O Posto de Informações Turísticas da Rodoferroviária ganhou um novo espaço, na ala interestadual, de frente para avenida Afonso Camargo. O Posto atende em média três mil visitantes por mês, que buscam informações sobre locais de visitação, meios de transporte, pontos turísticos, hotéis, restaurantes, entre outras.
"O novo espaço garante atendimento para quem está em trânsito na Rodoferroviária e para as pessoas que circulam na região", afirma o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho. O Instituto gerencia outros sete postos que estão localizados em pontos de grande movimentação de turistas. Além do posto na ala interestadual, a Rodoferroviária conta ainda com atendimento no setor de vendas de passagens de trem para o litoral.
Em todos os postos de atendimento, o turista pode obter os informativos sobre mapas turísticos, roteiros gastronômico e cultural de Curitiba e da Região Metropolitana.
Estrangeiros - Em locais com maior movimentação turística, como na rodoferroviária, Rua 24 Horas, no teatro Ópera de Arame e nos parques Barigui, Jardim Botânico e Tanguá, os visitantes contam ainda com o atendimento da Guarda Municipal e dos agentes de turismo que podem, nestes locais, oferecer o atendimento ao turista estrangeiro em inglês ou espanhol.
A guarda municipal Inez Aparecida Basso diz que pela Rodoferroviária passam em média 130 visitantes estrangeiros por mês. "Há cinco anos trabalho nesta central. Nunca passou um dia sem que eu atendesse pelo menos um estrangeiro", garante ela. Em 2005, conta, atendeu na central 1.112 turistas estrangeiros.
Em Curitiba são oito Postos de Informações Turísticas, localizados na Rua 24 Horas, na Rodoferroviária, na Associação de Comércio e de Indústrias de Santa Felicidade, no Aeroporto, no posto de venda de passagens da Serra Verde Express (rodoferroviária), no Instituto Municipal de Turismo, na Torre Panorâmica da Brasil Telecom, no Kyocera Arena e na Sala de Pedra do Palacete Wolf na Fundação Cultural de Curitiba.