore de Natal customizada, usando múltiplos materiais.

“A gente faz uma sugestão de materiais, mas leve o que tem em casa, vamos reutilizar e dar novos significados ao que já temos”, salienta Adriana.

Lista de materiais: papelão medindo 25x25; jeans (uma perna de calça jeans); pedrarias, miçangas, cristais, lantejoulas e peças para bijuterias para decorar a árvore; aviamentos ou outros materiais para decorar; pedaço de galho ou canela para o caule; estrelinha ou guizo para o topo da árvore (opcional); musgo (opcional); tesoura para tecido; pistola de cola quente com refil. 

As artesãs fornecerão a base de madeira e outros materiais.

Luminárias em casas de Papai Noel 

Na terça-feira (21/11), a artista visual e professora Gleyce Cruz (@mana.mana.acessorios) ensina como transformar a massa de modelar air dry clay em casinhas de Papai Noel. A adição de velas ou luzes de LED às casinhas cria uma sensação de aconchego que encanta a todos e ajuda a criar memórias especiais.

A air dry clay (Das) é um novo conceito de massa de modelar, sua maciez e textura são diferentes de massa biscuit, gesso ou cerâmica plástica. Seu grande diferencial é que seca ao ar livre, não precisa ir ao forno.

Lista de materiais: 250g de massa de modelar air dry clay (marca DAS), na cor branca; velinhas de LED para iluminar a casinha.

Quadrinho natalino em MDF

Na quarta-feira (22/11), a artesã e professora de artesanato Angélica Lacerda (@mariangelicalacerda) convida para explorar a versatilidade do MDF em uma aula de pintura.

Durante a oficina serão ensinadas três técnicas de pintura (esponjada, pátina lixada e luz e sombra seca) que serão aplicadas em plaquinhas de MDF, transformando-as em encantadores quadrinhos de Natal que podem ser pendurados na porta ou parede.

“Durante a oficina você terá a opção de escolher entre dois personagens: o Ginger, biscoitinho de gengibre, ou um Anjinho. As possibilidades são infinitas, dependendo das tonalidades de tinta utilizadas, resultando em criações surpreendentes”, explica Angélica.

Lista de materiais: pincel chato, de cabo amarelo nº 10 ou 12; pincéis macios nº 10 ou 12; paninho para limpeza de pincéis; esponja macia; enfeites pequenos de Natal; fita crepe; lápis; rendinhas, fitas e secador de cabelos. 

Guirlanda de retalhos

Na quinta-feira (23/11), a artesã Rose Durigan (@paninhocwb) ensina como fazer uma guirlanda, peça de decoração artesanal usando retalhos. 

“O artesanato sustentável é uma prática criativa que ajuda a reduzir o desperdício e o impacto ambiental e pode resultar em criações de belas peças decorativas e funcionais”, salienta Rose.  

Lista de materiais: 2 pedaços de papelão 40cm x 40cm (a ideia é reutilizar caixas de papelão); 2 tiras com 2 m x 12 cm de tecido de qualquer cor (você usará para revestir a guirlanda); retalhos de tecido estampado natalino (80 pedaços de 8 cm x 7 cm); 3 peças de fita de cetim 7mm com 10m cada – nas cores verde, vermelho, dourado (se preferir, leve o que tiver, a ideia é reaproveitar materiais); miçangas, cristais, lantejoula, peças de bijuteria para decorar - cores natalinas (opcional); tesoura para tecido; Pistola de cola quente com refil de cola.

Serviço

Liceu de Ofícios Criativos - Rua Mateus Leme, 22 - São Francisco, Curitiba – Paraná. Convênio com o Estacionamento da Ordem (Rua Treze de Maio, 635), para o período de 4 horas por R$ 10

Quer compartilhar?